Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola, aponta alerta falso

By | 01/05/2015

Boato: Vinte e três pessoas foram internadas após beberem Fanta e Coca-Cola. Elas estavam com falta de atividade renal e tumores.

Entre os tipos de boatos que circulam na internet, existe aquela categoria de história que circula, é desmentida e depois volta a circular após sofrer uma pequena modificação. É o caso da história de hoje. Em 2013, o Boatos.org publicou um texto desmentindo a informação de que o refrigerante Fanta Uva causava câncer e problemas nos rins. À época, nós havíamos indicado que o texto circulava desde 2006.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Alerta fala de refrigerantes e câncer

Alerta fala de refrigerantes e câncer

Pois então. Em 2015, o boato voltou a viralizar na web. Porém, a Fanta Laranja e a Coca-Cola passaram a ser citadas na história. Assim como no boato de 2013 (e no de 2006), o texto conta que 23 pessoas haviam sido internadas no Hospital das Clínicas e as pesquisas apontavam que elas estavam com grandes quantidades de Fenofinol, Almeido e Voliteral. Leia o texto, que desta vez também circulou pelo WhatsApp, além de blogs e redes sociais:

<< ALERTA GERAL

Não beba FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA

A propaganda parou… Por quê? Reparem… A propaganda quase não se vê mais na mídia… Porque será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes. Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga. Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto.

Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes. Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante. Pelo amor de “DEUS”… Passem esta mensagem para frente. Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Monique Freitas

Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria. Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem. Não custa nada fazer nossa parte.

Pois bem gente. Não vamos discutir se o consumo de refrigerantes é saudável ou não (até porque tudo em excesso faz mal, não é cidadão?). Mas agora, os elementos contidos no texto podem ser totalmente refutáveis.

O primeiro ponto está justamente no boato ter muito tempo e sempre ser modificado. Se fosse uma história séria, ela não mudaria com o tempo. Para além, disso, note que os elementos citados no texto (Fenofinol, Almeido e Voliteral) não existem. São todos inventados pela mente brilhante que criou o boato.

Para além disso, a Coca-Cola não admitiu o problema e tampouco paralisou com a propaganda. Se você assiste TV, vai trombar com alguma propaganda de refrigerantes da marca. Resumindo: o consumo excessivo de refrigerantes até pode fazer mal, mas a história de que pessoas foram internadas com tumor no reto após beber Fanta e Coca é totalmente falsa. Mais um dos clássicos boatos da internet.

PS: esse artigo foi uma sugestão do leitor Fábio Melo de Ávilla. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

25 thoughts on “Não beba Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola, aponta alerta falso

  1. Carmen Lúcia de matos almeida

    Eu jamais deixarei de beber coca cola !!

    Reply
  2. Roberto Warken

    Boa tarde!

    Para mim, circular este conteúdo é criar um factóide l para gerar mais publicidade, usando o mesmo HOAX.

    Aquilo era HOAX. Esse e-mail educador funciona da mesma maneira, como um telefone sem fio.

    E gera, óbvio, tráfego na Web.

    Reply
    1. Ercio Santos

      Esse texto é boato.

      Refrigerante faz mal assim como beber água demais também faz mal.

      Veja o artista da Globo que morreu recentemente…..

      Reply
  3. george

    Eh muito que nao ter o que fazer mesmo. Bando de vagabundos que ficam criando isso ai maioria vivem as custas do governo.

    Reply
  4. Vander

    Acredito que um blog que se preza tem que excluir todos os que não sabem respeitar as opiniões alheias esquecendo completamente q podem responder por danos morais pelo que falam

    Reply
  5. teixeira

    É CORNO ;É VIADO;E FILHO DE RAPARIGA ;OS QUE NÃO TEEM O QUE FAZER E POSTAM ESSES COMENTÁRIOS SOBRE A COCA – E FANTA SERIA BOM SER PROSSESSADOS E LEVAREM PAU NA BUNDA PRA LARGAR DE SER VAGABUNDOS. SE ACHOU RUIM SE LASQUEM.

    Reply
  6. D.A.P.

    Holy shit
    Pior é a ignorância daqueles que repassam sem ao menos pesquisar no google.
    E para aqueles que estão comentandp aqui mesmo com indagações sobre se é verdade: não, caramba! O próprio texto já diz.
    Além disso, se isso ocorresse, haveriam meioa de comunicação muito mais formais do que o essas redes sociais pelas quais recebemos correntes noite e dia. Reparem nos erros de português, isso ajuda a identificar boatos mal elaborados.

    Reply
  7. Célia Maria

    Simples! O corante é veneno sempre! Foi lançado um fio dental sabor uva, de renomada marca com o qual tive problemas. Acionei a empresa. Foi o tempo de recolher e não mais vi no mercado!
    Não é só refrigerante, os sucos envasados nada têm de natural!
    Até o suco que nós mesmos preparamos têm que ser utilizados logo, não devem ser guardados por horas, nem na geladeira.

    Reply
  8. Ronaldo Muller

    Não é obra do diabo, santa ignorância, é obra da química humana mesmo.

    Reply
  9. Jamil kassem

    Refrigerante nenhum presta mesmo,se for ver também q q não faz mal hj em dia.a maioria dos alimentos vem conservantes,frutas e verduras com agrotóxicos. Em fim tamo lascado.RS.Mais de pra evitar bastante coisa para o bem da saúde.

    Reply
  10. Afonso Alef

    E quanto à tal doutora Monique? NAda em relação à ela foi citado!

    Reply
  11. matthews

    não ta passando msm propagandas da coca nem das fantas e nem kuat… e a nova propaganda da coca parece mais q ela quer se defender de algo.

    Reply
  12. Fabio Muniz Costa

    há muito tempo num tomo essas porcarias e aviso todos os meu amigo a não tomarem, tudo isso, essa formula maldita de satanás para um certo controle populacional… além de destruir o organismo, sistema imunológico,digestórios e outros, acaba o ph do sangue, tornado seu corpo ácido ambiente perfeito pro cancer!..
    Tô fora de refrigerante em geral tudo obra do diabo..

    Reply
    1. teixeira

      FABIO MUNIZ VÇ É CORNO VOU TOMAR UMA FANTA JUNTO COM SUA MULHER OU SUAS IRMÃS E NU DE PAU DURO…CORNO DA PESTE!!!!! DOIDO. VIADO DA PESTE…MISERAVEL..INFELIZ DAS COSTAS OUKA!!!!!VAGABUNDO DESGRAÇADO .TOME NU CU ..LADRÃO SEBOSO PORCARIA E O QUER VÇ É. SEU PESTE!!!! SE ACHOU RUIM FODA-SE EMBAIXO DE UM CABALO.BANDIDO.

      Reply
      1. teixeira

        VÇ É UM VERDADEIRO FILHO DESATANÁS..FORA DIABO..DA PESTE!!!! ORE SEBRE OS ALIMENTOS E ELES TRARÃO BENEFICIOS..SEU DESGRAÇADO.

        Reply
      2. Zé Foguete

        Vai aprender a ler e escrever Analfabeto

        Reply
  13. Fernando Marcos

    Estes 3 refrigerantes podem sim causar problemas, mas devido aos corantes carmim, amarelo e caramelo (entre outros). São altamente carcinogênicos com uso constante e a longo prazo. Lembrando que não é somente nos refrigerantes que fazem parte estes tipos de corantes. Alguns países até proíbem o uso de certos corantes, obrigando a trocarem por corantes mais naturais.

    Reply
    1. teixeira

      AILTON DOIDOP O UNICO REFRIGERANTE QUE NÃO FAZ MAL É O COADO NA CAÇOLA DE SUA MÃE AQUELA PUTA VEIA DO CU CHEIO PÉIA. DOIDO DA PESTE!!

      Reply
      1. Zé Foguete

        Cara mais uma vez vai aprender a ler e escrever analfabeto !

        Reply
  14. Fernando

    Acabei de receber esse mesmo texto, mas agora falando da cerveja Skol.

    Essas 23 pessoas são azaradas hein? Haha

    Reply
    1. teixeira

      FERNANDO CONCORDO TODA BEBIDA ALCÓLICA TEM PACTO COM O DIABO!!!!!!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *