Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra que ovos artificiais de plástico fabricados na China chegaram ao Brasil. De acordo com uma mulher, o ovo tem a casca dura, clara aquosa e película plástica.

Há alguns dias, o Boatos.org analisou dois vídeos que seriam a prova de que a China está produzindo ovos artificiais de plástico. Toda a análise está aqui, mas só para resumir: um vídeo era de um brinquedo e o outro vídeo era de um ovo estragado. Pensávamos que o assunto estaria encerrado. Mas eis que temos uma novidade.

Começou a circular um vídeo gravado no Brasil que apontaria que os ovos de plástico chineses chegaram por aqui. Na filmagem, uma mulher aponta o que seriam provas de que os ovos são artificiais: a clara do ovo é aquosa, a casca dura e ainda tem uma película de plástico. Assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

Amigos e amigas. Estou aqui. Acabei de comprar uma cartela de ovos aqui no Extra do Quitandinha. Estou aqui de novo para fazer o teste que nem eu mesmo estava acreditando. Olha a textura dessa clara não tem textura nenhuma, não tem cheiro. Um cheiro muito longe. Eles usam aromático entre a casca do ovo e a clara. A casaca é completamente diferente do ovo da galinha. Até um barulho, um som, não quebra. Isso é plástico puro, plástico, diretamente, não da galinha, mas da China para nós.

Então é isso que nós vamos comer? A gente sente os sintomas e doenças que estão aparecendo aí a todo momento e não sabemos nem o que é. Então vamos tomar uma providência sobre isso. O ovo tem que vir da galinha direto do seu produtor e não sendo produzido por mãos humanas. Isso aí é um absurdo. Isso aí está entrando no Brasil e eu estou mostrando para vocês. Mas espero que vocês compartilhem esse vídeo e faça um teste antes de comer plástico, antes de comer porcaria vinda de fora.

Vídeo mostra que ovos de plástico da China chegaram ao Brasil?

De muitos leitores, escutamos um “olha aí a prova”. Mas será mesmo que a história que aponta que ovos de plástico da China já estão sendo vendidos no Brasil é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O primeiro ponto que desvenda a história está na própria mensagem. Ela tem todas as características de boatos na internet. É vaga, alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Só por isso, já deveríamos desconfiar da informação.

O segundo ponto que desmente a informação está na própria lógica da tese. Imagina quanto custaria para uma empresa importar ovos do outro lado do mundo, arcar com o custo de produção dos mesmos e se arriscar com autoridades sanitárias? Que empresa faria isso?

Por sinal, a tese descrita pela senhora do vídeo não faz o mínimo sentido. Para começar, ela diz que “já sabe que o ovo é de plástico”. Como ela tem tanta certeza do conteúdo do ovo se é o primeiro que ela tira da bandeja? Se os absurdos que ela falou parassem por aí, tudo bem. Mas não foi isso que aconteceu.

Primeiro, ela reclama da “clara ser aquosa”. Apesar da imagem não conseguir provar se ela está ou não, a clara pode, sim, estar aquosa se o ovo não for fresco e não por “ser de plástico”. Este texto explica.

Outro detalhe que também denuncia a farsa está na hora que ela fala que a casca é de plástico por ser dura. Isso não tem nada a ver com material e sim com a alimentação (este texto mostra) do frango. Vale dizer que não é possível, com base no vídeo, dizer que a casca é dura. Se você notar, a mulher bate a ponta, justamente a parte mais resistente do ovo.

Outro detalhe “furado” apresentado no vídeo: a “película”. Trata-se de uma membrana que todo o ovo tem entre a casca e a clara. Neste link há um diagrama que a descreve como membrana da casca. Ou seja, não é nada de excepcional. Esses três pontos mais as características do vídeo já mostram que ele é falso. Mas não para aí. Há mais dois detalhes que acabam com a farsa.

A empresa Perfa, responsável pelos ovos mostrados no vídeo, negou publicamente que vende ovos artificiais importados da China. Por sinal, a empresa falou o óbvio: que acredita que as pessoas conseguem perceber as inverdades do vídeo. Leia a nota oficial.

Aos clientes e consumidores dos produtos Per´fa alimentos. A Perfa alimentos, esclarece ao público em geral que existe um vídeo circulando em grupos de Whatsapp e páginas do Facebook com a falsa informação de que seus produtos são de plásticos e importados da China. Apesar de acreditarmos que os consumidores conseguem perceber as inverdades do vídeo, o nome da empresa está sendo exposto de maneira indevida e ilegal, associando-a à uma fraude em produtos alimentícios e de origem animal.

Diante deste fato, a Perfa alimentos não só repudia notícias falsas más está tomando as medidas necessárias a identificação da origem do vídeo. A Perfa alimentos é uma empresa que está no mercado a mais de 30 anos fornecendo produtos dentro de um rigoroso controle de qualidade aos seus consumidores, além de ter seus controles de produção auditados pelo SIF – serviço inspeção federal – ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Não compartilhe notícias falsas, além de ser errado, é crime. Depto qualidade

Só para terminar: o Brasil não importa ovos da China. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ovos não estão entre os produtos importados da China. Como que o ovo de plástico chegaria em massa nas prateleiras se a importação nem é registrada?

Resumindo: a história que aponta que os ovos de plástico da China chegaram ao Brasil é falsa. Assim como nos vídeos que desmentimos na semana passada, a filmagem que viralizou e foi gravada por aqui não prova nada. É mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

41 comentários em “Ovos de plástico da China chegaram ao Brasil, mostra vídeo #boato

  • 30/06/2018 em 22:55
    Permalink

    Boatos saiu agora um vídeo de um vigilante que filmou uma menina subindo uma escada rolante no shopping de Caruaru, Pernambuco. Suposta fantasma. Será que é verdade. Não achei nenhuma informação mais a fundo sobre o assunto.

    Resposta
    • 03/07/2018 em 19:55
      Permalink

      É falso! Apenas um viral pra promover uma atração (casa do terror) do shopping.

      Resposta
  • 30/06/2018 em 03:33
    Permalink

    Me chamo André. Rio de janeiro
    Não tenho dúvidas sobre o caso dos ovos de plásticos .pois sendo vendidos no carro do ovo a maioria são falsos. Como já comprei e testifiquei a fralde. Sobre os ovos comprados em mercados .continuem comprando .pois eu também compro e e grande a diferença …

    Resposta
    • 01/07/2018 em 21:32
      Permalink

      No EXTRA EM NITEROI COMPRARAM ESSE OVO DE PLASTICO

      Resposta
    • 02/07/2018 em 12:09
      Permalink

      Verdade!! Comprei 30 deles de um fornecedor chinês no wish!!! Chegou rápido no Brasil, mas os correios demoraram 80 dias para me entregarem aqui no rio!!!

      Resposta
  • 29/06/2018 em 23:08
    Permalink

    O grande problema é que as galinhas de hoje estão utilizando muito silicone e botox.

    Resposta
  • 29/06/2018 em 17:45
    Permalink

    Se alguém que conhece um mínimo de injeção plástica ler só o título (e as feitas na China costumam ser bem rudimentares a excetuar-se as de produtos de primeira linha como celulares) vai dar gargalhada… Como injetar, com qualquer polímero existente hoje num molde ou mesmo por sopro térmico, um ovo perfeito, sem marca de injeção ou emenda do molde e, ainda por cima, que quebre com características similares à de um ovo, batendo na mesa? E ainda conseguir encher antes com um material mole e ainda que seja a maior porcaria, comestível? Histérico!!! Se alguém fizer isso um dia vai é patentear e vender um ovo desse por um preço mais caro que a criação inteira de uma granja, para aqueles colecionadores de feitos exóticos da engenharia! Vamos nos alfabetizar em ciências básicas, Brasil! Os crentes nessa bobajada assistam a um vídeo sobre injeção – temperatura e pressão num processo de fabricação plástica qualquer, pra aprender, depois conclua se não é mais fácil viajar pra Marte do que construir um ovo em plástico com algo comestível dentro… o paraíso da Fake News é a ignorância em processos… em física… em química… básicos.

    Resposta
  • 28/06/2018 em 13:04
    Permalink

    Infelizmente, esta matéria não comprova a inveracidade da informação dos ovos. Existe sim, ovos fabricados na china e são tóxicos. Já recebi outros videos, de vários lugares, mostrando a diferença dos ovos. É preciso mais do que conjecturas e sim testes que comprovam o que temos consumido!

    Resposta
    • 02/07/2018 em 12:57
      Permalink

      Por que ter despesa e trabalho fabricando ovos artificiais?
      Quem acredita nessa baboseira que compre meia dúzia de galinhas de carne e osso, crie em uma gaiola num canto do terraço ou da sala e depois terá ovos frescos direto da fonte.

      Resposta
  • 28/06/2018 em 00:23
    Permalink

    A gente sabe que o país tá no fundo do poço quando a matéria esclarece tudo usando argumentos sólidos, mas algumas pessoas se negam a acreditar e ficam teimando. Devem ser as mesmas pessoas que acreditam que a terra é plana.

    Resposta
  • 27/06/2018 em 16:45
    Permalink

    Para evitar problemas é simples. Vamos criar galinhas é a melhor escolha, rsrsr.

    Resposta
  • 27/06/2018 em 03:37
    Permalink

    A questão nao e a marca mas sim os ovos que estamos consumindo por aqui,
    tambêm acho que deveria ser testado o ovo em questao ,pois comprei
    ovos bem estranhos e bem parecidos com esses do video aqui em São Paulo …

    Resposta
  • 27/06/2018 em 00:31
    Permalink

    Eu acho que a autora do vídeo o fez para conseguir vender os ovos do galinheiro dela, devido a queda nas vendas causada pelo preço do bandejão 30 ovos do concorrente chinês! Hahahaha

    Resposta
  • 27/06/2018 em 00:19
    Permalink

    Boa noite!
    Concordo plenamente com o Abgail, somente negar…não traz credibilidade…. Pra mim vcs são uma farsa… Como informam que a teoria do ovo de páscoa é… Eu não acredito nessa teoria, porém não posso dizer se é falsa apenas pelo achismo… E se quer realmente esclarecer as dúvidas deve correr atrás de conteúdos que provam a informação que vcs noticiam…. Site fake… Todos os que acreditam.

    Resposta
    • 05/07/2018 em 16:29
      Permalink

      Sei que provavelmente você não vai ler essa resposta, mas vamos lá.
      O site não é falso, ele é verídico e apresenta várias teses como mostradas na postagem. Recomendo que leia a postagem. A respeito dos ovos de plástico eu não encontrei nenhuma fonte confiável que tenha testado de verdade a veracidade dos ovos. Poderia me informar uma fonte legítima (Que não seja blog de fundo de quintal) que mostre sobre os ovos de plástico? Pelo visto o único fake é você.

      Abraços,
      Tenha um péssimo dia.

      Resposta
  • 26/06/2018 em 23:29
    Permalink

    Valeu, tirou minha dúvida, não precisa ir atrás de ninguém, depois que juntamos os fatos, é boato mesmo. Obrigada

    Resposta
    • 28/06/2018 em 20:34
      Permalink

      Você leu a matéria até o final?
      Se leu, deve ter visto que existe uma nota apontando para outra matéria da própria Superinteressante, em que eles agradecem ao Boatos.org pelos esclarecimentos, confirmando este artigo aqui.

      Resposta
    • 29/06/2018 em 21:22
      Permalink

      Leia a atualização do site da Super…, confirmando que tudo se tratava de uma fake news

      Resposta
  • 26/06/2018 em 17:39
    Permalink

    Infelizmente não foi suficientemente esclarecedor. Tem que melhorar mais nos artigos, pesquisar mais, ir atrás da verdade. Deixo a dica.

    Resposta
    • 28/06/2018 em 08:44
      Permalink

      Já é esclarecedor no momento em que nao impirtamos ovos da china. Entao impossivel ter essa quantidade de ovos nas prateleiras dos mercados, como muitas pessoas vem dizendo. Ninguem ameaçaria por sua empresa em risco pra vender ovo de plastico. E outra a marca que aparece no video é brasileira, produz os ovos aqui mesmo.

      Resposta
  • 26/06/2018 em 16:44
    Permalink

    Realmente concordo com o comentário do(a) Abigail, seria bem mais convincente se a prova do falado ovo de plástico fosse feita por vocês, in loco, pois infelizmente estamos no Brasil e nem tudo que e importado pode estar registrado Aqui o jeitinho brasileiro sempre prevalece… Acho que seria difícil a China chegar a produzir ovos iguais a uma galinha mas não duvido que possa ser produzido algo parecido… E que chegue aqui… facilmente afinal nossas leis são arcaicas, muito ultrapassadas e favorece qualquer pessoa com má fé

    Resposta
  • 26/06/2018 em 16:11
    Permalink

    Uma pena, mas o texto da indústria alimentícia está repleto de erros de Português, como confundir “más” com “mas” e “a” com “há” (no sentido de tempo passado).

    Pelo visto, não se pode verificar se uma notícia é fake news baseado em falta de domínio do idioma.

    Resposta
  • 26/06/2018 em 15:17
    Permalink

    Tá, acho que nem precisa desvendar por partes, basta tentar comê-los se for de plástico dá pra ficar mastigando como chiclete. E outra, se há a galinha (pata?) de ovos de ouro, por que não de plástico isto sim seria bem típico dos produtos chineses, aliás, ching ling. kkkkk

    Resposta
  • 26/06/2018 em 13:03
    Permalink

    Bom dia!
    Concordo com a Abigail, vcs apenas expressaram uma opinião. Não percebi nenhuma argumentação convincente por parte de vcs provando q a constatação da senhora fosse mentira.

    Resposta
  • 26/06/2018 em 12:34
    Permalink

    Antes que vocês percam a credibilidade, eu mesmo já não ponho fé em 100% do que vocês tentam afirmar ser boato. Deveriam realmente aprofundar mais as pesquisas. Esse caso do ovo não é boato coisa nenhuma. A revista Superinteressante já havia divulgado tempos atrás; Existe sim o golpe do ovo falso fabricado na China. Ele não presta para comer nem nada… mas no Sul da China tem acontecido esse golpe. Se informem melhor.

    Resposta
  • 26/06/2018 em 11:13
    Permalink

    Penso que vcs deveriam ir mais fundo na informação, pq aqui tbem está só falácias, pq não entrevistam a mulher e não testem o ovo que ELA diz ser falso?? não que eu acredite nisso, mas, vcs estão indo pelo mesmo caminho! Apenas falando, não provando nada!!! Fica o fito pelo não dito! Pra mim vcs tbem são FAKE, estão perdendo a credibilidade! Só falação com TD nesse país!!!

    Resposta
    • 26/06/2018 em 12:03
      Permalink

      Eles não estão apenas falando, imbecil, estão confirmando apenas conhecimentos clássicos, básicos, sobre a forma do ovo.

      Resposta
    • 26/06/2018 em 14:00
      Permalink

      Acreditar em quem se ainda não comprei esses tipos de ovos quando chegar na minha mãe acredito em um dos lados kkk,por enquanto não creio em nenhum

      Resposta
    • 26/06/2018 em 14:48
      Permalink

      Eu comprei uma caixa de ovos exatamente igual a esta! Não sei de qual procedência vem este ovo, mas infelizmente ao ver este vídeo choquei! ele vem sim com esta pele por dentro da casca, não tem cheiro, uma clara parecendo água! Só digo uma coisa que seja de uma granja totalmente saudável. Vamos aguardar mais notícias falando sobre isto! Já que os ovos diz todos confiando em procedência.

      Resposta
    • 26/06/2018 em 17:46
      Permalink

      Cadê o rosto, nome, contato da criatura que gravou o vídeo? Como descobrir onde teve início o compartilhamento? Acredito ser fake por esses motivos. Não tem p/ quê esconder a cara se está falando a verdade…

      Resposta
    • 26/06/2018 em 22:08
      Permalink

      O texto da bons argumentos do porque não faz sentido os ovos serem de plástico, além de mostrar as características do mesmo. No vídeo da para perceber que a mulher está convencida que os ovos são ruins antes mesmo de quebrar a casca. Não há por que ir atrás da mulher se não faz menor sentido as afirmações que ela diz. Mesmo assim Você ainda acha que a mulher merece alguma consideração, mesmo sendo um vídeo compartilhado em tom alarmista sem nenhuma comprovação. Não adianta mostrar e dar bons argumentos que a notícia é um boato se você está convencida que ela é verdadeira.

      Resposta
      • 30/06/2018 em 03:28
        Permalink

        Se a mulher queria mesmo provar que os ovos eram de plástico, porque não abriu outros também? A caixa estava cheia ou ela estava guardando para comer? kkkkkkk

        Resposta
    • 27/06/2018 em 03:22
      Permalink

      Exatamente meu amigo! Aqui também deve ser fake, uma vez que só escrever não prova nada. Façam os testes!!

      Resposta
    • 27/06/2018 em 11:29
      Permalink

      Parabéns pelo comentário. Todos sem provar nada.

      Resposta
    • 27/06/2018 em 16:33
      Permalink

      Quer mais provas que essa? Triste ver como o povo não tem senso científico e acredita em qualquer coisa, e outra, como eles vão atrás da mulher se essa é uma notícia fake? Ela jamais daria um endereço real pois sabe que vai tomar um processo por difamação.

      Resposta
      • 29/06/2018 em 21:27
        Permalink

        Atualmente é possível fazer rastreio de mensagens encaminhadas.

        Resposta
    • 27/06/2018 em 17:52
      Permalink

      fAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS Abigail.

      Resposta
  • 26/06/2018 em 03:06
    Permalink

    Eu sempre antes de divulgar ou compartilhar vídeos de fontes não confiáveis …vou sempre em boatos.org, VCS são bons nisso parabéns por esta ferramenta !

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)