Paracetamol P/500 contém vírus machupo, que é mortal #boato

By | 29/09/2016

Boato – A Rádio Nacional de Angola informou que o novo Paracetamol está vindo com vírus machupo, um dos mais perigosos do mundo. Não tomem.

Alô irmãos lusófonos de Angola. Aqui do Brasil, nós do Boatos.org saudamos vocês. É isso mesmo. O boato que vamos desmentir hoje vem da África, agora começa a circular pelo Brasil e fala sobre um remédio muito conhecido por aqui: o paracetamol.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Paracetamol P 500 contém vírus Machupo, diz boato

Paracetamol P 500 contém vírus Machupo, diz boato

De acordo um texto que circula por blogs, redes sociais e WhatsApp, a Rádio Nacional de Angola alertou a população para não tomar o novo paracetamol (mais branco e brilhante). O motivo é que ele tem um vírus mortal junto a ele: o machupo. Leia texto que circula online:

Rádio Nacional de Angola: AVISO URGENTE.Cuidado não tome o paracetamol que vem escrito P/500. É um novo paracetamol , muito branco e brilhante, os médicos provam que contêm vírus “Machupo”, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo. E com alta taxa de mortalidade. Por favor partilha esta mensagem, para todas as pessoas e familiares. E salve vida das mesmas…..Eu fiz a minha parte, agora é a sua Vez… lembre-se que Deus ajuda quem se ajuda fiquem atentos irmãos..

Paracetamol P/500 contém vírus machupo, que é mortal?

Olha que interessante. Tanto no Brasil como em Angola, o jeito que os boatos são escritos são muito parecidos. E como você deve imaginar, a história não passa de um boato. Vamos aos fatos.

Para começar, a forma que o texto é escrito já entrega o boato. O caráter alarmista, os erros de português e o incisivo pedido de compartilhamento denunciam a farsa. E um detalhe raro em boatos também nos ajuda a esclarecer: a citação à fonte.

Como o texto é atribuído à Rádio Nacional de Angola, tentamos ver se tinha alguma informação a respeito do assunto na página deles. Como era de se imaginar, nada foi encontrado.

Outro detalhe: Mesmo que a tal rádio tivesse alertado, seria cientificamente impossível que o vírus sobrevivesse tanto tempo em um comprimido. De acordo com este texto, o Machupo é transmitido de humanos para humanos e por meio de roedores. Outro detalhe: ele só existe na América do Sul e Central.

Por fim, a mesma história já circula na internet há alguns anos. A única diferença era o local e o vírus. A história, em 2011, circulava por Moçambique (um abraço para os moçambicanos que acessam o Boatos.org) e o vírus citado era o ebola. A história foi, também, desmentida na época.

Resumindo: não tem vírus nenhum no paracetamol P/500. Se você estiver com dor de cabeça pode tomar (ou não, se não quiser) o remédio. A história do machupo é só um boato que circula online.

15 thoughts on “Paracetamol P/500 contém vírus machupo, que é mortal #boato

  1. AnaGila

    Obrigada pelo esclarecimento.
    No meu país há muita “gente besta” mesmo!!!

    Reply
  2. Francisco

    Meus Deus, onde esse cara arrumou esse dicionário!
    Vai escrever errado assim em outro canto kkkkk

    Reply
  3. Paulo H.T.Deiró

    Quanto ao ao virus já imaginava ser boato, porém quanto ao uso do Paracetamol, só tenham cautela por causa do fígado. Pesquisem sobre…

    Reply
  4. Aldo

    Entre familiares e amigos, sempre enviam muitas mensagens aterrorizantes, mas graças ao boato.org, estou sempre pesquisando e atualizando os mal informados rs.

    Reply
  5. Gilmar

    É só fazer como eu faço. Vá a fundo e pesquise pra saber se é verdade ou não.

    Reply
  6. Paulo

    Agradeço ao blog por revelar a falsa informação.

    Reply
  7. Leonardo Batista de Araújo campos

    Mas como nos meros sidadaos vamos ter certeza de que é boato ou verdade
    Fica difícil acreditar nas duas enformaçao
    Estamos lançados a própria sorte

    Reply
      1. Tiao da Fiel

        iço é verdadi amigu, difissil aqreditar neças informassão paçadas pra nois, tamu tudo lanssado a çorte.

        Reply
    1. Jiraya

      Com um nível de educação e conhecimento da língua que você tem é difícil mesmo. Trágico…

      Reply
    2. Nat

      Se fosse verdade estaria noticiado em rádios, jornais, teria pesquisadores, médicos alertando sobre, ao invés disso temos conhecidos sem conhecimento profundo do assunto espalhando no boca a boca utilizando a crença religiosa no auxílio da propagação da mensagem.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *