Tempero do miojo pega fogo e é inflamável, diz boato

Boato – Vídeo mostra o tempero do miojo em chamas como se fosse pólvora. Alimento faz tão mal que é inflamável.

Faz um tempo mostramos aqui no site uma lista sobre os boatos envolvendo alimentos. De feijão com larva a cerveja que dá câncer, na nossa seleção havia, inclusive, uma mentira sobre o miojo. De tão popular que é, o macarrão instantâneo já foi até acusado de ser revestido de parafina, e agora está aqui no site novamente envolvido em uma controvérsia. Vejamos.

Vídeo mostra tempero do miojo em chamas e preocupa adeptos do alimento instantâneo
Vídeo mostra tempero do miojo em chamas e preocupa quem gosta do macarrão instantâneo

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um vídeo no Facebook está deixando pessoas que gostam de miojo preocupadas e quem detesta, satisfeito. As imagens mostram um teste feito com o tempero do macarrão instantâneo, colocado em um prato e em contato com a chama de um isqueiro. O tempero pega fogo como se fosse uma pequena carreira de pólvora. Confira:

Com o vídeo a seguinte legenda:

‘Além de ficar parado por duas horas no estômago, aumentar as chances de câncer em mil vezes, ter a quantidade de sódio de 28 litros de coca-cola, não ter um nutriente que preste…’

As imagens ganharam mais de 700 compartilhamentos e muitos comentários. A marca do alimento não é mostrada e por precaução os mais assustados já decretaram – miojo nunca mais!

Mas antes de abolirem o macarrão da vida (o que é perfeitamente aceitável, gosto é gosto) saibam que nós fizemos o teste. Juntamos o tempero do miojo com o fogo e nada aconteceu, na-di-ca. Vejam:

Esse outro internauta também tirou a prova e chegou ao mesmo resultado. Já são 2×1.

Como não temos informações sobre os componentes específicos no tempero testado, é realmente difícil desmistificar o conteúdo no sachê. Sabemos, porém, de duas coisas relevantes:

1)que o tempero dos miojos em geral contém sódio, açúcares, proteínas, vitaminas e o glutamato monossódico utilizado para dar mais sabor em diversos alimentos industrializados.

2)Em experimentos simples de Química sabe-se que açúcar e sódio pegam fogo juntos, mas não separadamente.

Fica claro, então, que no ‘vídeo problema’ pode ser que o fogo tenha resultado do encontro de substâncias no tempero (novamente, não temos como saber o que há no sachê). De qualquer forma, depois dos testes, temos mais evidências de que o tempero não pega fogo do que o contrário.

Aí é questão de escolha, coma ou não coma, sem problemas, só não pode espalhar informação errada. Se não é um desserviço.

Um comentário em “Tempero do miojo pega fogo e é inflamável, diz boato

  • 01/10/2015 em 10:46
    Permalink

    Cara, açucar e sódio nao” pegam fogo” juntos kkkk de onde você tirou isso? Existem alguns catalizadores para reaçao de combustão do açúcar, e o sódio que está no miojo nao è um deles. Esse video do tempero que pega fogo è claramente armação. Nao tem nenhuma base química ou física para isso acontecer. A quantidade de açucar presente no tempero seria insuficiente para reagir e causar aquela reação explosiva( sim, para a química aquilo è um tipo de reaçao explosiva) . E ainda que o açucar reagisse, nao seria daquela forma . li a composição do tempero e digo: quimicamente impossivel. O cara abriu o saquinho na parte de baixo, colocou pólvora junto com o tempero, fechou com cola e abriu na parte de cima. Simples.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)