Vacina contra diabetes foi anunciada e vai ser usada nas pessoas #boato

Boato – Vacina “Bacilo Calmetee-Guerin” (BCG) foi anunciada e será utilizada no tratamento contra diabetes. 

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes. A doença é responsável por 72 mil mortes por ano no Brasil.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

As estatísticas revelam o drama de quem convive com a doença. Mas, ao que tudo indica, essa realidade pode mudar. Isso porque foi anunciado uma vacina contra diabetes. De acordo com o texto que circula na internet, a vacina “Bacilo Calmetee-Guerin” foi anunciada e será usada nas pessoas. Leia o que diz o texto:

Vacina contra o diabetes é anunciada oficialmente e mundo comemora notícia. O FDA (Food and Drug Administration, que significa Administração de Comidas e Remédios) deu o aval para que alguns testes fossem feitos na fase intermediária. O teste foi realizado em 150 adultos que tinham a doença em estágio avançado.

A vacina recebeu nome oficial de bacilo calmetee-Guerin (BCG). No dia 19 de março, foi feito o anúncio da aprovação da vacina. A principal responsável pelo estudo, Dra. Denise Faustman, do Laboaratório de Imunobiologia do Hospital Geral de Massachusetts, foi responsável por fazer o comunicado para à sociedade. O comunicado foi feito no estado de Boston.

A vacina aumenta de forma temporária, uma substancia que tem o nome de TNF (Fator Necrose Tumoral), e é exatamente os níveis elevados dessa substancia, que conseguem eliminar do sangue, aquelas células que tem o poder de prejudicar aqueles que são portadores do diabetes tipo 1…

Vacina contra diabetes foi anunciada e vai ser usada nas pessoas?

O texto é animador e causou euforia em muita gente. Mas será mesmo que a vacina contra diabetes foi anunciada e vai ser usada nas pessoas? Olha, a história não é bem assim. Por isso, vamos aos fatos.

Para começar: diabetes não tem cura, ainda não existe uma vacina para evita-la e nenhum tratamento milagroso para se livrar da doença. Mas é possível levar uma vida normal e manter os sintomas sob controle. E a receita para isso ainda é a mesma: alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e medicação.

A título de conhecimento saiba que o Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose (açúcar presente no sangue) que interfere na maneira como o organismo transforma a glicose em energia, que pode ser causada pela falta ou dificuldade na ação insulina.

Existem três tipos de diabetes: tipo 1 – quando o pâncreas não produz insulina o suficiente, tipo 2 – quando o pâncreas produz insulina, mas sua ação é prejudicada, principalmente, pela obesidade, que pode ser definida como resistência insulínica, uma das causas da hiperglicemia e a diabetes gestacional – ocorre quando a taxa de glicose no sangue fica elevada durante a gravidez.

O que acontece, na realidade, é que existe um estudo nos Estados Unidos para reversão do diabetes tipo 1 usando a vacina contra tuberculose. Atente-se para o fato de que ainda está em fases de testes. Isso mesmo, os testes ainda estão em fase preliminar. Por enquanto, não é possível dizer que já existe uma “cura”.

Para além disso, vale lembrar que 90% dos casos no Brasil são de diabetes tipo 2. Ou seja, a vacina para o tipo 1 não resolveria o problema, já que não se trata de uma doença única.

Não estamos falando que não há motivos para comemorar. Porém, afirmar que a vacina contra diabetes foi anunciada e vai ser usada nas pessoas é puro sensacionalismo. Existem sim testes, mas nada foi lançado. Ou seja, a cura ainda está longe de ser realidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp no telefone (61) 9 93316821.

3 comentários em “Vacina contra diabetes foi anunciada e vai ser usada nas pessoas #boato

  • 07/06/2017 em 01:15
    Permalink

    O site eh ótimo , sempre que recebo “notícias milagrosas” eu devo a veracidade ! Agora, por favor, arrumem o texto: há somente dois tipos de diabetes, e não três!!!

    Resposta
  • 06/05/2017 em 22:10
    Permalink

    É grande a maldade e a busca de prejudicar as outras pessoas é interminável. Gostaria de receber estes alertas para me ajudar a me proteger.

    Resposta
  • 05/05/2017 em 10:52
    Permalink

    Achei ótimo esse site, que nos mostra as verdades e desmascara as mentiras criadas para enganar o povo.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)