Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Sardinhas estão vindo com bolinhas brancas que causam parasita mortal #boato

Sardinhas estão vindo com bolinhas brancas que causam parasita mortal #boato

Boato – Atenção: sardinhas estão vindo com bolinhas brancas que causam doença parasitária. Não coma ovos de peixes comestíveis!

Bactéria no feijão”, “não coma frutas de estômago vazio”, “coma manteiga, nunca margarina”, “salsicha com botulismo” ou “beba água morna”. Se você é usuário de qualquer rede social, muito provavelmente já recebeu mensagens sobre estes e outros alertas mirabolantes da internet.

Dessa vez, o alerta mais recente dá conta de um parasita mortal nas sardinhas. De acordo com as informações repassadas pela internet, as sardinhas estão vindo com bolinhas brancas que causam doença parasitária.

O texto e a imagem compartilhada na web pede cuidado ao consumir as sardinhas, pois as bolinhas brancas podem ser facilmente confundidas com ovos: “não são os ovos da sardinha, mas uma doença parasitária transmitida como resultado da poluição da água do mar, preste atenção e não coma como ovos de peixe comestível”, diz uma das mensagens. Confira a publicação:

Print de notícia falsa sobre parasita mortal em sardinhas
Print de notícia falsa sobre parasita mortal em sardinhas

Sardinhas estão vinda com bolinhas brancas que causam parasita mortal?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É claro que a mensagem e a foto circulou muito pela internet. Mas será mesmo que as sardinhas podem causar uma doença parasitária? A resposta é não. Para você entender o caso, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendá-la, saiba que a mensagem começou a circular, em língua portuguesa, em Angola. Com a repercussão do caso, a história chegou no Brasil. Antes disso, há versões em italiano e em muitos países da Ásia. Inclusive, na Itália o alerta pedia para não comer “ovos de peixe”.

Apesar do alerta ter circulado no Brasil e em Angola, não há relatos de que sardinhas tenham vindo com as tais “bolinhas brancas” para os dois países lusófonos. Pois bem, o outro ponto que indica a farsa está no fato de que o suposto “parasita mortal”, na verdade, se trata do parasita Glugea sardinellensis, que pode crescer em peixes. O parasita cresce dentro das células dos peixes e desenvolve-se em grandes xenomas de 1 a 6 mm de diâmetro e, geralmente, é visível a olho nu.

Além disso, mesmo que o peixe seja afetado pelo Glugea, se o for consumido após a limpeza e cozimento adequado não há riscos para a saúde (de acordo com autoridades sanitárias). Até mesmo porque as “bolinhas” não estão em uma parte comestível (estão nas vísceras, que devem ser sempre retiradas do animal antes do consumo).

Para além disso, quando o boato se espalhou por países da Ásia, a história foi desmentida. Se você ainda tem dúvida, pode conferir aqui (versão da Indonésia) e aqui (versão da Índia). Na África, as autoridades também desmentiram o caso. Na Argélia, a Comissão de Saúde confirmou que as bolas nas sardinhas são parasitas, mas que o tipo de parasita “não oferece risco para a saúde do homem, em caso de consumo”.

Por fim, vale lembrar que ninguém vai consumir a Glugea como ova de peixe, se notar um pequeno detalhe: os xenomas são brancos. Isso mesmo. Como você deve imaginar, as ovas de peixes utilizadas na culinária são de outra cor, um exemplo disso é o caviar, que é feito com as ovas do esturjão, e é preto e o salmão que possui ovas da cor laranjada.

Resumindo: o caso não aconteceu no Brasil e nem em Angola, se bem limpo e cozido a sardinha afetada pelo parasita não traz riscos à saúde e a ova de peixe é bem diferente do que vimos na imagem. É claro que todo cuidado é pouco, mas não precisa exagerar e parar de comer sardinha, porque é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.