Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Nunca mais irá usar shampoo depois de ver vídeo, avisa governo #boato

Nunca mais irá usar shampoo depois de ver vídeo, avisa governo #boato

Boato – Governo avisa que você nunca mais vai usar shampoo (ou champô) depois de ver os males.

Com tanto boato rolando na internet (principalmente no WhatsApp), já fazia algum tempo que não desmentíamos boatos relacionados a pegadinhas no Facebook (lembra dos boatos de morte do início de 2016?). Pois bem, temos o desprazer de informar que eles voltaram.

A última notícia bombástica que circula na rede social mais famosa do mundo dá conta que o governo está tentando avisar as pessoas sobre os males do shampoo (ou champô, como diz o texto) por meio de um vídeo. Leia o curto recado (acompanhado de uma foto nada agradável) que viralizou online:

Aviso do governo! Nunca mais irás usar este champô depois de ver este vídeo! Mais de 52.897 pacientes deram entrada com estes sintomas

Governo fez aviso sobre uso do shampoo (champô) por meio de vídeo?

Na noite do dia 21 de fevereiro de 2017, a história tomou conta da internet. Mas será verdade mesmo que o governo fez alerta sobre o shampoo? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Quem acompanha o Boatos.org sabe que esse tipo de texto nada mais é do que uma isca (um tanto quanto perigosa) para usuários da rede social. Fizemos a imprudência (para o bem-estar de vocês) de entrar nos tais sites.

Ao entrar na página, encontramos um layout muito similar ao do Facebook, com direito a comentários sugestivos. É claro que tudo é uma tática para você clicar no player. E aí a mágica acontece.

Em vez do vídeo rodar, aparece um pedido para você compartilhar para assisti-lo. E o que acontece se você compartilha? Nada. É isso aí, você já fez a informação rodar no Facebook e ficou com cara de trouxa. Essa não é a primeira que um site do tipo viraliza. Em 2014, uma página que prometia um vídeo de acidente de montanha-russa tinha o mesmo modus operandi. 

Se você não sabe, os espertalhões da internet criam um site, produzem uma notícia bombástica, um monte de gente clica e depois a página é apagada. E o que eles ganham com isso? Algumas vezes pode se tratar de um phishing (tentativa de roubo de dados). Em outras, pode ser um vírus. Enfim, a gama do que pode acontecer é grande.

Ah, sobre a informação do “aviso”. É claro que não há vídeo nenhum do governo sobre os males do shampoo. Não é papel do Poder Executivo produzir material de alerta de produtos de beleza. O máximo que iria fazer era proibi-lo.

Resumindo: não há alerta nenhum sobre shampoo. O que há é um site fake tentando dar um golpe por meio de links no Facebook. Fique alerta.