Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Pirulito com energético da Blong provoca ataque cardíaco em crianças #boato

Pirulito com energético da Blong provoca ataque cardíaco em crianças #boato

Boato – Pirulito da marca Blong contém energético e diversas crianças estão sendo internadas com problemas no coração e ataque cardíaco depois de chuparem o doce.

A internet é um espaço amplo para consumidores deixarem reclamações. Porém, a web também é espaço de reclamações não tão justas. Já falamos de alguns casos de denúncias de produtos que, no final, não procediam. Já falamos de Coca Cola com rato, de Toddynho contaminado e da Pepsi com HIV. Hoje vamos falar de mais uma história, no mínimo, estranha.

Circula na internet a informação de que diversas crianças estão sendo internadas em hospitais após consumirem pirulitos com energéticos da marca Blong. Vimos uma história que viralizou no Facebook e outra que se popularizou no WhatsApp. Leia as duas versões:

1) Meu sobrinho de 9 anos tem sopro no coração já nasceu assim e faz tratamento no hospital em laranjeiras, mês passado um outro sobrinho meu comprou esses pirulitos de energéticos e deu ao de 9 anos ele chupou 2 pirulitos e começou a passar mal deu crise teve um ataque cardíaco atras do outro levamos ele para o hospital rocha faria lá ficou em observação, até então ninguém sabia que o motivo seria o pirulito, teve alta e já em casa é melhor! Uma semana depois ele pediu que o primo comprasse um pirulito pra ele. qual o primo trouxe! O de energético, ele chupou e pediu ao primo compra outro e o primo comprou mais 2 ele chupou e novamente deu tudo de novo e pior teve 3 paradas cardíacas e foi bem grave para o hospital ficamos aqui em pânicos sem saber porque estava dando aquilo nele, até que o meu sobrinho que comprou os pirulitos, fez a seguinte pergunta! Será que kaio está assim por causa dos pirulitos? Meu irmão perguntou porque pelos pirulitos ele respondeu porque os pirulitos é de energéticos e ele chupou 3!!! Meu irmão saiu igual a um louco pra o hospital e avisou aos médicos sobre os pirulitos que kaio tinha chupado!!! Os médicos chamou a família e disse que se não tivesse corrido com ele teria morrido e disse que esse pirulito é um perigo para as crianças, Esse veneno não entra aqui nunca mais e sempre prestamos atenção em tudo que eles recebem e comem!!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

2) Re, divulga no grupo do colégio do Ruan. Já é a terceira criança que atendemos na emergência com intoxicação por esse pirulito, ele contém energético. Hoje atendi uma criança de 10 anos, apresentando falta de ar, vômitos, queda da pressão, aumento da frequência cardíaca, tosse incessante. Acredito que por ser uma criança com peso de adulto nao causou efeitos colaterais piores. Semana passada atendemos uma criança de 5 anos com sangramento nasal, alteração neurologia ( andar, fala, movimentos) que tinha sido exposta a esse pirulito. Então me faz esse favor. Por favor, estou divulgando em outros grupos também !!! Obrigada

Pirulito com energético da Blong provoca ataque cardíaco em crianças?

Fizemos um balanço do impacto das mensagens e vimos que foi gigantesco. A primeira teve, em uma página do Facebook, mais de 70 mil compartilhamentos. A outra mensagem foi sugerida no nosso WhatsApp por dezenas de leitores. Mas será mesmo que a informação procede? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, o texto segue aquele roteiro básico dos boatos online. É vago (não cita nome das crianças, quando aconteceu o caso etc), alarmista, pede compartilhamento e tem erros de ortografia. Já sabemos que essas são características de notícias falsas (como você pode ver aqui).

Tentamos buscar alguma informação sobre o caso da criança com sopro e das outras para saber mais detalhes. Como é possível imaginar, nada encontramos a não ser o mesmo texto do boato. Nem uma nota em qualquer site confiável.

Tentamos, ainda, buscar mais informações com os responsáveis pelo pirulito. E aí chegamos à solução. A Peccin S.A., por meio de sua página no Facebook, nos informou que o pirulito Blong Energy NÃO possui energético. Dá uma lida na resposta deles ao nosso questionamento:

Se a sua dúvida é a respeito dos produtos Blong Energy – pirulito e chicle -, informamos que eles não possuem nenhum componente energético em sua composição. Se você conferir a lista de ingredientes, o sabor de energético é caracterizado por aromas artificiais de framboesa com abacaxi. Com a soma desses aromas, chegamos exatamente à lembrança do sabor dos energéticos, o que foi caracterizado pela marca “Energy”.

Como pedido, fomos conferir a lista de ingredientes e, de fato, não há energético: “Ingr.: Açúcar, xarope de glicose, goma base, gordura vegetal, amido, acidulante (ácido cítrico, ácido málico), aromatizante, emulsificante lecitina de soja, corante amarelo tartrazina”. Ou seja: não há energético no pirulito.

Partindo dessa premissa, começamos a duvidar da história. Será que foi “açúcar” que causou o ataque cardíaco no menino com sopro e sangramento no outro garoto? Para tirar todas as dúvidas, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Peccin. E aí descobrimos duas informações que derrubam a tese.

A primeira é que a história circula desde novembro do ano passado. Ou seja, não é nova e sempre com o mesmo texto. Segundo detalhe: desde então, a empresa não recebeu nenhuma reclamação direta relacionada aos casos descritos. Dá uma olhada no que nos respondeu a assessoria:

Ninguém entrou em contato. Nem com a gente, nem pelo SAC, nem por e-mail. É engraçado que a gente recebe sempre o mesmo texto, mas a gente não recebeu nenhuma reclamação de alguém que tenha tido esse problema com esse produto. A primeira vez que isso apareceu no Facebook era em novembro do ano passado em uma fan page e tentamos entrar em contato com a suposta consumidora e com a página, sem sucesso.

Aí fica a pergunta: por que alguém teria um problema tão grave com um produto preferiria criar um “textão” no Facebok e não entraria em contato com a empresa para reclamar. Mais do que isso: por que a pessoa sumiu, quando a empresa “foi atrás” dela?

Resumindo: nem os pirulitos têm energéticos (eles têm apenas substâncias que simulam o sabor do produto) nem os casos foram comprovados. Mais do que isso: ninguém entrou em contato com a empresa para reclamar. Já temos elementos para cravar que o pirulito não está causando ataque cardíaco por causa de energético e as histórias de ataques cardíacos, sagramentos e etc se tratam de boatos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.