Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > British Airways está dando 5.000 passagens áereas gratuitas em aniversário #boato

British Airways está dando 5.000 passagens áereas gratuitas em aniversário #boato

Boato – A British Airways está dando um grande presente em comemoração ao seu aniversário: 5.000 passagens gratuitas para quem entrar em site e compartilhar link.

Latam, TAM, Gol, Azul, American Airlines, Emirates… Não são poucas as empresas aéreas que são utilizadas naquele velho golpe do roubo de dados na internet. Hoje, uma empresa se junta a elas: a British Airways.

De acordo com uma mensagem que circula no WhatsApp, a British Airways está completando aniversário e está dando 5.000 passagens gratuitas para o público. Para você ganhar, só seria preciso entrar em um site chamado http://www.briṭishairways.com/. Leia a mensagem que circula online (ela está circulando em inglês) e a tradução dela.

British Airways is giving free 5000 tickets to celebrate its birthday. Get your free ticket at : [site]. British airways está dando 5000 passagens aéreas para celebrar o seu aniversário. Ganhe o seu bilhete grátis em [site]

British Airways está dando 5.000 passagens gratuitas por causa de aniversário?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Parece que as pessoas não aprendem. A tal história se espalhou muito na internet e muita gente resolveu verificar se a informação é verdadeira no Boatos.org. Se você é mais uma dessas pessoas, estamos aqui para informa-los que a promoção é falsa. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto está na mensagem em si. Ela é idêntica a tantas outras mensagens que mostram o mesmo caminho: uma mensagem que viraliza tem um link para um site, o site pede que você responda a três perguntas e que você compartilhe a mensagem com os amigos. Por fim, nada acontece.

A única coisa que pode acontecer é você pegar um vírus no seu celular e ter os seus dados roubados. De acordo com o serviço Vírus Total, o Fortinet classificou o site como “de Phishing” e o Scumware apontou que a página tem malware.

Mais um detalhe importante sobre o site: aparentemente, a mensagem tem o endereço do site oficial da companhia aérea. Porém, uma olhada com mais atenção e percebemos que o “t” tem um acento embaixo e se transforma em “ṭ”. A mudança chegou até virar discussão técnica em um fórum (na realidade, o endereço com o “ṭ”) uma vez que o domínio é redirecionado.

Só para garantir que a história é completamente falsa, fomos verificar se British Airways estava com alguma promoção de 5.000 passagens grátis por causa de aniversário. Nem havia qualquer promoção nem a companhia está de aniversário por esses dias (a empresa foi fundada em 31 de março).

Resumo da ópera: se você vir um link falando que a British Airways está dando passagens aéreas grátis por causa do seu aniversário, faça duas coisas: 1) Não acredite na promoção. 2) Não entre no site e não compartilhe a mensagem. A promoção é falsa e não passa de mais uma tentativa de golpe que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.