Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Papinhas de banana da Nestlé que vencem em 2017 têm vidro #boato

Papinhas de banana da Nestlé que vencem em 2017 têm vidro #boato

Boato – Atenção. As papinhas de banana da marca Nestlé que vencem em 2017 estão com vidro. Cuidado com os bebês.

Alertas falsos sobre problemas com produtos são tão ou mais comuns do que os próprios problemas com os produtos. Quem não lembra das histórias da larva no feijão ou do rato na Coca Cola que depois se configuraram com falsas? Desta vez, o produto que está sendo tratado como vilão é a “inocente” (nem tanto) papinha para bebês.

Papinha de banana está com vidro, diz boato
Papinha de banana está com vidro, diz boato

De acordo com um alerta que circula por WhatsApp, todas as papinhas de banana da marca Nestlé que vencem em estariam sendo recolhidas por causa de vidros misturados com o alimento. Leia:

“ATENÇÃO URGENTE!!! Para todos os pais, avós, babás, tias, tios, etc etc etc… Nestlé está pedindo a todos retornar todas as PAPINHAS de BANANA expirando 2017 pois eles podem conter vidro. Por favor copie e cole este para todos segurança de bebês. Código de barras 761303308973, mesmo se você não é um pai por favor me ajude para a frente neste post. Você poderia ajudar a salvar uma criança”

Papinha de banana tem vidro?

Uma informação como essa é um tanto quanto preocupante. Mas aí nós levantamos uma questão: será mesmo que está acontecendo isso? Na realidade, não. Para você ficar mais tranquilo, vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Quando um produto apresenta um problema e é preciso fazer um recall, a empresa é obrigada a divulgar a informação da forma mais incisiva possível. Porém, nada vimos em propagandas de TV ou mesmo em notícias algo que fale sobre problemas com lotes de papinhas de banana que vencem em 2017.

Voltando no tempo, descobrimos que esta história circula na internet desde o ano de 2011. À época, houve de fato um problema com vidro no produto. Só que isso aconteceu na França. Claro, que muitas pessoas pegaram a informação e falaram que ele estava com vidro no Brasil também. Por meio do Facebook, a empresa esclareceu o problema. Leia mensagem:

A Nestlé não está realizando nenhum tipo de recall de papinha de banana. Essa mensagem não é verdadeira e está relacionada a um recall voluntário e preventivo que ocorreu na França em 2011. Nossos produtos são produzidos de acordo com altos padrões de qualidade, pois segurança e qualidade são prioridades inegociáveis para a Nestlé. Obrigado!

Resumindo: a história que aponta que a Nestlé está recolhendo papinhas de banana por causa de cacos de vidro é falsa. Não passa de um boato que voltou à internet seja lá por qual motivo (talvez falta de outros boatos).

Ps.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores (e amiga) Lygia Carvalho, Beth Oliveira e Jorge Washimi. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.