Colocar limão no copo de cerveja é fatal #boato

Boato – Texto na web alerta para caso de morte em Balneário Camboriú (SC). Homem teria morrido após beber cerveja em copo com limão.

Não há dúvidas que o limão é um dos alimentos mais polêmicos que existem. Pelo menos em relação a boatos na internet é isso mesmo que acontece. Aqui no Boatos.org já desmistificamos textos que falam que o limão congelado cura câncer e que o limão com bicarbonato de sódio tem o mesmo efeito. No texto de hoje, o limão é novamente o personagem principal. Mas como vilão.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Um texto que circula desde o início da década de 2000 na web conta uma história bizarra. O relato dá conta que um homem morreu após ir se divertir em uma boate de Balneário Camboriú (SC). O drama (contado pelo irmão da vítima) aponta que os problemas começaram a aparecer quando ele resolveu uma garrafa de cerveja com limão.

De acordo com o texto, a motivação da morte (descoberta após reunião com o diretor do hospital da cidade catarinense) é que o limão, após algumas horas cortado, libera uma toxina que, ao entrar em contato com a cerveja, se torna um veneno mortal para as pessoas. Leia o texto na íntegra neste link.

Se você achou a história aterrorizante, não precisa ficar com tanto medo assim. Apesar de, realmente, limão muito velho não ser a coisa mais saudável do mundo, dificilmente ele vai matar você.

Além dos indícios básicos que temos dos textos falsos na web (só para lembrar, pedido de compartilhamento, termos exagerados, erros de português e letras escritas em caixa alta), a história é, no mínimo, muito estranho.

O texto que tivemos acesso mostra que o caso aconteceu em 2006. Porém, encontramos na web registros da história de 2004. Será que o jovem morreu duas vezes em Balneário Camboriú?

A história, sem qualquer explicação aparente, cita o nome da médica Michelle Martins Carvalho Muniz (talvez para dar mais credibilidade). Porém, a tal médica simplesmente não existe. Buscamos no CRM pelo nome dela e nada. 

Por fim, o texto aponta a presença de Sacarovictus Coccus Cevabacillus ativus na cerveja. Procuramos no Google mais referências a respeito desta bactéria e o que encontramos? Exatamente o que você pensou: nada. Como uma bactéria não catalogada pode matar alguém?

A história é tão absurda que, ao contrário do que o boato aponta, algumas marcas de cerveja resolveram inclusive lançar uma versão com “um toque de limão” como, por exemplo, a Kaiser. Seria, no mínimo, um tiro no pé, uma empresa investir milhões para um produto com tanta letalidade como fala o texto.

Com isso, chegamos a conclusão de que a história do limão com cerveja ser fatal não passa de mais uma besteira que circula na internet. Pode beber a sua cerveja tranquilamente.

Este texto foi sugerido pelo leitor (e amigo) Régis Bitencourte. Se você quiser sugerir temas para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo Facebook ou pelo site.

Leia na íntegra o texto que fala que cerveja com limão é fatal

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

14 comentários em “Colocar limão no copo de cerveja é fatal #boato

  • 18/03/2017 em 21:34
    Permalink

    É incrível como essa história ainda corre em 2017 como se tivesse sido no último janeiro. Porém a boate já não existe mais há uns cinco anos, o hospital está fechado há uns três anos… Moro em BC. É se irro realmente tivesse acontecido, independente do ano, aqui a notícia verdadeira correria e se espalharia pelos jornais e tejornais da região. Porém aqui, só soubemos dessa suposta morte através desses boatos imfundados!

    Resposta
  • 09/01/2017 em 20:14
    Permalink

    Não existe página mais INÚTIL do que uma página que não deixa copiar o conteúdo. VOCÊ ESTÁ NA INTERNET ABERTA E LIVRE!!!!!!! Sugiro divulgar seu conteúdo por cd-rom…

    Resposta
    • 11/01/2017 em 16:02
      Permalink

      A cerveja SOL é bebida que se toma com uma fatia de limão dentro da garrafa. Várias outras são servidas w ingeridas da mesma forma. A morte anunciada não tem nada a ver com o limão, com a cerveja graças a Deus e muito menos ss duas coisas juntas.

      Resposta
  • 09/01/2017 em 20:01
    Permalink

    E a saga continua … em 2017 Michele Martins machado ganhou status de Fisio dermato funcional

    Resposta
  • 07/10/2016 em 02:38
    Permalink

    Está é a maior besteira que já vi, pois tenho 65 anos, e sempre tomei desde meus dezoito anos, e continuo tomando cerveja, choop, e wisk com limão, e o que vou dar de explica melhor que este depoimento? Boatos, guerra contra vendedores de limões, de cervejas, e donos debates ou clubes?

    Resposta
  • 19/05/2016 em 06:07
    Permalink

    Na verdade, a pseudo-teoria é de que o ácido cítrico do limão velho, potencializado pelos conservantes da cerveja, estimula a proliferação de bactérias naturalmente presentes na bebida. Aí parece que, ainda segundo a pseudo-teoria, essas bactérias produzem toxinas altamente nocivas ao nosso organismo.

    Resposta
  • 07/04/2016 em 17:41
    Permalink

    Acredito mais que uma, entre ass pessoas que colheram, transportaram e cortaram esse limao, nao lavou as maos depois de ir ao banheiro. Isso sim! Pode ser mortal!

    Resposta
  • 17/01/2016 em 01:04
    Permalink

    Recebi hoje, 16/01/2016, essa mensagem. Olha só que absurdo! Até hj essa praga roda…rsrs
    Como tenho mania de investigar todas essas mensagens, encontrei teu blog para tirar minhas dúvidas.
    Obrigada pelo esclarecimento.
    Um abraço

    Resposta
  • 14/01/2016 em 15:59
    Permalink

    tomar cerveja é fatal, não queiram colocar a culpa no limão !!!

    Resposta
  • 14/01/2016 em 11:24
    Permalink

    Olha mas na verdade, ela não está dizendo que o limão na cerveja mata!!! está falando do limão cortado horas antes, faz sentido sim, aliás qualquer alimento preparado com muita antecedência, da hora de ser ingerida, acredito que pode ser sim um risco a saúde!

    Resposta
  • 08/03/2015 em 12:11
    Permalink

    Tambem nao acredito no texto que recebi, mas alguns argumentos que voces utilizaram para desmenti-lo nao faz sentido. Fisioterapeuta com CRM? A kaiser dificilmente utilizaria limoes velhos na fabricacao da cerveja com limao.

    Resposta
    • 10/01/2017 em 23:16
      Permalink

      Ele falou médica , e não fisioterapeuta. Voltei lá só pra confirmar se não li errado!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)