Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tempero do miojo pega fogo e é inflamável, diz boato

Tempero do miojo pega fogo e é inflamável, diz boato

Boato – Vídeo mostra o tempero do miojo em chamas como se fosse pólvora. Alimento faz tão mal que é inflamável.

Faz um tempo mostramos aqui no site uma lista sobre os boatos envolvendo alimentos. De feijão com larva a cerveja que dá câncer, na nossa seleção havia, inclusive, uma mentira sobre o miojo. De tão popular que é, o macarrão instantâneo já foi até acusado de ser revestido de parafina, e agora está aqui no site novamente envolvido em uma controvérsia. Vejamos.

Vídeo mostra tempero do miojo em chamas e preocupa adeptos do alimento instantâneo
Vídeo mostra tempero do miojo em chamas e preocupa quem gosta do macarrão instantâneo

Um vídeo no Facebook está deixando pessoas que gostam de miojo preocupadas e quem detesta, satisfeito. As imagens mostram um teste feito com o tempero do macarrão instantâneo, colocado em um prato e em contato com a chama de um isqueiro. O tempero pega fogo como se fosse uma pequena carreira de pólvora. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Com o vídeo a seguinte legenda:

‘Além de ficar parado por duas horas no estômago, aumentar as chances de câncer em mil vezes, ter a quantidade de sódio de 28 litros de coca-cola, não ter um nutriente que preste…’

As imagens ganharam mais de 700 compartilhamentos e muitos comentários. A marca do alimento não é mostrada e por precaução os mais assustados já decretaram – miojo nunca mais!

Mas antes de abolirem o macarrão da vida (o que é perfeitamente aceitável, gosto é gosto) saibam que nós fizemos o teste. Juntamos o tempero do miojo com o fogo e nada aconteceu, na-di-ca. Vejam:

Esse outro internauta também tirou a prova e chegou ao mesmo resultado. Já são 2×1.

Como não temos informações sobre os componentes específicos no tempero testado, é realmente difícil desmistificar o conteúdo no sachê. Sabemos, porém, de duas coisas relevantes:

1)que o tempero dos miojos em geral contém sódio, açúcares, proteínas, vitaminas e o glutamato monossódico utilizado para dar mais sabor em diversos alimentos industrializados.

2)Em experimentos simples de Química sabe-se que açúcar e sódio pegam fogo juntos, mas não separadamente.

Fica claro, então, que no ‘vídeo problema’ pode ser que o fogo tenha resultado do encontro de substâncias no tempero (novamente, não temos como saber o que há no sachê). De qualquer forma, depois dos testes, temos mais evidências de que o tempero não pega fogo do que o contrário.

Aí é questão de escolha, coma ou não coma, sem problemas, só não pode espalhar informação errada. Se não é um desserviço.