Mito: consumir alimentos de microondas faz mal à saúde

By | 29/10/2013
Mito diz que água de microondas mata plantas

Mito diz que água de microondas mata plantas

Boato – Ao esquentar uma comida no microondas, os nutrientes do alimento se perdem e são criados compostos radiolíticos, elementos que não podem ser encontrados na natureza.

O forno microondas é uma das maiores vítimas dos mitos que circulam dentro e fora da internet. Periodicamente, alguns textos falando dos males do alimento circulam pela web. Um desses textos, que pode ser lido na íntegra aqui, alerta sobre os perigos que estaríamos passando ao consumir alimentos esquentados em fornos microondas.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

De acordo com o texto, que circula principalmente em blogs, um dos grandes problemas do microondas é que ele “corrompe” o DNA dos alimentos e acaba fazendo com que o corpo não reconheça as substâncias que a pessoa consome. Essa nova substância seria chamada de “compostos radiolíticos”. Para se proteger, o corpo transformaria o alimento em gordura.

O texto também cita alguns estudos que falam dos males do microondas como o do suíço Hans Hertel e da Universidade de Stanford. O texto ainda conta que um processo aberto depois da morte de um paciente que recebeu sangue esquentado no forno microondas e que o aparelho havia sido proibido na Rússia.

Por fim, o texto mostra uma experiência feita com duas plantas. Uma delas foi regada com água fervida no microondas e outra com água sem ser fervida. Em nove dias, a planta regada com água fervida morreu enquanto a outra estava saudável.

Ok. Agora vamos separar o que é fato e mito no gigantesco texto descrito. Realmente houve um estudo do professor Hertel acerca do microondas. Porém, o estudo nunca chegou a ser publicado tampouco goza de prestígio na comunidade científica. É isso que aponta este texto.

Também é fato que a antiga União Soviética baniu o microondas. Mas vale lembrar que isso foi feito no período da Guerra Fria e que o microondas é um “artefato feito no ocidente”.

Já em relação à questão da água aquecida e as plantas. Este texto do Snopes mostra outras experiências de plantas regadas com água aquecida no microondas em que nenhuma morre.

Em relação à teoria de que o DNA é corrompido pelo microondas: ela também é derrubada em uma rápida pesquisa na internet. Este texto da Universia mostra que não há modificação de DNA em comidas aquecidas. Até existe certa perda de nutrientes, mas isso acontece com todos os tipos de comidas aquecidas.

Esta outra matéria do Hyperscience mostra inclusive que comida de microondas perde menos nutrientes do que alimentos cozidos em panela de pressão.  Sendo assim, chegamos à conclusão de grande parte do que é descrito no texto não passa de mito. O problema está muito mais no que você come do que qual a forma que foi feita.

Este texto foi sugerido pela leitora Elza Augusta. Para sugerir um texto para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo site. 

6 thoughts on “Mito: consumir alimentos de microondas faz mal à saúde

  1. Jefferson

    Você “caça” e descobre falcatruas com base em sua experimentação pessoal em laboratório de pesquisa ou catando textos na internet para corroborar o que você acredita? Se é pela internet está fazendo o mesmo que aqueles que dizem que o microondas não é benéfico para aquecer. E sim, o microondas ioniza a água.

    Reply
  2. Alexandra Romaneiro

    este artigo tem alguma verdade, mas o outro tambem tem e o que é certo, é que o Dr. Masaro Emoto, cientista Japonês, demonstrou através da agua, que o microondas realmente não é coisa para uma saúdavel alimentação, agua está presente em todos os alimentos e fisicamente nós somos minimo 70% de agua, sim tudo o que é bem cozido ou cozido em demasia, fica oxidado e perde nutrientes, a panela de pressão faz esse efeito, mas as ondas do microondas reagem através das molecolas da agua, que são exterminadas por completo e isso não me parece coisa boa, alem de estar demonstrado, de maneira muito mais subltil, mas claro, através de imagens que a própria agua cria e nos é demonstrado como linguagem. quem tem curiosidade em saber o que mostra e diz a agua aquecida ou cozinhada no microondas procure, vale muito a pena e depois decida!

    Reply
  3. FernandoGoias81

    Excelente!! É preciso ter cuidado com o que se lê na internet. O mais importante são as fontes e a credibilidade delas. Estava pesquisando alguns aparelhos pela rede e me deparei com aquele texto alarmista sobre o microondas. Naturalmente fiquei cismado. Com um pouco mais de pesquisa, verifiquei que não passa de um texto tendencioso, mal construído e que aquele que o elaborou precisa se informar mais (veja-se o exemplo da URSS). Parabéns pela desmistificação!

    Reply
    1. erotildes

      Gostei de ler e saber mais, afinal, como somente comida feita no microondas. Frutas e legumes in natura, são um complento que faço uso diário.
      O que percebo é que acabamos não consumindo gorduras e açúcar, logo, acredito que seja bem mais saudável.
      Muito bom o artigo.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *