Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Carlos, diretor do Facebook, diz que serviço vai custar dinheiro #boato

Carlos, diretor do Facebook, diz que serviço vai custar dinheiro #boato

Boato – Carlos, o diretor do Facebook, avisa aos usuários que o serviço vai custar dinheiro. Para não ser cobrado, só é preciso repassar mensagem.

Ano velho acabando e boatos velhos voltando a circular. Enquanto muita gente se prepara para a virada do ano, outros preferem compartilhar um aviso manjado: o aviso que o Facebook vai cobrar pelo serviço. A mensagem é assinada por “Carlos (por sinal, não é a única do dia assinada pelo tal Carlos), o diretor do Facebook” e diz o seguinte:

“Olá a todos, parece que todos os avisos eram reais, o uso do Facebook vai custar dinheiro. Se você enviar esta sequência para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e será gratuito para você. Se você não acreditar em mim amanhã às 18:00 que Facebook será fechado e para abri-lo você terá que pagar, isso é tudo por lei”, aponta o início da mensagem.

O texto segue com os motivos do serviço ser pago: “Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, que nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo a sua ajuda para resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos encaminhem essa mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar os nossos usuários ativos do Facebook”.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Em seguida, a mensagem explica como a mudança no serviço vai continuar: “Seu SmartPhone será atualizado dentro das próximas 24 horas, terá um novo design e uma nova cor para o bate-papo. Caros usuários do Facebook, vamos fazer uma atualização para o Facebook das 23:00 da noite até 05:00 da manhã neste dia. Se você não enviar isso para todos os seus contatos, a atualização será cancelada e você não terá a possibilidade de conversar com suas mensagens do Facebook”.

Por fim, um texto meio sem sentido dá informações contraditórias em relação ao que foi informado: “Vai para pagar taxa a menos que você é um usuário freqüente. Se tiver pelo menos 10 contactos.  Envie este sms e o logotipo ficará vermelho para indicar que você é um usuário. Confirmado … Nós terminamos de graça Amanhã eles começam a coletar as mensagens para o Facebook em 0,37 centavos Encaminhar esta mensagem para mais de 9 pessoas de seus contatos e será livre de vida para você assistir e ele vai virar verde a bola De acima faça isso e você verá. Facebok agora está livre, envie 10 pessoas para reativar seu serviço novamente sem custo”.

Carlos, diretor do Facebook, diz que serviço vai custar dinheiro?

Achou a mensagem confusa? Nós também. Mesmo assim, um monte de gente resolveu compartilhar o aviso no Facebook e até WhatsApp. Agora fica a questão: será mesmo que Carlos, o diretor do Facebook, alertou que o serviço vai custar dinheiro para quem não compartilhar? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Três fatores derrubam a história de Facebook pago já de cara. A primeira está na mensagem. Ela é um amontoado de informações que já circularam e foram desmentidas de outra forma na internet. O início do texto já foi desmentido pelo Boatos.org na versão “diretor Alex Brettan” e rede social WhatsApp. A parte final também já foi desmentida, na versão WhatsApp. Fizemos até um vídeo. Olha aí:

O segundo ponto que denuncia a farsa está no fato de que não há uma notícia que fale que o Facebook vai se tornar pago. Se a história fosse real, já teria virado pauta em tudo que é site de tecnologia. O terceiro ponto está no nome do diretor. Não existe nenhum Carlos (como também não existia Alex Brettan) na diretoria da rede social.

Resumindo: a história que aponta que o diretor Carlos do Facebook está avisando que o serviço se tornará pago a não ser que você compartilhe a mensagem com “x” pessoas é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.