Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Notícia falsa: coordenador de Samu é demitido por causa de Luciano Huck

Notícia falsa: coordenador de Samu é demitido por causa de Luciano Huck

Boato – O coordenador do Samu de Campo Grande (MS), Eduardo Cury, foi demitido após se revoltar e fazer críticas ao tratamento privilegiado que Luciano Huck e Angélica tiveram no SUS.

Quando uma notícia de impacto chama atenção no Brasil, pode ter certeza de que ela virá acompanhada de um bom boato. Com o acidente de avião que deixou os apresentadores Luciano Huck e Angélica feridos não foi diferente. Na web, chegamos a ver até “fotos exclusivas de Angélica após o acidente”.

Coordenador do Samu é demitido após acidente de Luciano Huck, diz boato
Coordenador do Samu é demitido após acidente de Luciano Huck, diz boato

Agora a informação que circula online dá conta de Eduardo Cury, coordenador do Samu de Campo Grande (MS), teria sido demitido após fazer críticas ao tratamento privilegiado recebido por Luciano Huck e Angélica no SUS. Leia o texto que circulou por blogs e redes sociais:

Coordenador de Samu é demitido por causa de Luciano Huck! Veja isso

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Depois das declarações do coordenador do SAMU na Capital, Eduardo Cury, houve repercussão nacional, segundo o Coordenador o hospital que atendeu Luciano Huck e Angélica negou atendimento a 6 pessoas na manhã de domingo.

A repercussão foi bombástica para o hospital, em nota responsável pela Santa Casa, lamenta as declarações do coordenador do SAMU, e diz que “Cabe ao regulador municipal, enquanto autoridade sanitária, decidir pela melhor assistência ao paciente. Se estes se encontram na UPA porque o regulador decidiu que diante das circunstâncias, esta unidade é o local disponível mais indicado”, explica.

Depois das declarações o Coordenador do SAMU foi demitido, por falar a verdade, é bom lembrar que Huck e Angélica foram atendidos pelo SUS, isso quer dizer que o hospital não vai receber do Luciano Huck e nem da Angélica e sim do governo pelo atendimento, mas se vai receber do Governo, Qual o motivo do hospital constantemente se negar a atender cidadãos de bem que não são celebridades?

Vamos aos fatos. O primeiro é que Eduardo Cury realmente existe (não foi um nome inventado) e fez declarações fortes depois que soube que pacientes deixaram de ser atendidos por causa dos apresentadores. Essa matéria do Correio do Estado aponta que ele “se revoltou” com isso. Essa, da Veja, também fala sobre o assunto. Porém, ele não foi demitido.

O que causou a confusão foi que uma notícia antiga voltou a circular na web. É do site Campo Grande News, que falou sobre a demissão de Cury. Mas uma detalhe, isso aconteceu em 2009. Ou seja, muito antes do acidente de Luciano Huck e Angélica.

Para acabar com toda confusão mesmo, o próprio Cury desmentiu a história via Twitter:

Sendo assim, podemos afirmar que Eduardo Cury, coordenador do Samu de Campo Grande, não foi demitido por falar mal do atendimento dado pelo SUS para Luciano Huck e Angélica. A história é um boato que nasceu da junção de diversas notícias verdadeiras, mas ocorridas em outras épocas.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Ana Paula Soares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.