Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Paracetamol deixou criança em coma e com manchas na pele #boato

Paracetamol deixou criança em coma e com manchas na pele #boato

Boato – Foto mostra criança que entrou em coma e ficou com diversas manchas no corpo após tomar paracetamol. Em áudio no WhatsApp, médicos recomendam que ninguém tome o remédio.

Em 2016, o Boatos.org desmentiu uma história que falava o que paracetamol P500 estava causando a doença machupo, um vírus mortal. No início de 2017, o boato voltou a viralizar e gravamos um vídeo a respeito do assunto (assista ao vídeo no final do texto). Agora, uma nova história sobre o remédio voltou a circular online.

Um áudio que circula por WhatsApp aponta que um menino ficou com diversas manchas na pele e entrou em coma após tomar paracetamol. A mensagem ainda diz que o médico fez a recomendação das pessoas não tomarem mais a medicação. Confira a transcrição:

Minha gente. Divulgue nos grupo porque isso é verdade, viu. Porque terminei de falar por telefone com a minha amiga e ela diz que mora vizinho a ela. E ele tava bem essa criança, só com febre e a mãe deu paracetamol e ele tá desse jeito. Começou a passar mal e levou, e tá desse jeito, em coma. Internado e a mãe e o pai tão… e o médico falou que fosse passando para todos para as pessoas não dar para os seus filhos e adulto também porque tem gente que toma né. Parar de tomar o paracetamol porque tem uma substância que tá causando isso. A gente tá avisando e alertando. Então, avise nos grupos.

Paracetamol deixou criança em coma e com manchas na pele?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que a história assustou muita gente. Esse fato somado ao pedido de compartilhamento feito pela autora do áudio só corroborou para que a imagem do menino (que não vamos mostrar aqui) fosse repassada para os quatro cantos da internet. Mas será mesmo que essa história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A resposta para a pergunta começou a ser solucionada na própria imagem. É possível ver um HGE – Hospital Geral do Estado na imagem. Pela logo, descobrimos que se trata do HGE da cidade de Maceió. Para descobrir se a história é real, entramos em contato com Secretaria de Saúde de Alagoas, que entrou em contato com a direção do hospital. Veja a resposta que recebemos:

O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que as lesões na pele de uma criança de três anos, interna na pediatria, cujas imagens circulam nas redes sociais, não possuem relação com o paracetamol e não é contagiosa. Conforme a equipe médica, as erupções e bolhas nas membranas mucosas e pele são consequências de uma doença chamada necrólise epidérmica tóxica, que pode ter origem diversa, não sendo, nessa situação específica, possível relacionar a causa.

Também informa desconhecer registros no maior hospital público de Alagoas de usuários com alergia ao paracetamol que resultem nesta enfermidade. E que o menor segue tratamento via antibiótico, com dieta específica, e atenção contínua de toda a equipe multiprofissional da Pediatria.

É claro que há outros fatores que corroboram para a história ser uma boato como, por exemplo, o próprio áudio (com informações vagas e sem dar fonte para a história) e o fato de o boato ter sido atribuído a outras cidades. Porém, a informação oficial já mostra que a história é falsa.

Resumindo: não há menino em coma por causa do consumo de paracetamol. O menino da imagem está no HGE, mas a enfermidade é outra. Parem de expor a imagem dele na internet. O bom senso agradece.

PS: Esse artigo foi uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou WhatsApp, no telefone (61) 99331 6821.