Zika vírus atinge crianças de até 7 anos de forma grave, aponta boato

By | 04/12/2015

Boato – O zika vírus está afetando o sistema neurológico de crianças até sete anos de idade. Prefeitura de Recife e Ministério da Saúde estão escondendo a informação.

Em meio ao turbilhão de informações que têm circulado nos últimos dias, o zika vírus está entrando na pauta secundária da mídia. Porém, estados como Pernambuco estão vivendo uma atmosfera de pânico por causa dos casos de microcefalia (quando o cérebro que se desenvolve de tamanho menor) em bebês recém-nascidos. Não bastasse isso, uma informação tão grave quanto tem aparecido entre a população.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Zika vírus estaria atingindo crianças, aponta boato

Zika vírus estaria atingindo crianças, aponta boato

Circula no WhatsApp a informação que o zika vírus está afetando o desenvolvimento do sistema neurológico de crianças até sete anos de idade. Separamos o que dizem dois áudios que circulam por aí. Leiam:

Meninas, agora uma notícia importante que eu recebi agora no grupo de pediatras. Tá sendo desenvolvida uma pesquisa, várias pesquisas na realidade, mas uma em especial para observar os casos, as consequências da zika não apenas nas gestantes e nos bebezinhos, mas também nas crianças. Existe uma tendência a perceber que esses mesmo problemas neurológicos que afetam os bebezinhos também afetam as crianças menores de sete anos. Isso ainda não foi confirmado, mas já vazou entre os profissionais de saúde. E se for confirmado também que crianças menores de sete anos também podem ter alterações neurológicas pela picada do zika, isso vai ser uma danação tão grande. Vai ser uma praga do Egito. Porque ninguém pode evitar que as crianças sejam picadas por muriçoca. Então a gente vai viver numa loucura impressionante.

Gente. Boa noite. Só queria informar todo mundo no grupo que tem criança ou que conheça crianças ou que tem sobrinhos que tenha abaixo de sete anos. Acabei de receber a informação da Prefeitura do Recife que o zika vírus atinge o sistema neurológico de crianças até sete anos de idade. Então, a Prefeitura não quer alarmar a situação e nem o Ministério da Saúde quer alarmar a população com essa situação para não criar pânico. Então assim, evitem aglomerações e coloquem repelentes em crianças. E sem contar que eles estão fazendo o seguinte: a partir de amanhã está decretado o sistema de urgência em relação ao zika vírus aqui em Pernambuco.

Vamos aos fatos sobre o zika vírus e as crianças

Antes de falar sobre a questão do sistema neurológico em crianças, temos que endossar que realmente a questão do zika vírus não é simples. Tanto que a OMS já declarou que a doença realmente está ligada aos casos de microcefalia e emitiu um alerta geral. Também é fato que pouco se sabe sobre a doença e que, infelizmente, o que é boato pode virar verdade. Dito isso, vamos aos fatos.

Como você pode notar nos textos acima, não há citação de fontes fiáveis. A pessoa do primeiro áudio não fala de onde vem a pesquisa. A segunda não diz quem da Prefeitura de Recife falou sobre os casos. Isso é uma grande característica dos boatos online.

Ainda não há nenhum alerta e pesquisa sobre o impacto do zika vírus em crianças até sete anos. Sequer há notícias de crianças que já nasceram e teriam enfrentado problemas no sistema neurológico. Procurando sobre informações a respeito, achamos algumas notícias que ligavam o zika a casos de manchas na pele em bebês.

Outra coisa que encontramos foi uma pesquisa que tentaria verificar a relação do zika com a síndrome de guillain-barret, doença que atinge o sistema nervoso e dificulta a movimentação de membros durante algumas semanas. Mas antes de correlacionar a pesquisa ao boato, três informações: ainda não foi comprovada a tese, a síndrome de guillain-barret atingiu pessoas de todas as idades (e não só crianças) e não deixou sequelas (danos como apontam os boatos).

Para além disso, o Ministério da Saúde aponta que o tratamento do zika vírus é o mesmo para todas idades. Sendo uma versão “mais leve” da dengue, o tratamento é o mesmo: controlar a febre, beber muita água e evitar remédios que possam causar hemorragia.

Resumindo: apesar de toda a preocupação justa com o zika vírus, não há nenhuma comprovação de danos causados pela doença em cérebro de crianças até sete anos. Esperamos que essa história continue sendo um boato.

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Carla Suelen. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

4 thoughts on “Zika vírus atinge crianças de até 7 anos de forma grave, aponta boato

  1. Rafael

    Caso vocês não saibam repelente tem principais químicos que se usados em excesso podem causar problemas de saúde, tão graves quanto a microcefalia!

    Reply
  2. LIVIA

    Eu concordo, tenho uma filha de 6 anos e mesmo que seja boato ou não continuarei usando repelente de 2 em 2 horas. e ainda coloquei cortinado no quarto para que durante a noite ela fique protegida. Sou da cidade de serranópolis -go, aqui ainda a unica preocupação é a dengue. Graças a Deus!

    meu conselho é que continuem se protegendo! Pq afinal, ninguém sabe o que é verdade ou o que é boato!

    Reply
  3. Aldemar

    Se são boatos, qual sua intenção? Vender repelentes? Isso é um caso sério de mais para parecer um boato e não ser considerado.
    Eu recebi uma mensagem de um suposto estudante de medicina do Rio de Janeiro e ligado a Fiocruz que usa o nome desta instituição para fazer o alerta.
    A mensagem que eu recebi e as que estão descritas aqui neste site, em nenhuma delas eu percebi qualquer tipo de má fé.
    E na dúvida, a prevenção é o melhor remédio.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *