Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Facebook doará 5 centavos para cada compartilhamento de fotos #boato

Facebook doará 5 centavos para cada compartilhamento de fotos #boato

Boato – Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, estaria dando dinheiro a famílias com caso de doenças graves. O valor seria calculado de acordo com o número de compartilhamentos na rede social.

Junto com as mensagens que falam da política de privacidade do Facebook, os casos de “compartilhamentos remunerados” são o tipo de hoax mais clássico que circula na rede social.

As histórias variam na forma em que o Facebook doará dinheiro, mas o pedido é sempre o mesmo: compartilhar a mensagem (ou a foto) para que o Facebook ajude as crianças a se curarem das doenças gravíssimas que as assolam.

Em setembro de 2013, o Boatos.org conseguiu identificar quatro casos de falcatruas do “compartilhe que o Facebook vai nos dar dinheiro”. Vamos aos casos:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

1 – A foto, que não vamos publicar por questões editoriais, mostra um menino inchado, com os olhos roxos e o crânio amassado. A mensagem diz:

Este menino está lutando por sua vida. Sua família não pode pagar o hospital, para que o Facebook vai doar 5 centavos por cada vez que você dá a compartir.Por por favor me ajude essa criança dando Compartilhar. 

O texto, com diversos erros de português, mostra que a mensagem é um hoax. Já a foto é usada genericamente na web em sites de língua inglesa sobre leucemia.

2 – Uma foto mostra uma criança com seis pernas. A mensagem diz:

A cada 1 comepartilhamento, essa criança recebe 1 centavo

Ao buscar a foto, soubemos que é de um caso de um bebê que nasceu no Paquistão. Confira nesta matéria do Daily Mail. 

3 – O terceiro caso também mostra uma imagem forte. É de uma criança com o rosto manchado por uma doença de pele. O texto fala que o nome da criança é Yasmin.

O Facebook dará 0,5 para cada compartilhamento para o tratamento de Yasmin. Compartilhe.

A criança da foto, na realidade, é americana. É um menino chamado Tripp Roth, que infelizmente morreu da doença de pele.

Como pode ser visto, a maioria das histórias que aparecem em relação ao compartilhamento são de crianças que nem no Brasil ficam. E vamos ser bem lógicos, se o Facebook realmente desse dinheiro para compartilhamento, isso seria amplamente divulgado na mídia. Imagine que campanha de marketing seria. Além disso, a doação abriria margem para fraudes.

Sabendo disso, as pessoas que criaram o quarto caso que encontramos neste mês fizeram uma trolagem. Pegaram a imagem do personagem Walter White da série Breaking Bad e colocaram a seguinte mensagem:

Este é um pai que está tendo a sua vida destruída pelo câncer. O Facebook dará 1 dólar para a sua família toda vez que essa imagem for compartilhada. Faça a sua parte.

Não se sabe se por trolagem ou inocência, a imagem foi compartilhada 15 mil vezes em dois dias. Seria nada menos do que 15 mil dólares de prejuízo para Mark Zuckerberg.