Vacina contra H1N1 causa narcolepsia #boato

By | 13/04/2016

Boato – A vacina contra a gripe H1N1 provocou uma crise de narcolepsia em crianças e em pessoas com menos de 30 anos.

Enquanto a população ainda enfrenta a dengue, chikungunya e zika (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti), as mortes provocadas pela gripe H1N1 deixam o país em alerta.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Vacina contra H1N1 provoca narcolepsia em crianças, diz boato

Vacina contra H1N1 provoca narcolepsia em crianças, diz boato

Diante dos surtos de doenças, o pânico e a boataria sobre as epidemias crescem. Dessa vez, uma história, que tem sido compartilhada na internet, aponta que a vacina contra a gripe H1N1 provoca narcolepsia. Links de notícias sobre o assunto começaram a ser compartilhadas aos montes em redes sociais. Leia alguns:

1) Vacina contra gripe H1N1 provoca narcolepsia em suecos

ESTOCOLMO, 26 Mar 2013 (AFP) – A Agência Sueca de Medicamentos informou que uma vacina contra a gripe H1N1 do laboratório farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK) provocou crise de narcolepsia em crianças e também em pessoas com menos 30 anos.

2) Distúrbio do sono incurável afeta cerca de 800 crianças que tomaram vacina contra H1N1 na Europa

Cerca de 800 crianças europeias desenvolveram narcolepsia – uma doença incurável que causa crises de sono incontroláveis durante o dia – após terem recebido a vacina Pandemrix, contra o vírus da gripe H1N1 (‘gripe suína’), produzida pela GlaxoSmithKline.

3) Finlândia suspende vacinação contra H1N1 após vacina ser associada com aumento de narcolepsia

O Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia(THL) suspendeu o uso da vacina H1N1 em meio a temores de que a vacina está relacionada com um aumento de 300 por cento nos casos de narcolepsia, doença neurológica em crianças e jovens ao longo dos últimos seis meses.

Mas será mesmo que a vacina pode causar a narcolepsia? O Boatos.org resolveu checar as informações. Veja o que encontramos.

Antes de qualquer coisa, vale explicar o que é a narcolepsia ou a síndrome de Galineau. A doença é um distúrbio do sono que provoca ataques de sono que podem ocorrer a qualquer momento e em situações inusitadas: em pé dentro de um ônibus, dirigindo o automóvel ou assistindo televisão, por exemplo. A causa da narcolepsia é desconhecida, mas pode envolver fatores genéticos.

Agora sobre a história da vacina contra a H1N1 provocar a doença, há alguns fatos que foram confirmados e fazem sentido, mas outros nem tanto. Vamos analisá-los por partes. Primeiro, as diversas notícias que tem circulado na internet sobre as vacinas provocarem a narcolepsia em crianças, como a do site de notícias G1 e UOL Notícias, são matérias bem antigas, publicadas em 2013.

De acordo com a história, o surto começou na Finlândia, onde inclusive foi suspensa a vacinação contra a gripe. De fato, o Instituto Nacional de Saúde e Bem-Estar da Finlândia (THL) suspendeu o uso da vacina H1N1, após ela ser associada ao aumento de narcolepsia. Contudo, a proibição aconteceu em 2010 e a vacina em questão era a Pandemrix H1N1, produzida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) seguiu a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotou a vacina trivalente, que contém os vírus determinados pela OMS, que é produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo e a empresa Sanofi Pasteur.

Após, a suspeita de contaminação pela vacina. O CDC (Centers for  Disease  Control and Prevention) realizou um estudo macro em 2014 (período posterior a onda de notícias) e não encontrou nenhuma ligação entre a vacina do H1N1 e a narcolepsia. Ou seja, todas as notícias de 2013 e 2010 acabaram sendo derrubadas com este estudo.

Para não restar nenhuma dúvida, o Ministério da Saúde divulgou uma nota esclarecendo o caso. Em informe técnico, o MS disse não haver relação causal comprovada nos efeitos notados em países nórdicos e que não há registro de casos similares com produtos usados no Brasil.

Resumindo: a história de que a vacina contra a gripe H1N1 provoca narcolepsia é falsa. Tudo não passa de mais um desses boatos para causa pânico na população.

7 thoughts on “Vacina contra H1N1 causa narcolepsia #boato

  1. Carla Vorsatz

    O que você precisa saber sobre a ligação entre narcolepsia e vacina contra influenza H1N1
    Dra. Carla Vorsatzhttp://portugues.medscape.com/verartigo/6500172

    Reply
  2. Edina Pereira Pintor

    Desculpem mas eu não acredito em nenhum medicamento q passa pela aprovação da ANVISA cujo os pesquisadores são tds comprar dos é manipulados pelo cartel das indústrias farmoquímicas acho q está instituição funciona como lavagem de dinheiro .Pois os EUA procuram fzr com q a população seja saudável enquanto aqui no Brasil só ganha qm paga mais e neste momento qm está tentando ganhar são osempre laboratórios q produz os quimioterapicos. Se a ANVISA realmente tivesse td essa preocupação em testes positivos com certeza teria feito as pesquisa da fosfoetalonamina sintetica há 10 anos atrás com seriedade e não com falcatruas .A POPULAÇÃO NÃO ACREDITA NESTA INSTITUIÇÃO DE MERDA Q SE CHAMA .
    ######ANVISA##

    Reply
  3. Amido

    Este site está a serviço da desinformação. Segundo post ttentando manipular a populaçao.Só o fato de citar o Min. Da Saúde, o mais interessado em desmentir O FATO, já perde a credibilidade.

    Reply
    1. rafaelwerneck

      É somente uma informação incompleta do site. O artigo que você citou foi feito com a vacina da Pandemrix, que não foi mais utilizada desde 2010, enquanto os outros estudos e outros países (Estados Unidos e Brasil) não utilizam essa vacina.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *