Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Anatep mandou Ascenty diminuir intensidade de giga-hertz e internet no Brasil #boato

Anatep mandou Ascenty diminuir intensidade de giga-hertz e internet no Brasil #boato

Boato – O data center Ascenty recebeu uma notificação da Anatep para diminuir a intensidade do giga-hertz no Brasil. Isso é um plano do Google, Facebook e governo para acabar com o sinal da internet no país e censurar a direita que critica os políticos nas eleições.

Divulgada há alguns dias, uma iniciativa do Facebook para combater as notícias falsas dentro da rede social tem chamado atenção. Daqui a algum tempo (não sabemos quanto e também nós, do Boatos.org, não estamos envolvidos nesta ação), sites de checagem de fatos vão verificar fake news dentro do Facebook. A ação (assim como outras contra notícias falsas) tem gerado protestos (muitas vezes por parte de quem divulga essas notícias) e, claro, suscitado “outros anúncios”.

O último que circula online dá conta de que as ações para “censurar a direita” têm aumentado: agora vão tratar de fazer a internet das pessoas cair. De acordo com um texto que circula no WhatsApp e Facebook, a Anatep (Agência Nacional de Tecnologia e Pesquisa) mandou a Ascenty (maior data center do Brasil) diminuir a “intensidade do giga-hertz” das operadoras Vivo, Oi, Claro, Net e outras.

A mensagem aponta que a ordem surgiu do governo, do Google e do Facebook para que o “comunismo” censure a liberdade de expressão contra os políticos do Brasil. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

NOTÍCIA URGENTE PRA VCS: O data center Ascenty provedora de serviços de computação fibra óptica em nuvem e sistemas de telecomunicações, e que alimenta 80 % do sinal digital e de fibra óptica do Brasil. Recebeu uma notificação da Anatep Agência Nacional de Tecnologia e Pesquisa, para diminuir a intensidade de giga hertz no país, fazendo assim cair toda a cobertura de sinal de rede por operadoras e provedores de sinal, VIVO, OI, CLARO, NET enfim td !!!

Isso faz parte do bloqueio em massa que se dará a partir de amanhã de forma gradual e contundente para impedir a liberdade de expressão do povo contra políticos nas eleições que não teremos…. Quem determinou foi o governo Federal em uma reunião interna com o presidente da Anatep, mais O PRESIDENTE do Facebook e do Google no Brasil, a notícia recebemos de fonte segura, e não foi veiculada na imprensa !!! REPASSEM QUE VAI COMEÇAR A LEI DA MORDAÇA ATÉ MESMO A AQUELES que não falam de política serão cerceados !!!COMUNISMO MOSTRANDO A SUA VERDADEIRA FACE

Anatep mandou Ascenty diminuir intensidade de giga-hertz e internet no Brasil?

A mensagem circulou muito na internet (mesmo com 90% das pessoas sem entender bulhufas do que ela significaria) e deixou muita gente “xatiada” com o Google, Facebook, governo, Ascenty, Anatep e comunistas. Mas será mesmo que essa informação faz algum sentido? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados. Ela segue as caraterísticas básicas de um boato online: vaga, alarmista, com erros de português, não cita fontes confiáveis e (em alguns casos) pede compartilhamento. No vídeo abaixo, explicamos que, normalmente, informações assim são falsas.

Junte a isso o fato de a notícia não ter sido divulgada em nenhuma fonte confiável (encontramos ela apenas em páginas favoráveis à intervenção militar e em mensagens no WhatsApp) e estar cheia de dados errados.

O primeiro dado errado aponta para a empresa citada na história, a Ascenty. Apesar de ser uma grande empresa no ramo de infraestrutura de data centers, não há nenhum dado que endosse a informação de que ela é responsável por “80% do sinal digital e fibra óptica no Brasil”. Também não há registros de que ela seja responsável pela conexão de internet das operadoras de telefonia (que, normalmente, usam servidores próprios). Pelo que vimos, o serviço de hospedagem da Ascenty é mais voltado a empresas e não a usuários.

O segundo ponto que entrega a farsa está na tal Anatep. Não existe nenhum órgão ligado ao governo federal e que faça a gestão de velocidade da internet com esse nome. O máximo que encontramos na internet a respeito dessa “Agência Nacional de Tecnologia e Pesquisa” foi um endereço no Espirito Santo (sem nenhum detalhe a mais). É impossível que essa Anatep tenha criado qualquer notificação que mereça ser levada a sério.

O terceiro ponto está na explicação tecnológica sobre “giga-hertz” e cobertura de sinal. Primeiro: tentamos entender, sem sucesso, o que é “intensidade de giga-hertz”. A frase está tão mal construída que é difícil até checar. Intensidade é de sinal, de força etc, nunca de “mega”, “giga” ou seja lá o que for. Segundo: também não conseguimos (pelo mesmo motivo de construção de frase) entender qual o impacto do “corte do giga-hertz” na intensidade de rede.

Por fim, a mensagem já está circulando há alguns dias e, mesmo falando que “iria acontecer amanhã”, não há qualquer impacto em diferença de sinal da internet no Brasil. Até agora, o que está bom continua bom e o que está ruim continua ruim.

Resumindo: toda essa história que aponta que o governo, o Google e o Facebook mandaram a Anatep mandar a Ascenty cortar giga-hertz para quebrar a internet de quem quer protestar contra o governo não só é falsa como também não tem a mínima lógica e está cheia de informações erradas. Nada mais são do que palavras jogadas ao vento para criar uma fake news.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.