Pontos pretos nas batatas são substâncias cancerígenas #boato

Boato – Batatas que têm manchas e pontos pretos são perigosas à saúde. Os pontinhos são bactérias que, se ingeridas, podem causar câncer.

Em tempos de memes, redes sociais e mensagens instantâneas, a web parece ter se tornado esse espaço confuso cheio de correntes “do bem” e causadores de câncer. Claro que estamos sendo um pouco exagerados, mas, não têm dias que parece que tudo na internet é um “aviso sobre câncer”, uma “receita para evitar câncer” ou uma “cura para o câncer”?

Essa percepção fica ainda mais evidente quando nós reparamos (agora falando especificamente da equipe do Boatos.org) na quantidade de histórias relacionadas a esse assunto que chegam até nós. A mais recente, da qual falaremos hoje, indica que os pontos pretos que encontramos em batatas são substâncias cancerígenas. Bactérias terríveis causadoras de câncer.

Um vídeo, que mostra uma mulher falando em espanhol e cortando batatas com uma mancha preta na parte interna, já tem mais de 25 milhões de visualizações e está assustando as pessoas. Confiram abaixo a tradução do que a mulher explica:

Bom, estou cortando uma batata e me dei conta que aqui tem um ponto escuro na batata, aí quando eu faço um corte mais grosso, vejo isso. A tendência natural das pessoas é cortar e desfazer dessa parte. É um grave erro porque esse tipo de crescimento no interior da batata é uma bactéria muito resistente aos pesticidas e muito resistente a muitas substâncias e é altamente cancerígena dentro do corpo humano. Essa batata vai direto para o lixo. Tenham consciência, nunca comam batatas assim.

Pontos pretos nas batatas são substâncias cancerígenas?

O vídeo é um acontecimento no Facebook. Afinal, 25 milhões de visualizações não é qualquer coisa. E também não importa muito que o conteúdo do vídeo está em espanhol. No Brasil ele também está circulando muito. Mas e então, há motivo para tanto pânico? Pontos pretos nas batatas são mesmo substâncias cancerígenas? Não é a resposta para todas essas questões.

Bom, não há dúvida de que a batata cortada realmente tinha um ponto preto (na verdade uma mancha bem grande) na parte de dentro. Mas a informação de que isso é uma bactéria causadora de câncer ou uma substância cancerígena não tem embasamento nenhum. Nós buscamos por qualquer estudo/pesquisa que indicasse algo semelhante e nada encontramos.

Diversos fatores são capazes de causar esses pontos pretos em batatas. Muitas vezes, pontos pretos (quando pequenos) podem ter sido causados por causa da forma que as batatas são estocadas. Em grandes fazendas produtoras, elas são colocadas em silos enormes e acabam ficando machucadas por causa de atritos e quedas. O mesmo pode acontecer quando são transportadas, chacoalhando de um lado para o outro.

Além disso, de fato existe uma série de bactérias e fungos que podem causar esse tipo de mancha/ponto preto nas batatas. No entanto checamos a lista de bactérias realmente cancerígenas que existem e elas não batem com as pragas/doenças do tubérculo. Ou seja, os causadores desses pontos pretos não tem relação alguma com câncer.

Por fim, basta prestar a atenção na mensagem para ver o quanto ela é confusa. São bactérias ou substâncias que causam o câncer? Nem o boato fica realmente claro nessa história. E você já sabe que o caráter vago é uma característica de fake news.

Logo, não é verdade que pontos pretos nas batatas são causados por “substâncias cancerígenas” ou “bactérias que causam câncer”. É sempre bom ter um cuidado especial para não comer algo estragado, mas pontos pretos e câncer, isso não tem nada a ver.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164

Um comentário em “Pontos pretos nas batatas são substâncias cancerígenas #boato

  • 29/06/2018 em 02:53
    Permalink

    Para mim, a batata está apenas imprópria para consumo, quando vejo esta mancha, ela vai direto para o descarte.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)