Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Caixa libera PIS/Pasep salarial para quem trabalhou de 2005 a 2018 em site #boato

Caixa libera PIS/Pasep salarial para quem trabalhou de 2005 a 2018 em site #boato

Boato – A Caixa Econômica Federal resolveu liberar o PIS/PASEP para as pessoas que trabalharam entre 2005 e 2018. Para saber se você está na lista é só entrar em site e compartilhar link.

E lá vamos nós falar de mais uma isca para golpes na internet. Nos últimos dias (aliás, nos últimos tempos), a Caixa Econômica Federal tem sido tema para diversas falcatruas. Recentemente, falamos do anúncio falso de devolução do Imposto de Renda. Hoje vamos falar de algo mais próximo da realidade: PIS/Pasep.

De acordo com uma mensagem no WhatsApp, a Caixa está liberando o PIS/Pasep salarial para quem trabalhou entre 2005 e 2018. Mais do que isso: para descobrir como ganhar, é só entrar em um site (vimos versões com o Premiumbr.top e com o Pis.caixa-gov.com) e compartilhar um link com os amigos. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: Caixa Econômica libera o PIS salarial pra quem trabalhou entre *2005 à 2018* no valor de *R$ 1.223,20*, Confira na lista se você tem direito Versão 2: Fundo do *PIS/PASEP* é liberado para todas as idades Em média é de *R$1370,00* disponível. Consulte se você tem direito aqui [site] Compartilhe com os amigos. Clique no link ou digite o endereço do site no seu navegador

Caixa liberou PIS/Pasep salarial para quem trabalhou entre 2005 a 2018 em site?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Falou em grana, já sabe! O pessoal saiu compartilhando a torto e a direito só para saber se estava na lista. Porém, uma coisa é fato: se você for entrar em uma lista vai ser de usuários infectados com vírus. Sim, porque a história é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Uma mensagem chamativa, um link para um site (muito) mal feito, uma pesquisa e um pedido de compartilhamento. Todo mundo já sabe (infelizmente, só que não) que isso não passa do modus operandi de um golpe de phishing (roubo de dados). Mesmo se você seguir todo o passo a passo, você não vai ter lista nenhuma. O vídeo abaixo explica:

Uma checagem no serviço Vírus Total e não deu outra: O site “Pis.caixa-gov.com” é considerado como com Malware pelo serviço Fortinet, como malicioso pelo serviço Sophos AV e como de phishing pelo serviço Kaspersky.

Já o site Premiumbr.top também considerado de phishing pelo serviço Kaspersky. Além disso, tem a mesma classificação pelos serviços Clean MX e BitDefender e é considerado como malicioso pelo Netcraft e Opera. Ou seja: o clique não é nada recomendado.

Aí você me pergunta: mas não teve liberação de PIS pela Caixa “outro dia”? Sim. Quem trabalha e se encaixa em certas regras, podem sacar anualmente o Abono Salarial (popularmente chamado de PIS). Na última semana, o governo também afirmou que iria liberar o PIS/Pasep relativo aos anos de 1971 e 1988 que não foram sacados para quem tem mais de 57 anos. Como pode se ver, nem uma das duas situações tem a ver com o texto do boato.

Resumindo: apesar de existir, de fato, um saque do PIS/Pasep disponível, a mensagem que circula online nada mais é do que uma tentativa de golpe que circula na internet. Se você vir a tal mensagem, não entre no site anunciado e nem compartilhe o link.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.