Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Colocar limão no copo de cerveja é fatal #boato

Colocar limão no copo de cerveja é fatal #boato

Confira a versão 2020 do desmentido sobre o limão no copo de cerveja neste link.

Boato – Texto na web alerta para caso de morte em Balneário Camboriú (SC). Homem teria morrido após beber cerveja em copo com limão.

Não há dúvidas que o limão é um dos alimentos mais polêmicos que existem. Pelo menos em relação a boatos na internet é isso mesmo que acontece. Aqui no Boatos.org já desmistificamos textos que falam que o limão congelado cura câncer e que o limão com bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito. No texto de hoje, o limão é novamente o personagem principal. Mas como vilão.

Um texto que circula desde o início da década de 2000 na web conta uma história bizarra. O relato dá conta que um homem morreu após ir se divertir em uma boate de Balneário Camboriú (SC). O drama (contado pelo irmão da vítima) aponta que os problemas começaram a aparecer quando ele resolveu uma garrafa de cerveja com limão.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

De acordo com o texto, a motivação da morte (descoberta após reunião com o diretor do hospital da cidade catarinense) é que o limão, após algumas horas cortado, libera uma toxina que, ao entrar em contato com a cerveja, se torna um veneno mortal para as pessoas. Leia o texto na íntegra neste link.

Se você achou a história aterrorizante, não precisa ficar com tanto medo assim. Apesar de, realmente, limão muito velho não ser a coisa mais saudável do mundo, dificilmente ele vai matar você.

Além dos indícios básicos que temos dos textos falsos na web (só para lembrar, pedido de compartilhamento, termos exagerados, erros de português e letras escritas em caixa alta), a história é, no mínimo, muito estranho.

O texto que tivemos acesso mostra que o caso aconteceu em 2006. Porém, encontramos na web registros da história de 2004. Será que o jovem morreu duas vezes em Balneário Camboriú?

A história, sem qualquer explicação aparente, cita o nome da médica Michelle Martins Carvalho Muniz (talvez para dar mais credibilidade). Porém, a tal médica simplesmente não existe. Buscamos no CRM pelo nome dela e nada. 

Por fim, o texto aponta a presença de Sacarovictus Coccus Cevabacillus ativus na cerveja. Procuramos no Google mais referências a respeito desta bactéria e o que encontramos? Exatamente o que você pensou: nada. Como uma bactéria não catalogada pode matar alguém?

A história é tão absurda que, ao contrário do que o boato aponta, algumas marcas de cerveja resolveram inclusive lançar uma versão com “um toque de limão” como, por exemplo, a Kaiser. Seria, no mínimo, um tiro no pé, uma empresa investir milhões para um produto com tanta letalidade como fala o texto.

Com isso, chegamos a conclusão de que a história do limão com cerveja ser fatal não passa de mais uma besteira que circula na internet. Pode beber a sua cerveja tranquilamente.

Este texto foi sugerido pelo leitor (e amigo) Régis Bitencourte. Se você quiser sugerir temas para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo site.

Leia na íntegra o texto que fala que cerveja com limão é fatal