Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Tapioca é um veneno por causa do cianeto e pode matar #boato

Tapioca é um veneno por causa do cianeto e pode matar #boato

Boato – Comer tapioca oferece risco à saúde e pode matar porque o alimento é feito à base de mandioca brava que tem cianeto.

O cardápio brasileiro figura entre os mais diferenciados e completos do mundo. Tem de tudo um pouco, para agradar dos paladares mais sutis aos mais resistentes. Do baião ao churrasco de chão, o fato é que em cada canto do Brasil a comida é uma particularidade à parte e essa mistura de sabores acaba sendo uma das características mais interessantes da nossa cultura.

E se engana quem acha que comida nordestina se come só no Nordeste ou carne boa mesmo só no Sul. Como é típico do brasileiro, as opções estão disponíveis em toda parte, mas entre elas poucas se tornaram tão populares como a tapioca. O alimento feito à base de mandioca é típico do norte/nordeste do país, porém ganhou adeptos no Brasil todo e, para quem gosta é bem difícil resistir.

Acontece que o consumo de tapioca está gerando polêmica na internet. Segundo um texto publicado e replicado em vários sites, tapiocas contém cianeto por que são feitas à base de mandioca brava e isso é muito prejudicial à saúde humana. Confira o texto:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Meu amigo Tomaz Edson é um engenheiro em permanente busca por uma vida saudável. Em sua última estada em Portugal, ele viajou sentindo uma persistente dor no estômago. Bastaram poucos dias em Lisboa para o incômodo desaparecer sem que ele identificasse a causa do mal nem o motivo da cura.

Acontece de a tapioca, iguaria tipicamente brasileira de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca ser, no momento, a mais nova sensação na gastronomia lusitana. […]

Foi num programa de televisão local que debatia a iguaria brasileira, onde Tomaz supôs encontrar o motivo da mazela que o acometeu. Ao entrevistarem um coloproctologista da terra surgiu questionamento acerca dos efeitos da tapioca no intestino humano. Assim respondeu o dito especialista: “Esse produto é letal, pois contém cianeto”. Eureka! A tapioca fazia parte da dieta de Tomaz Edson, no Brasil.

A mandioca contém o ácido cianídrico, que é transformado em cianeto, um veneno mortífero para nós humanos. Ataca células nervosas, causa danos nas funções dos pulmões e dos rins e, sobremaneira, no sistema digestivo. Devido ao poder letal é o escolhido para execuções nas câmaras de gás. […]

A tapioca contém cianeto e pode matar?

Se você gosta de tapioca, ama tapioca, não vive sem tapioca e prefere morrer a ficar desprovido de tapioca temos uma boa notícia: não é preciso parar de comer tapioca porque 1.ela não contém cianeto e 2.ela não mata.

A polêmica levantada por esse texto na internet e que tem deixado algumas pessoas bem inseguras é na verdade o típico caso da informação contada apenas pela metade. Como assim? Pois bem, nós explicamos.

Existem dois tipos essenciais de mandioca na natureza – a mansa e a brava. As duas contém ácido cianídrico (base do cianeto), mas a quantidade presente na mandioca mansa é muito pequena e não faz mal. No caso da mandioca brava, aí sim a quantidade é alta e é preciso que o alimento passe por processamento para que esse ingrediente seja retirado.

E o que tudo isso tem a ver? Tapioca é feita com farinha de mandioca brava e é daí que tem saído a história de que ela contém cianeto e pode matar. Acontece que o processo realizado para feitura da farinha de mandioca por si só já retira POR COMPLETO qualquer vestígio de ácido cianídrico. Logo não há perigo no consumo.

Tudo isso foi esclarecido em matéria do G1 e inclusive pelo pesquisador Joselito Motta que há 30 anos realiza estudos com mandioca na Embrapa. E mais, o dono da postagem inicial admitiu que come tapioca e que só publicou o texto para externar a preocupação de um amigo.

Ou seja, não há risco em comer tapioca porque o ácido cianídrico existente na mandioca brava é totalmente removido quando ela é processada para produção da farinha. Se a ciência explica, por que acreditar na mentirinha da internet? Partiu todo mundo para a tapiocaria então.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Carlos Mesquita, Laurimar Amorim e vários outros via WhatsWapp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.