Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Link da mensagem Aperte no Esquilo no WhatsApp é um vírus espião #boato

Link da mensagem Aperte no Esquilo no WhatsApp é um vírus espião #boato

Boato – Tome cuidado com link da mensagem Aperte no Esquilo. Ele é um vírus do WhatsApp que bloqueia o aparelho e rouba seus dados. Alerta foi dado pela Kaspersky e pelo Tech Tudo.

No último dia, uma febre surgiu no WhatsApp (principalmente entre os da “zoeira”). Trata-se de uma mensagem curta com os dizeres aperte-no-esquilo, um emoji do animal e a promessa (que é cumprida) de que ele vai fazer o seu WhatsApp travar. Nos números do Boatos.org, recebemos a mensagem diversas vezes. Porém, o papel “do esquilo” mudou nas últimas horas.

De acordo com mensagens que circulam online, o link da mensagem Aperte no Esquilo nada mais é do que um poderoso vírus que rouba dados. Uma das mensagens usou como fonte a empresa de segurança Kaspersky e o site de tecnologia Tech Tudo. Outra usa o “Mykael” como fonte. Leia as duas versões:

Versão 1: A-TENÇÃO: aviso, importante -se vocês Receber uma Mensagem. assim no Grupo dizendo. aperta-no-esquilo…Vocês Não aperta Por Quê é vírus. e trava Android Pode trazer Prejuízo Para vocês. Vamos deixar a curiosidade de lado, tomar, cuidado Pessoas com isso.? CRIADOR: do texto Mykael, Compartilhe Para Que o Povo pare de Mandar, isso nós Grupos do *Whatsapp.* ATENÇÃO!!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Atenção a todos que compartilharam esse link do ESQUILO esse link do é um vírus espião para Android que apresenta funções inéditas e alto grau de complexidade. Considerado um dos malwares mais poderosos já vistos pela empresa de segurança Kaspersky,é capaz de conectar o usuário a uma rede Wi-Fi administrada por hackers, gravar o som ambiente e diálogos, e até mesmo acessar mensagens do WhatsApp. O programa malicioso pode ainda capturar fotos e vídeos da câmera frontal, e simplesmente bloquear seus aparelho em 7 Dias. Compartilhe a todos os grupos e contatos Techtudo.com.br

Link da mensagem Aperte no Esquilo é um vírus espião no WhatsApp?

O tal alerta circulou muito na internet e deixou muita gente com medo da mensagem do esquilo. Mas será mesmo que a mensagem que circula online faz sentido? A resposta é não. Mesmo sem nutrirmos muita simpatia pela mensagem, temos que fala que ela não tem nada a ver com o vírus no WhatsApp. Para você entender que raio é esse de esquilo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na própria mensagem. Ela segue quatro das cinco regras dos boatos online: vaga, alarmista, pede compartilhamento e tem erros de português. Para completar o pacote, só falta não citar fontes. E é justamente nas fontes citadas que chegamos ao segundo furo da história. Nem a Kaspersky tampouco o Tech Tudo afirmam que o Aperte no Esquilo é um vírus. A matéria do site de tecnologia da Globo fala justamente o contrário disso.

Nas nossas buscas, encontramos o ótimo canal do Youtube de Di Alves que explica com detalhes que o Aperte no Esquilo não é um vídeo e sim uma mensagem muito pesada. Assiste o vídeo aí para saber mais detalhes.

Com base no caminho feito pelo youtuber, resolvemos conferir o quão grande é a imagem. No exemplo que pegamos do Facebook, o código (que não está no esquilo e sim no espaço anterior ao “aperte”) tem mais de 32 mil caracteres. Como o código é formado pelos caracteres %E2%80%8E (nove dígitos) contamos ele sendo repetido por quase 4 mil vezes. Imagine o seu WhatsApp abrindo isso?

Resumindo: a mensagem que aponta que o link Aperte no Esquilo é um vírus no WhatsApp é falsa. Não é recomendável que você repasse a mensagem (até porque ela é muito chata), mas não é um novo vírus que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.