Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Air France oferece duas passagens grátis em comemoração ao 85º aniversário #boato

Air France oferece duas passagens grátis em comemoração ao 85º aniversário #boato

Boato – A Companhia aérea Air France está dando duas passagens aéreas grátis por causa do aniversário de 85 anos. Para ganhar os bilhetes, só é preciso entrar em site especial e compartilhar link com amigos.

Quando os golpistas da internet “usam” um tema específico como isca, eles passam alguns dias explorando diversas mensagens similares. O texto de hoje do Boatos.org retrata justamente isto. Há poucos dias, desmentimos uma mensagem que falava que a Lufthansa estaria dando passagens aéreas grátis por causa do aniversário. Hoje vamos falar de um assunto parecido, mas a empresa é a Air France.

Enquanto o texto da Lufthansa circulou no WhatsApp aqui do Brasil em inglês, o texto da Air France circulou por aqui em francês (os golpistas não têm sequer se dado ao trabalho de traduzir as mensagens). “Air France offre 2 billets gratuits pour célébrer son 85e anniversaire. Obtenez vos billets gratuits à: http://www.airfrạnce.com/”, diz um texto. Outra mensagem diz o seguinte: “Air France : nous célébrons le 85e anniversaire et nous donnons 2 billets gratuits a touts”.

No “nosso radar”, vimos pessoas procurando por “Celebrando nosso 85 aniversário Air France doa 2 bilhetes”, “Air france dá 2 passagens para comemorar 85° aniversário”, “Air France dá passagem grátis em comemoração aos 85 anos”, “Air France oferece 2 bilhetes em vomemoraçào ao seu 85º aniversário” e outras variáveis.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Em comum, havia uma coisa: todas as mensagens levavam para um site (apesar do link visível ser Airfrance.com, a página é, na realidade, Airfrạnce.com/. Deu para notar a diferença do “a” para o “ạ”?), responder algumas perguntas e compartilhar o link com amigos. Depois disso, seria “só” comemorar.

Air France oferece duas passagens grátis em comemoração ao 85º aniversário?

Como dito antes, muita gente ficou esperançosa de voar na Air France de graça. Infelizmente, temos uma coisa para lhe falar: Est faux. C’est le coup. Em bom português: a história é falsa. Se trata de um golpe. Vamos aos fatos.

Ao analisar o texto, descobrimos duas coisas: a primeira é que se trata do mesmo golpe que já alertamos diversas vezes por aqui. Uma mensagem chamativa aparece na internet, você clica nela, segue passos, compartilha com amigos e nada acontece. Em alguns casos, você ainda pega um vírus e tem dados roubados. Dá uma olhada no vídeo abaixo:

Pesquisamos sobre o site Air France com “ạ” e descobrimos que os serviços BitDefender, CLEAN MX, Fortinet e Comodo Site Inspector já consideraram o site como “de phishing”. Precisa dizer mais alguma coisa?

A segunda coisa que descobrimos é que na França esse tipo de golpe também é aplicado. Tanto que a notícia dos bilhetes gratuitos foi desmentida pela mídia de lá. Dá uma olhada nesta matéria feita pela LCI. Por sinal, é um golpe velho. No Brasil, já desmentimos a mesma versão com o nome da Latam. Assiste aí:

Resumindo: se você vir uma mensagem que aponta que a Air France está dando bilhetes aéreos grátis, tome cuidado. Além de a história ser falsa, trata-se de mais um golpe que circula na web. Em tempo: a Air France tem 84 anos e só faz aniversário em outubro. Além do texto ser falso, há essa incorreção histórica nele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99432-5485.