Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Propaganda do cigarro Winston recomenda que mulher fume durante a gravidez #boato

Propaganda do cigarro Winston recomenda que mulher fume durante a gravidez #boato

Boato – Propaganda antiga do cigarro Winston, mulher afirma que fumar facilita o parto e ajuda a gerar um bebê magro e elegante.

A gestação sempre representa um momento delicado na vida da mulher. Afinal de contas, grande parte dos hábitos da mãe afetam diretamente a vida do bebê. Por conta disso, é recomendado que a mãe mude alguns hábitos não-saudáveis. Dentre essas mudanças está uma alimentação melhor, a prática de exercícios físicos após o período recomendado, o consumo adequado de água e, claro, o fim (mesmo que momentâneo) dos vícios: álcool e cigarro.

Mas parece que uma propaganda do cigarro Winston está acabando completamente com essa ideia. Isso porque, segundo uma publicação, a marca de cigarros teria feito uma propaganda, em 1950, onde uma mulher afirma que fumar ajuda na hora do parto e gera um bebê magro e elegante. Confira:

Propaganda: Sabor não é o único motivo pelo qual eu fumo. “Pessoas estão sempre dizendo que fumar  causa peso baixo em recém-nascidos. Isso só traz ganhos: Um parto fácil, um bebê magro e elegante e todo o sabor de Winston!”. Publicação 1: “Ministério da saúde adverte: O cigarro traz para a gestante “um parto fácil, um bebê magro e elegante e todo sabor de Winston”. Publicação 2: “Winston, melhor cigarro”.

Propaganda do cigarro Winston recomenda que mulher fume na gravidez para facilitar o parto?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bem, sempre ouvimos falar que cigarro e gravidez não combinam. E as diversas pesquisas acadêmicas realizadas ao longo dos anos comprovam essa ideia: fumar durante a gravidez é perigoso. Mas será que as pesquisas estiveram erradas todos esses tempos e os médicos tentaram esconder essa verdade? A resposta é não (e a história é falsa). Se você quiser mais detalhes, continua lendo.

Vamos lá! A história, por si só, já é bem estranha (e nos deixou bem desconfiados). Isso porque, a marca de cigarros Winston foi fundada no ano de 1954. E tem mais: além disso, a marca só chegou ao Brasil em 2014. Ou seja, a propaganda teria sido criada antes da marca ser lançada no mercado? E outra: por que diabos existiria uma propaganda em português, em 1950 sendo que a marca só começou a ser comercializada no Brasil recentemente? Pois é.

Decidimos pesquisar mais a fundo essa história e descobrimos que essa propaganda também tem uma versão em inglês. E qual foi a nossa (não) surpresa quando descobrimos que a imagem trata-se de uma montagem?

Pois bem. A propaganda participou de um concurso de edição de imagens e não tem nada a ver com a realidade. É importante ressaltar que a imagem que está circulando nas redes sociais possui um selo do Worth 1000, um famoso site edições de imagem. Neste site, é mostrado de onde saiu a imagem da mulher. Spoiler: ela não vive nos anos de 1950.

Aqui no Boatos.org mesmo já desmentimos outras histórias envolvendo publicações de imagens editadas no Worth 1000, como o esqueleto de Golias e a magreza excessiva de Angelina Jolie.

Em resumo: a propaganda da marca de cigarros Winston, que afirma que fumar durante a gravidez ajuda no parto, é falsa. A marca sequer existia no ano de 1950 e e ela só chegou ao Brasil em 2014. Ou seja, uma propaganda em português, naquela época, não faria o menor sentido. A imagem, na realidade, é um trabalho que concorreu em um concurso de edição de imagens no site Worth 1000. Ou seja, #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164