Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Médico diz que vacina da gripe está causando um surto mortal de gripe #boato

Médico diz que vacina da gripe está causando um surto mortal de gripe #boato

Boato – Em alerta, médico do Centro de Controle e Prevenção de Doenças diz que vacina contra gripe é o que está causando surto da doença.

Sempre foi assim, desde que o mundo é mundo, epidemias causam preocupação e pânico. Graças à informação e a tecnologia, hoje podemos controlar epidemias. Mas, ao mesmo tempo em que a tecnologia transformou a medicina, também deu asas às fake news.

Pois bem, mais uma vez, a gripe é tema de um boato na internet. Desta vez, a notícia que se espalhou nas redes sociais aponta que um médico do Centro de Controle e Prevenção de Doenças quebrou o silêncio sobre o assunto e afirmou que a “vacina da gripe é o que está causando um surto mortal de gripe”. O tal médico também alertou que “o ano de 2018 será o pior surto de gripe que vivemos desde 1918”. Leia trechos da notícia:

Médico quebra o silêncio: “A vacina contra a gripe é o que está causando um surto mortal de gripe”. Um médico do centro de controle e prevenção de doenças alertou que a vacina “desastrosa” deste ano pode ser responsável pela epidemia de gripe que varre o país. “Alguns dos pacientes que eu administrei a vacina contra a gripe para este ano morreram”, disse o médico, acrescentando: “Eu não ligo para quem você é, isso me assusta.”

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“Temos visto pessoas morrendo em toso o país pela gripe, e uma coisa que quase todas elas têm em comum é a vacina contra a gripe”. Os cientistas estavam preocupados que a temporada de gripe deste ano seria difícil e seus medos se mostraram bem fundamentados. A temporada de gripe está marcada para um início recorde, com os dados relando ampla atividade da gripe de costa a costa. Muitas autoridades de saúde acreditam que o ano de 2018 será i pior surto de gripe que vivemos desde 1918.

Médico diz que vacina da gripe está causando um surto mortal de gripe?

Sem rodeios, não há surto mortal de gripe e nem evidências de que a causa da doença seja a vacina. Acontece que nós, do Boatos.org, resolvemos quebrar o silêncio e explicar o porquê essa história não fazer o menor sentido.

Para começar, a fonte da informação não é lá muito confiável. Digo isso porque esse mesmo site já foi porta-voz de outros boatos na internet como, por exemplo, na história de que Paul McCartney morreu e foi substituído por sósia ou que o Brasil teria o inverno mais frio dos últimos 100 anos.

Como se não bastasse isso, o texto é escrito de forma genérica e não apresenta nenhuma informação sobre o médico. Além disso, ele segue o enredo clássico de boatos online: alarmista, sem datas e fontes confiáveis, informações vagas, erros ortográficos e pedidos de compartilhamento.

Some tudo isso ao fato de que o órgão citado na notícia não existe no Brasil. Na verdade, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) é uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Em tempo, descobrimos que a notícia nasceu por lá e, inclusive, já foi desmentida pelo Snopes, site gringo que desmente boatos na web.

Por fim, não custa relembrar: histórias sobre vacinas são comuns na internet e já se tornaram uma verdadeira epidemia de boatos, que têm prejudicado campanhas de vacinação no Brasil e em outros países. Por sinal, a vacina da gripe não possui muitos efeitos colaterais. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos, podem ocorrer dores ou endurecimento no local da injeção, mal-estar, mialgia ou febre, que tendem a desaparecer em 48 horas. Ou seja, não há motivos para pânico.

Resumindo: o alerta do médico que aponta que vacina da gripe está causando um surto mortal de gripe é uma farsa. A notícia não passa da soma de alarmismo e desinformação. Ou seja, fake news das mais perigosas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.