Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Vídeo mostra cirurgia de pedra nos rins e faz alerta sobre refrigerante #boato

Vídeo mostra cirurgia de pedra nos rins e faz alerta sobre refrigerante #boato

Boato – Vídeo de cirurgia mostra cirurgia de pedra nos rins de uma pessoa, causadas pela ingestão de muito refrigerante.

Vivemos em uma sociedade muito preocupada com o próprio bem-estar. Academias, cirurgias, dietas guiam grande parcela da população rumo a padrões de beleza, mas também muitos desses hábitos têm como objetivo central a saúde.

É preciso reconhecer que assim como muita gente adquire hábitos por beleza (ou saúde), também há muitas pessoas com costumes cotidianos completamente prejudiciais. A alimentação humana é cada dia mais prejudicial à saúde e isso abre espaço para os mais variados conselhos de ‘não pode, por que faz mal’.

Entre as várias dessas correntes, um vídeo com mais de 5 mil compartilhamentos no Facebook mostra, sem cortes, o que parece ser uma cirurgia de retirada de pedra dos rins. A legenda que acompanha as imagens avisa – ‘beber muito refrigerante dá pedra nos rins’ – e pronto. A ‘dica’ mais as imagens de pedras realmente muito grandes sendo retiradas são suficientes para que muita gente impressionada declare o refrigerante culpado.

Ponto 1 – Vídeo era de pedra nos rins de uma pessoa?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Porém, nem tudo que parece é. Nos próprios comentários do vídeo, uma veterinária confirma que não se trata de um rim, mas sim de uma vesícula urinária – uma bexiga. Depois, as imagens mostradas não são de uma cirurgia realizada em humanos, dado o tamanho das pedras trata-se provavelmente de um cachorro. É só clicar no link e ver dezenas de cirurgias semelhantes de cães (aviso: é preciso ter estômago para assistir).

Se você perceber na filmagem, o homem que está fazendo a cirurgia fala “bladder” (bexiga). E mais, atualmente existem vários procedimentos para tratar cálculos renais, o menos utilizado é a cirurgia convencional como se mostra no vídeo. Normalmente, as cirurgias de pedra nos rins são feitas com laser e são bem menos invasivas do que a mostrada acima.

Ponto 2 – Refrigerante causa pedra nos rins?

Partimos então para a segunda questão, o refrigerante. Não há um consenso sobre a real atuação do refrigerante nos casos de pedras nos rins. Alguns estudos realizados identificaram que o ‘o consumo de refrigerante está ligado ao grande risco de formação de pedras de rim’. No entanto, também há estudos que indicam que o refrigerante sozinho não causa esse problema, mas sim a dieta não balanceada que as pessoas têm:

Um estudo com 45.289 homens analisou a ingestão de 21 tipos diferentes de bebidas e o desenvolvimento de pedras ao longo de seis anos. Os autores descobriram que a ingestão de cola [refrigerante] de fato aumentava o risco de ter pedras, mas que isso parecia ser porque os indivíduos com alto nível de ingestão de cola também tinham outros fatores dietéticos que aumentavam o risco. Eles concluíram que se a dieta da pessoa se mantiver a mesma, a adição de cola não aumentaria o risco de ter pedras (Curhan et al, Am Journal Epid, 1996).

Entre os motivos mais conhecidos do cálculo renal estão a pouca ingestão de água, grande quantidade de fosfatos, cálcio e distúrbios de ácido úrico, por exemplo. Os sintomas variam de febre e vômito, a dores intensas, vontade de urinar repetidamente em poucos períodos de tempo e até urina com sangue.

Sabemos pelos conselhos incansáveis de médicos, nutricionistas, papais, mamães e avós que tudo em excesso faz mal. Com o refrigerante, não é diferente. Portanto, ser sensato é o segredo – para a saúde e para não compartilhar bobeira na internet.

Ps: Esse artigo foi uma sugestão das leitoras Daniela Riegel, Júlia Klitzke e Isa Guimarães. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.