Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Red Bull é feito com sêmen de touro, a taurina #boato

Red Bull é feito com sêmen de touro, a taurina #boato

Boato – A bebida energética Red Bull contém taurina, elemento que é retirado do sêmen de touro. Não bebam.

Quem navega diariamente online consegue perceber que uma das coisas que mais aparecem na web são os alertas de saúde. É Coca Cola dá câncer, Skol dá câncer, alimentos são feitos de fetos etc. Nos últimos dias, outra denúncia vem ganhando força online. A bola da vez é a bebida energética Red Bull.

Um texto que circula no Facebook aponta que há um ingrediente um tanto quanto estranho na fórmula. De acordo com a mensagem, sêmen de touro estaria entre os componentes. A prova estaria escrita na própria lata do produto: a taurina. Leia o texto:

Vc que gosta de tirar foto com Red Bull, que fala que só bebe com Red Bull, você sabia que o Red Bull e feito com esperma do touro, nossa vou parar de tomar Red Bull…

Red Bull é feito com sêmen de touro, a taurina?

As reações ao post foram imensas. Desde pessoas falando que vão parar de tomar Red Bull até pessoas provocando aquele amigo que é fã da bebida “que dá asas”. Estaria tudo certo, se não fosse um detalhe: a tese de que a bebida é feita de esperma não procede. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A premissa de que sêmen seria um dos componentes da bebida vem da fonte da taurina. De acordo com os textos, a taurina seria retirada diretamente dos testículos e sêmen dos touros. E é aí que está o furo da bala.

Para começar, a taurina “animal” pode ser encontrada em carnes, peixes e em diversas partes de corpos de animais (como a bílis). Para além disso, já é possível sintetizar o aminoácido em laboratório e é justamente esta taurina que é utilizada nas bebidas. A própria página da bebida no Chile fala sobre o assunto. Ou seja, se é possível fazer em laboratório por que iriam tirar do esperma o elemento.

O Snopes, site que desvenda boatos em inglês, também tem um post sobre a história. O desmentido mostra que a tese do esperma de touro e o Red Bull também já circulou (e foi desmentido) em países de língua inglesa e espanhola.

Resumindo: se você acha que deve tomar de parar Red Bull porque é feito de sêmen de touro, não há motivos porque a história é falsa. A gente só aconselha a você não sair aí se entupindo da bebida. Como todo energético, deve ser bebido com moderação.

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Sirley de Menezes. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou Facebook.