Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mel é o único alimento que não estraga e cura quase todas doenças #boato

Mel é o único alimento que não estraga e cura quase todas doenças #boato

Boato – Mel é o único alimento que não estraga e, quando misturado com canela, pode curar quase todas as doenças (como doenças do coração e dor de dente). 

É difícil encontrar uma pessoa que não conheça um preparo caseiro para curar um mal aqui ou uma dor acolá. Afinal de contas, quem não lembra daquela velha receita de limão com mel para tosse? Pois é, ao que tudo indica, as receitas evoluíram e o mel se tornou um ingrediente importante para a cura de quase todas as doenças. É o diz uma mensagem que circula na internet.

A dica milagrosa aponta para uma receita simples: mel com canela. A mensagem que viralizou no Facebook e WhatsApp diz que “o mel é o único alimento que não estraga e que a mistura de mel e canela cura a maioria das doenças” e aponta ainda a “revista Weekly World New” como fonte. Na lista, encontramos doenças do coração, artrite e infeções de rins, colesterol, resfriados, dor de garganta, perda de peso, calvície e até picadas de insetos. Leia trechos da mensagem:

VOCÊ SABIA QUE O MEL É O ÚNICO ALIMENTO QUE NÃO ESTRAGA E QUE A MISTURA DE MEL E CANELA CURA A MAIORIA DAS DOENÇAS? O mel é produzido em quase todos os países do mundo. Apesar de ser doce, a ciência demonstrou que, tomado em doses normais como medicamento, o mel não faz mal aos diabéticos. Mas ele vai além de suas fantásticas propriedades, apresentando inúmeros benefícios: 

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

DOENÇAS DO CORAÇÃO Faça uma pasta de mel com canela. Coloque no pão e coma-o regularmente no café da manhã, no lugar da manteiga e geleia. Ela reduzirá o colesterol das artérias e prevenirá problemas no coração. Também previne novos enfartes nas pessoas que já tiveram um antes. O uso regular deste processo diminui a falta de ar e fortalece as batidas do coração. Nos Estados Unidos e Canadá, se utiliza esta pasta continuamente nos asilos. Descobriu-se que o mel com canela revitaliza e limpa as artérias e veias dos pacientes idosos. […]

*PICADAS DE INSETOS* Misture 01 colherzinha de mel, 02 colherzinhas de água morna e 01 colherzinha de canela em pó. Faça uma pasta com os ingredientes e esfregue-a suavemente sobre a picada.A dor e a coceira irão desaparecer em um ou dois minutos. *DIVERSOS* A mistura com canela alivia os gases no estômago, fortalece o sistema imunológico e alivia a indigestão. Indicação: COLHER DE CHÁ. Obs.: Ele não deve ser fervido.
*Fonte: Revista ‘Weekly World New’ – Canadá (17/01/1995)*  

Mel é o único alimento que não estraga e, com canela, cura quase todas doenças?

Sem rodeios, não há segredos, receita de bolo ou fórmula mágica para a cura de quase todas as doenças. A receita milagrosa de mel com canela não passa de mais uma balela da internet. Entenda os porquês.

Antes de começar, saiba que essa não é a primeira vez que aparece uma receita milagrosa prometendo curar doenças na internet. Aqui mesmo já vimos histórias envolvendo exercícios com a língua, chá de graviola, erva-doce, cura do câncer, suco de beterraba e por aí vai.

Dito isso, agora é a hora de dizer que dessa vez a história não é diferente. Apesar de o mel ser considerado um produto resistente (talvez o mais resistente entre os produtos naturais), ele também possui um prazo de validade, como mostra essa matéria do Super Interessante. No Brasil, o prazo de validade, estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é de dois anos. Por sinal, sua “resistência” está ligada ao fato de que o mel é rico em açúcar e pobre em água, o que impede a proliferação dos micróbios.

Agora, vamos as doenças. Não é novidade para ninguém que o mel é um ingrediente famoso nas receitas de avó, principalmente, quando o assunto é gripe. Pois bem, o mel vai agir aliviando os sintomas, mas isso não significa a cura, isso porque a gripe é causada por um vírus. Neste caso, só serve para ameniz os sintomas da doença porque ela é autolimitada, ou seja, irá embora naturalmente após cumprir seu ciclo.

No caso das outras doenças, a própria descrição do texto já mostra o contrário. Afinal, um dos exemplos são as doenças cardíacas. A própria descrição aponta o mel como um agente de prevenção (reduzindo o colesterol, por exemplo) e não de cura.  Nem precisamos dizer que o mesmo pode ser dito sobre outras doenças citadas na mensagem.

Some tudo isso ao fato de que a fonte citada na mensagem é um site chamado “Weekly World News” (escrito erroneamente como New) que, inclusive, é conhecido por publicar notícias falsas. Vale dizer que o Snopes, site estrangeiro que desmente boatos na internet, classificou a “informação” como exagerada.

Resumindo: a história de que o mel é o único alimento que não estraga e, com canela, cura quase todas doenças é falsa. Apesar de o mel poder ser utilizado como auxiliar no tratamento de algumas doenças, a mensagem que circula online é fruto de muito exagero e gera desinformação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.