Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > 7 boatos que surgiram em áudios no WhatsApp e enganaram muita gente

7 boatos que surgiram em áudios no WhatsApp e enganaram muita gente

Depois de se tornar um dos aplicativos de mensagens mais populares, o WhatsApp tem sido usado para espalhar boatos. Conheça alguns casos. 

Não é difícil encontrar um usuário do WhatsApp por ai, seja no trabalho, na faculdade, em casa ou nas ruas, eles estão lá, de cabeça baixa, ligados na tela do celular. O aplicativo é usado para muitos fins, de grupo de família a amigos de infância, o fato é que ele já faz parte do nosso dia-a-dia.

Conheça histórias que surgiram em áudios no WhatsApp
Conheça histórias que surgiram em áudios no WhatsApp

Mas, o aplicativo não tem sido usado apenas como um passatempo. A boataria não se restringe à internet e redes sociais. Depois de utilizarmos o WhatsApp, percebemos que os áudios se tornaram mais uma ferramenta das “mentes brilhantes” da internet e, muitos, são figurinhas carimbadas aqui no Boatos.org.

De atentados a feijão contaminado, volta e meia, áudios com alertas de produtos, guerras e ações do governo são compartilhados no WhatsApp. A novidade (que nem é tão nova assim) é que essas histórias já se tornaram clássicas no aplicativo.

Conheça 7 histórias falsas que surgiram em áudios no WhatsApp

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

1 – Veneno disfarçado de perfume mata e bandidos roubam a casa

É um novo método de roubo. Mas, que graças às meninas colombianas, muitas mulheres já foram avisadas. A história começa assim: os criminosos vão até sua casa e propõe a venda de um perfume, o Lovely Sarah Jessica Parker. Fazem uma demonstração da fragrância, mas, não se trata de perfume e sim de um veneno, que causa asfixia. Os bandidos aproveitam para roubar tudo. Acontece que, a história do perfume disfarçado não passou de mais uma balela. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

2 – Homem que veio de Minas Gerais mata crianças na porta de casa

Um mineiro é o personagem principal dessa história que viralizou no WhatsApp nos último dias. De acordo com o áudio, um homem que veio de Minas Gerais mata crianças na porta de casa. Ele faz oferenda com bebê e até crianças de 17 anos. Apesar de ser compartilhada incessantemente, a história também era falsa. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

3 – Shopping RioMar, em Recife, vai cair em 25 de dezembro

O Natal está chegando e, ao que tudo indica, uma tragédia se aproxima junto com ele. Nas últimas semanas, um áudio compartilhado no aplicativo, afirmava que o shopping RioMar, em Recife, estaria prestes a cair e matar milhares de pessoas. A data? Antes do dia 25 de dezembro. Embora as rachaduras no shopping sejam reais, a história passa bem longe disso. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

4 – Atentado terrorista vai acontecer em Belo Horizonte nas Olimpíadas

Em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, eis que surge um áudio de uma mulher com sotaque mineiro deixando um aviso: há uma ameaça de um atentado terrorista em Belo Horizonte e é mais seguro que as pessoas fiquem em casa durante as Olimpíadas. Acontece que o áudio só serviu para espalhar medo na população, por que na verdade a história tinha furos clássicos e típicos de boatos. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.

5 – Feijão contaminado com bicho mata 10 pessoas

Em 2015, a história do feijão contaminado voltou com tudo. O áudio apontava que dez pessoas haviam morrido contaminadas com o “bichinho do feijão”. Mas, não era só isso. O áudio também indicava uma solução para o problema: deixe o feijão de molho no vinagre durante 20 minutos. Os compartilhamentos foram bem intencionados. É uma pena que não podemos dizer o mesmo de quem disseminou a história, já que o episódio não passou de mais uma falcatrua da internet. Clique aqui e saiba mais sobre o boato. 

6 – Dilma vai tirar o dinheiro das contas

Em novembro de 2015, um áudio começou a circular com força no WhataApp. Nele, uma mulher alertava: saca todo o dinheiro da sua conta porque a Dilma ia dar um golpe de estado e sacar o dinheiro das contas na quarta-feira (18). Como é possível imaginar, muita gente ficou “desesperada” e tentou avisar os amigos. Mas, a história também era falsa. Clique aqui e saiba mais sobre o boato. 

7 – Guerra civil no Brasil

Outra história falsa que surgiu em áudios no aplicativo faz um alerta de que o Brasil está próximo de uma guerra civil fraterna entre militares de direita e de esquerda. De acordo com o áudio, a inteligência do Exército apontava que militares da direita e da reserva iriam tomar o poder. Novamente a história se espalhou mesmo sem qualquer prova ou indicio de que era verdadeira. No fim, a não passou de mais uma teoria da conspiração. Clique aqui e saiba mais sobre o boato.