Mensagem falsa: animais são triturados em máquina e viram hambúrguer

Mensagem falsa aponta que animais são triturados para serem feitos hambúrger
Mensagem falsa aponta que animais são triturados para serem feitos hambúrger

Boato – Vídeo mostra animais mortos sendo jogados em triturador usado para fabricação de hambúrgueres e embutidos.

A indústria de carnes está no rol dos assuntos mais badalados quando se tratam de polêmicas, imagens chocantes e críticos (ou defensores) engajados. Não raramente, vídeos, fotos e/ou tutoriais sanguinários sobre o processo de fabricação da carne que chega a sessão de congelados do supermercado aparecem na Internet, e aí como diriam as vovós, “é aquele bafafá”.

O reboliço do momento é um vídeo compartilhado no Facebook  e publicado no Yutube que mostra animais mortos sendo triturados por inteiro. Segundo o dono da postagem, a carne resultante dessa trituração é utilizada para fabricação de hambúrgueres e embutidos (salsicha, mortadela, presunto).  Acompanhado da seguinte legenda:

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Para os amantes de: HAMBÚRGUER, PATÊS, SALSICHAS, EMBUTIDOS, APRESUNTADOS, FAST FOOD’S entre outros. Como já se dizia, do Boi se aproveita até o berro. BOM APETITE’

O vídeo, que optamos por não mostrar aqui no Boatos.org, já rendeu mais de 87 mil compartilhamentos. Os comentários na postagem original se dividem entre a incredulidade e a certeza de que as imagens são montadas. A verdade é que as imagens são verdadeiras, mas a informação de que a carne dos animais triturados é utilizada na feitura de hambúrgueres e embutidos é errada, e falsa.

O processo de fabricação de hambúrgueres passa por três etapas principais – trituração, formação e envase. A matéria-prima do processo é a carne magra, ou seja, com pouca gordura (geralmente carnes menos nobres, conhecidas como carnes de segunda), a papada e a proteína texturizada de soja. Essa matéria-prima é picada e moída e depois triturada para que as partículas de carne fiquem ainda menores.

Na etapa de formação, a mistura passa por aparelhos industriais (orifícios e tubos) que resultam no formato circular, mas há também a formação manual, feita por guilhotina ou navalha. Por fim, o hambúrguer é mantido congelado em equipamento refrigerador a – 40 °C até o envase. O Envase (a embalagem) é individual (em polipropileno) e depois em caixas de papelão, mantidas então a 12 °C.

Desmistificado o verdadeiro modo de produção do hambúrguer, vamos às imagens. Os animais mortos que aparecem triturados por inteiro fazem, de fato, parte de um processo. Um processo de tratamento de carcaças e restos animais, chamado compostagem.

Trata-se de um método ambientalmente correto de destino para animais mortos e restos de parição, que a própria Embrapa indica. Consiste na trituração, esquartejo e/ou corte das carcaças em pedaços menores e mistura com esterco animal, material de areação (casca de arroz, palhadas de feijão, casca de amendoim, entre outros) e água. Com isso há fermentação do material orgânico e atuação de bactérias e fungos.

O processo de compostagem seria o ideal para criadores de animais, por se tratar de uma forma ecológica de destinação de restos animais, que serve de adubo natural e evita o comprometimento de lençóis freáticos, a poluição do ar (com gases tóxicos da decomposição) e odores desagradáveis.

Recapitulemos, então. Hambúrgueres não são feitos de animais mortos triturados por inteiro e animais mortos são triturados por inteiro para reciclagem de material orgânico de forma correta. Fica o esclarecimento para quem queira manifestar-se na próxima polêmica “carnívora” que aparecer na rede.

Nota do editor: o blog não visa defender a indústria que existe por trás dos abates e más condições de vida dos animais. Porém, é nossa obrigação esclarecer ruídos de informação como esse mostrado no boato.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Francieli Cremon. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.  

20 comentários em “Mensagem falsa: animais são triturados em máquina e viram hambúrguer

  • 28/03/2017 em 23:59
    Permalink

    Eu gostaria que fosse falsa essa afirmação lixo nos embutidos, mas depois de ver no que o pais se tornou na mão desse sistema politico porco e corrompido, onde esses canalha trocam o patriotismo por propinas para fazer leis que beneficiam verdadeiras quadrilhas para extorquir, envenenar e roubar o povo desta nação.

    Resposta
  • 20/03/2017 em 01:47
    Permalink

    Vejo aqui que há publicações de 2014.Se alguém nos dias de hoje presencia os nossos acontecimentos com as gigantes fábricas de produtos derivados da carne,onde o que nos chega ao conhecimento são CARNES PODRES mascaradas como boas e que nós brasileiros temos o desprazer de consumir e depois focarmos completamente pasmos em ver que o ser humano é capaz de tudo por dim dim,fica a minha pergunta.
    Quem defende,acha mesmo que eles não são capazes de triturar boi,cavalo,bezerro,barata,periquito, papagaio e até ser humano se preciso for???ACORDA BRASIL.

    Resposta
  • 19/03/2017 em 10:48
    Permalink

    Obs;Por que vocês não fazem reportagens nas empresas para mostrar-nos a verdade nem que seja com aval da justiça,pede apoio a alguem da LAVA-JATO que funcionará.

    Resposta
  • 23/02/2017 em 15:45
    Permalink

    Pelo visto vocês não verificam absolutamente nada, pelo simples motivo de que a maioria dos animais moídos estão vivos, ou seja, se nem o vídeo vocês viram com atenção, com certeza não sabem do que estão falando.
    LOGO BOATOS.ORG É FONTE DE BOATOS.

    Resposta
    • 20/03/2017 em 01:48
      Permalink

      Talvez vc esteja pensando que eles estão vivos pois estão se “mechendo”, mas esses trituradores que também são usados para carros inteiros possuem dentes que repuxam todo o corpo produzido esses movimentos, mas com certeza são animais mortos.

      Resposta
  • 14/01/2017 em 20:47
    Permalink

    Claro que um animal inteiro com ossos super duros,chifres e até fezes não seriam usados dessa maneira.kkk

    Resposta
  • 03/12/2016 em 16:43
    Permalink

    Mesmo que não seja verdade, prefiro não me alimentar de cadáveres. Hoje prefiro os hambúrgueseus e salsichas de soja. A humanidade evoluiu em tecnologia, mas ainda continua primitiva. Precisamos evoluir. Carne é nojento e sinônimo de crueldade e destruição do meiogurte ambiente.

    Resposta
    • 27/03/2017 em 21:02
      Permalink

      Por que que pessoas que não consomem carne, precisam de alimentos no formato de carne? Não entendo isso!!

      Resposta
  • 28/05/2016 em 23:41
    Permalink

    cara so sei que tô evitando consumir esse tipo de produto verdade ou nao acho que os fabricantes deveria mostra sua qualidade de produto ao consumidor , ou seja ser mas tranparente possível

    Resposta
  • 24/04/2016 em 20:19
    Permalink

    Se não é pra hambúrguer é para oque? Fala sério cara. Prova que não é!

    Resposta
  • 16/02/2016 em 00:25
    Permalink

    Fake ou não a put&ria com os animais é a mesma…..acaba tudo em morte…..morte que pagamos convenientemente para não ver….bando de hipócritas

    Resposta
    • 19/03/2017 em 04:52
      Permalink

      Não prova nada esse vídeo. .não mostra a origem da carne

      Resposta
  • 31/12/2014 em 17:56
    Permalink

    Meus caros, acho que esse video não se trata de fabrica de hambúrguer, no entanto, poderiam postar um video de como se faz os cortes e preparo em uma fabrica de hambúrguers para ficarmos mais aliviados. Ficou a dúvida!

    Resposta
  • 08/10/2014 em 02:13
    Permalink

    O que a maioria não deve ter percebido é como os animais estão inchados e rígidos. Essa é a condição biológica de um animal em princípio de decomposição, ou seja, de pelo menos dois dias após o óbito em condições climáticas amenas.
    Quem acredita que esses animais acabaram de morrer, parabéns, não coma hambúrguer !!!

    Resposta
  • 29/08/2014 em 09:12
    Permalink

    O caro amigo blogueiro me desculpe por lhe chamar de defensor ou ingênuo, mas ali naquele video não se vê em momento algum carcaças de animais e sim animais que acabaram de serem mortos. Nem um só deles estava em estado ruim de morte por doenças por exemplo. A não ser que tenha sido um exterminio devido a alguma doença no rebanho. Mas quando isso acontece a saúde manda que sejam cremados e não triturados. Pra cima de mim?

    Resposta
    • 14/10/2015 em 14:01
      Permalink

      Caro amigo, observe com mais atencao! Os animais estao rígidos… Outro detalhe, animais frescos encheriam a máquina de sangue…. Abraços

      Resposta
  • 22/08/2014 em 16:23
    Permalink

    uma estrutura montada.. artesanalmente.. de maneira rustica.. primitiva.. (visando so o lucro) como ocorre em todos os ambientes.. do oriente (em meio a moscas).. onde se mata qualquer animal.. inseto.. tem zelos pela saude alheia ? ao amigo Jose Vitor.. desculpe.. mas nao entendi toda esta preocupação.. em justificar o injustificado.. as cenas falam por si meu amigo.. esta e tantas outras. fartamente divulgadas pela internet (graças a liberdade da internet)..

    Resposta
  • 28/07/2014 em 17:21
    Permalink

    Perfeito esclarecimento, eu já havia visto o vídeo e de imediato comentei que provavelmente seria uma fabrica de ração animal ou sabão. é preciso que se tome muito cuidado com o que se ve na Net.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)