Nova droga DOFE é usada nos olhos e vendida nas raves #boato

Boato – Acabaram de lançar uma nova droga para arruinar a vida dos jovens. Ela se chama DOFE, é usada nos olhos e vendida nas raves.

Há alguns dias, o Boatos.org falou sobre uma suposta nova droga que estaria sendo lançada para “arruinar a vida dos nossos jovens”, a Manga Rosa. Menos de um mês depois de desmentirmos este boato, uma nova história aparece online.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Um vídeo que circula em redes sociais desde o início do mês de agosto de 2017, mostra uma jovem colocando uma substância nos olhos e, em seguida, tendo algo similar a uma convulsão. Junto ao vídeo (que não vamos exibir aqui), uma mensagem vem sendo compartilhada. Ela alerta para a tal droga que teria sido usada nos olhos. O “DOFE”. Leia alguns dos textos que circulam online:

Essa é uma nova droga, DOFE. Vejam que só mesmo quem é idiota, imbecil, patético, usa uma p… dessa. Depois vai dar trabalho para saúde, polícia…Divulguem isso, para que ninguém faça uso dessa m…

Atenção pais! Olha aí a nova droga, e olha as consequências, só Jesus pra libertar, João 8.32.36: parte 1 o nome da droga é DOFE

*Acabaram de lançar mais um tipo de DROGA para arruinar a vida de nossos jovens* *O nome da DROGA é DOFE* *Pais e Mães, fiquem alertas!!!*

Nova droga DOFE é usada nos olhos e vendida nas raves?

O vídeo e a mensagem circularam com muita força no Facebook e no WhatsApp. Mas será mesmo que a droga chamada DOFE está sendo vendida nas raves? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Na realidade, o vídeo mostra uma droga que não tem nada de nova e um método perigoso, mas ainda desconhecido por muitas pessoas. A filmagem mostra o uso de LSD pelos olhos. O alerta sobre o método aparece em matérias de 2010 da BBC.

De acordo com a reportagem, a forma de consumo teria se espalhado pela Espanha e acarretaria mais riscos do que, por exemplo, o uso de LSD na língua. Além de poder causar cegueira, o LSD no globo ocular faria com que a droga chegasse ao sistema nervoso sem ser filtrada pelo fígado. Ou seja: efeito mais forte e riscos maiores.

Mas de onde saiu a tal história do DOFE? Simples: na filmagem, uma amiga (muito amiga, hein) filma a pessoa que acabou de colocar a droga nos olhos e faz o seguinte alerta:

Gente, não usa doce, ela tem 20 anos. Droga, não foi lança, foi “DOFE” (doce). Minha melhor amiga, minha prima de consideração. Gente.

Não sei se você percebeu, mas quando ela tentou falar “doce” pela segunda vez, saiu “DOFE”. Logo, alguém escutou a palavra e chegou à conclusão de que ela estava usando uma nova droga chamada DOFE.

Resumindo: a história que aponta que uma nova droga chamada DOFE está circulando entre jovens é falsa. Tudo foi uma confusão com a narração de um vídeo que viralizou na internet. Antes que vocês perguntem: não sabemos se foi uma overdose que a menina do vídeo teve e nem o estado dela no momento.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de Kelly Ramos e de diversos leitores via Whatsapp, se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e Whatsapp no telefone (61) 99331-6821. 

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

3 comentários em “Nova droga DOFE é usada nos olhos e vendida nas raves #boato

  • 08/08/2017 em 19:05
    Permalink

    Achei ridículo o bloqueio de copiar trecho do texto, forçando o usuário compartilhar no Facebook. Como se fosse a coisa mais difícil do mundo inspecionar o código HTML e copiar o trecho, e outra compartilha no Facebook quem quer.

    Resposta
  • 07/08/2017 em 15:30
    Permalink

    Pessoa acima dos 70 anos tem direito de sacar PIS de um salário?

    Resposta
  • 07/08/2017 em 10:10
    Permalink

    Voces estão copiando o conteudo do meu site. Texto e imagens sem autorização previa do autor. Já estamos providenciando uma denuncia por plagio contra o dono deste site e tambem vamos enviar uma denunciar para o GOOGLE informando tais praticas. Vocês não ver que sites de humor não é site jornalistico? voces pegam uma piada e vai desmentir? Falta do que fazer né. Isso tudo pra ganhar centavos com ADSENSE? ta pra morrer de fome em! Canalhas ladrão de conteudo. vou denunciar voces. aguardem

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)