Margarina foi fabricada para engordar perus #boato

Boato – Feita de gordura, margarina é uma invenção criada para engordar perus que foi adaptada para ser comida por seres humanos.

Hoje em dia encontramos muitas discussões sobre o que comer e o que abandonar de vez. Nessa suposta ‘guerra’ de gostos, tem quem defenda o quanto os alimentos naturais são incontestavelmente melhores e aqueles da causa ‘coma o que quiser, desde que se cuide’.

Boato diz que margarina foi inventada para engordar perus
Boato diz que margarina foi inventada para engordar perus

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:
Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99331-6821 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Com esse vai e vem de experts alimentares, o que mais se tem na internet são correntes, postagens e avisos sobre os malefícios deste ou daquele produto. E nem a margarina que a galera passa no pão escapou. Segundo uma história que está circulando por aí, consumir margarina é perigosíssimo, praticamente um prego a mais no caixão. Confira:

VOCÊ SABIA QUE

A margarina foi originalmente fabricada para engordar perús. Mas quando os perús começaram a morrer por causa dela, as pessoas que tinham investido na sua pesquisa começaram a procurar uma utilização alternativa que lhes permitisse, no mínimo, recuperar o investimento.

Foi nessa altura que alguém se lembrou de juntar um corante amarelo àquela que era, até aí, uma substância branca, tornando-a mais apetecível para consumo humano e apresentá-la no mercado como um substituto da manteiga. Mas será que sabe qual é realmente a diferença entre elas? Vejamos:

– Ambas têm a mesma quantidade de calorias.

– A manteiga tem um pouco mais de gorduras saturadas (8 gramas contra 5 gramas da margarina).

– De acordo com um estudo da Harvard Medical, comer o produto pode aumentar em 53% as doenças cardíacas em mulheres, relativamente àquelas que comem a mesma quantidade de manteiga.

A manteiga:

– Aumenta a absorção de nutrientes presentes em outros alimentos; Traz mais benefícios nutricionais do que a margarina (e os que a margarina tem foram adicionados artificialmente!); É mais saborosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos; Existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos;

A margarina:

– Triplica risco de doença cardíaca coronária…; Aumenta o colesterol total e o LDL (este é o colesterol ruim) e diminui o colesterol HDL (o colesterol bom); Aumenta o risco de cancro em 500%; Reduz a qualidade do leite materno; Diminui a resposta imunológica; Diminui a resposta à insulina.

E, finalmente, a parte mais interessante e perturbadora:

A margarina está a uma molécula de ser… plástico. E possui 27 ingredientes que existem na…………….tinta de pintar.

Se não está convencido faça a seguinte experiência:

Abra uma embalagem de margarina e deixe-a aberta num local à sombra durante alguns dias. Vai poder constatar algumas coisas muito interessantes: 1.º Não há moscas! (isso deve querer dizer alguma coisa!!!) 2.º Ela não mostra sinais de apodrecimento, decomposição ou alteração no cheiro. 3.º Não tem bolor. Nada se desenvolve ou cresce nela.

Ou seja, nem as moscas nem os mais pequenos microrganismos se interessam por aquilo. Não há ali nada de bom. Porquê? Bom, porque a margarina é quase plástico. Exclua este produto de sua vida. A sua saúde agradece. Por favor, partilhe esta informação para os seus contatos. A maioria das pessoas consome este produto inocentemente

Pensem no pânico daqueles que sempre foram apaixonados pela margarina, mole, derretendo no pão quente… Pois bem, acalmem-se porque metade desse texto é exagero, a outra metade é informação errada. Explicamos:

Primeiro, ela não foi inventada para engordar perus. Foi inventada em 1869 pelo químico Hippolyte Mège Mouriès quando Napoleão III ofereceu um prêmio a quem criasse um substituto mais barato que a manteiga. Mouriès levou essa e ‘tcharam’ popularizou-se a margarina.

Outra coisa, a diferença primordial entre manteiga e margarina é que a primeira é feita basicamente de gordura saturada e colesterol, enquanto a segunda é composta por gordura trans. Embora a manteiga tenha origem animal, suas substâncias fazem mal sim à saúde se ingeridas em excesso.

Para além disso, o produto fora da geladeira estraga sim. Não à toa as embalagens apresentam os prazos de validade e condições ideais. Na sombra esse processo só vai demorar mais, mas uma hora vai estragar. E o mesmo acontece com a manteiga.

Para terminar, ela está a uma molécula de ser plástico? gente! Esse argumento é o mais fraco. Tanto a margarina quanto o plástico contém polímeros complexos sim, mas uma ínfima molécula diferente significa uma enorme mudança de qualidades na substância/produto. Tanto é assim que um átomo a mais de oxigênio transforma água natural em água oxigenada.

Resumindo, praticamente nada procede nesse aviso ‘amigável’ sobre a margarina. Valendo ressaltar, apenas, que de fato estudos comprovam que a gordura trans em excesso faz mal à saúde e deve ser evitada. No fim, prevalece a máxima: ‘tudo em excesso faz mal’.

46 comentários em “Margarina foi fabricada para engordar perus #boato

  • 14/08/2017 em 14:38
    Permalink

    Além da polêmica , uma coisa é inconteste, margarina é um produto industrializado, nada natural, contendo flavorizantes, aromatizantes ,conservante e outros adjuvantes para fingir que é manteiga. O importante é saber o nosso organismo tem maior capacidade de digerir sem provocar alterações negativas?Parece lógico e infinitamente mais saudável mais saboroso , comer com racionalidade algo que é derivado de animais ou vegetais presentes e fornecidos naturalmente e que guardam uma relação mais estreita conosco ,seres humanos. Escolha que neste país desigual infelizmente nem todo mundo pode fazer.

    Resposta
  • 03/08/2017 em 13:09
    Permalink

    De qualquer forma, eu tive uns nódulos, e um próprio médico me mandou cortar a margarina da minha alimentação, disse q ela é um veneno, q se as pessoas soubessem, não consumiram

    Resposta
  • 26/07/2017 em 18:08
    Permalink

    Fiz o teste com a margarina. Deixei fora da geladeira e nenhuma mosca acentou , não deu boloo ,continuou do mesmo jeito.Não teve nenhuma alterações.

    Resposta
  • 17/02/2017 em 00:48
    Permalink

    NÃO USO MARGARINA … SE NÃO TIVER MANTEIGA DE CREME DE LEITE EU COMO PÃO SECO .

    Resposta
    • 21/03/2017 em 10:02
      Permalink

      Correção: a água oxigenada a composição química dela é de 2H2O e não como você afirmou (h3o)

      Resposta
  • 26/01/2017 em 00:49
    Permalink

    Que tal se a rede Globo pudesse no “Fantástico”esse dilema? Estou cansada de ouvir essa briga , penso que algum quimico ou fabricante pudessem nos tirar essa dúvida.

    Resposta
    • 08/05/2017 em 11:39
      Permalink

      A Rede Globo é a instituição menos confiável desse país. Basta lembrar que ela emprega o maior embuste em termos de consultoria em saúde que o Drauzio Varella. Melhor consultar o Lair Ribeiro.

      Resposta
      • 23/05/2017 em 10:42
        Permalink

        Lair Ribeiro era escritor de livros de autoajuda acho que não deu muito certo nesse ramo e agora ficou expertise em alimentação? ????

        Resposta
        • 17/06/2017 em 10:47
          Permalink

          O Dr Lair Ribeiro é um estudioso que expõe o que estuda. Um generalista, que expõe com entusiasmo informações obscuras. O fato de chamar tanta atenção não diminui o interesse e muito menos a necessidade de estudar, nós mesmos, o que ele é, e outros como ele, estão expondo.

          Resposta
  • 22/01/2017 em 22:49
    Permalink

    O estranho é que as formigas não chegam nem perto da margarina. Alguém pode me explicar?

    Resposta
    • 30/01/2017 em 01:26
      Permalink

      Varios alimentos as formigas nem chegam perto

      Resposta
    • 21/03/2017 em 10:07
      Permalink

      A formiga também não chega perto dá manteiga derivada do leite. Tanto que meu açucareiro fica em cima do pote de manteiga, só que eu amamteigo um pouco sob a borda dá tampa.

      Resposta
    • 23/05/2017 em 10:40
      Permalink

      As formigas chegam perto das fezes e ai?bom sinal?

      Resposta
    • 24/07/2017 em 22:46
      Permalink

      Elas tem medo de morrer atoladas.

      Resposta
  • 21/01/2017 em 14:39
    Permalink

    Afinal, falaram, contestaram, mas não explicaram se conversaram com o médico que assina a nota, o Dr. Daniel Roger. Creio que ele possa referendar ou não as informações e não vocês ficarem, de forma argumentativa, contrapondo os pontos. Ele certamente tem mais expertise para falar sobre o assunto.
    E outra, há muitos que questionam essa substância, então por que não usar de cautela e verificar com mais profundidade o assunto. Abraço.

    Resposta
    • 23/01/2017 em 04:03
      Permalink

      Cheque o CRM vera que o oftmologista nqo tem ligaçao alguma com o texto. Seus dados foram expostos em um processo e algum “esperto” teve a ideia de criar o texto e “assinar” como ele colocando inclusive seu CRM…

      Resposta
    • 05/02/2017 em 13:52
      Permalink

      Procurem o nome do Dr. Daniel Roger…tem processos contra ele de improbidade administrativa no Amazonas senão me engano. Parece que foi Secretário de Saúde. Em um processo ele e outras pessoas foram condenados a ressarcir aos cofres públicos mão de 2 milhões. Apesar disso não esclarecer a dúvida sobre o texto, deixa um alerta sobre a veracidade.

      Resposta
  • 18/01/2017 em 13:35
    Permalink

    Olá, sou fã deste site e pesquiso nele diversas vezes a veracidade de notícias que recebo.
    Sobre esta questão da margarina, até concordo que a mensagem contenha erros e tenha sido criada para poluir as redes sociais; agora, visto ser um assunto de utilidade pública, sugiro, como alguns já o fizeram, que a abordagem seja mais completa e científica, não nas especificidades da química teórica, mas sim da medicina e da nutrologia, com as referidas referências.
    Não sou expert no assunto, mas esse link pode ser um outro ponto de partida: youtu.be/DtIqWMDNvB4

    Resposta
  • 17/01/2017 em 23:17
    Permalink

    João Caetano
    Margarina x manteiga

    Me parece que o autor do texto seja um fabricante para defender tanto o produto, ou está ganhando pra isso, a maioria dos nutricionistas dizem é uma bomba principalmente na alimentação dá manhã que devem ser evitado.
    Eu tirei a margarina dá minha dieta a muito tempo e só me fez bem, não voltará mais na dieta.

    Resposta
    • 28/07/2017 em 00:56
      Permalink

      Passo mel no pão acompanhado por um café com leite sem açucar e sem adoçante.
      Estou muito bem, obrigado.

      Resposta
  • 17/01/2017 em 12:39
    Permalink

    Há décadas ouço de médicos sobre os malefícios do consumo da margarina. Acho que Boatos deveria reavaliar esse assunto junto a comunidade científica para esclarecer definitivamente e manter sua credibilidade.

    Resposta
    • 18/01/2017 em 02:10
      Permalink

      Essa área de alimentação não compete aos médicos! Eles não estudam pra isso! Isso compete ao profissional de Nutrição! Com certeza estão sendo feitos mais estudos sobre o assunto pois isso leva anos pra ter comprovação científica! Não é de um dia p outro…

      Resposta
      • 06/06/2017 em 20:05
        Permalink

        Errado. Pesquisem o que um Médico Nutrólogo faz.

        Resposta
    • 23/01/2017 em 11:10
      Permalink

      Concordo plenamente que Boatos deveria verificar com um cientista.

      Resposta
  • 11/01/2017 em 01:05
    Permalink

    Uma coisa é margarina nunca estraga…este fato para mim já é bem assustador,e aqueles nomes no rótulo na parte de ingredientes,gosto de ingredientes que eu pelo menos venho saber o que é…seja por estudo ou não certamente a margarina boa coisa não é…a substituo por nata.

    Resposta
  • 10/01/2017 em 18:19
    Permalink

    Resumindo tem que pesquisar o autor ou a fonte da notícia pq cada um fala uma coisa e aquele que tem mais credibilidade por outra informações dada e embasamento merecerá minha consideração. As vezes colocam notícias que até a indústria concorrente encomenda pra a seu favor ou contra e as emissoras de televisão no Brasil por puro merchandising divulgam sem pensar nas consequências!

    Resposta
  • 17/11/2016 em 11:50
    Permalink

    Esqueceu de falar da hidrogenização para aumentar o volume, fala sério margarina é um lixo e leite e seus derivados são para bezerros, vão a pqp.

    Resposta
    • 14/07/2017 em 01:53
      Permalink

      Kkkll. .vá tomar no seu cu…

      Resposta
  • 07/11/2016 em 08:20
    Permalink

    Bem, eu vi um vídeo do sr. Lair Ribeiro falando sobre a margarina e acho q seria interessante vcs se apropriaram do conteúdo. Ele fala como cardiologista sobre os malefícios da margarina.

    Resposta
  • 01/11/2016 em 09:21
    Permalink

    Manteiga x margarina: Infelizmente neste assunto tão complexo, o amigo jornalista está enganado quando afirma que as substâncias na manteiga fazem mal sim, se consumidas em excesso. Claro, até água se consumida em excesso faz mal, mas em uso normal usar manteiga é mais saudável do que usar margarina. Procure ler o texto sobre o assunto no site primal Brasil, cheio de referências em estudos científicos.
    primalbrasil.com.br/manteiga-x-margarina

    Resposta
  • 31/10/2016 em 18:32
    Permalink

    Minha mãe comeu margarina,por longos anos.Sempre foi saudável, seus exames clínicos, estavam sempre nas taxas normais.
    Faleceu aos 93 anos,de complicações da vesícula.
    O exagero, é que causa doenças.

    Resposta
    • 19/03/2017 em 01:05
      Permalink

      Gostaria de alertar o amigo que a sua mãe teve complicações na vesícula justamente por causa da margarina. A vesícula tem por finalidade dissolver as gorduras em nosso sangue através da biles. E como a margarina não é uma gordura vegetal, e sim uma mistura de produtos químicos, naturalmente não conseguiria dissolver, estas gorduras acumularam justamente na vesícula. Daí em diante é uma crise de dor insuportável pela obstrução da vesícula. Eu sei por experiência própria.

      Resposta
      • 13/08/2017 em 19:12
        Permalink

        Aos 93 anos até mesmo uma pessoa com alimentação saudável na maior parte do tempo pode ter problemas na vesícula. Argumento falho e inconsistente.

        Além disso, qualquer causa mortis a partir dos 80 anos que não seja acidente, câncer super agressivo ou homicídio pode ser considerada “morte natural”.

        Resposta
  • 27/10/2016 em 02:18
    Permalink

    Realmente ,a humanidade esta adoecendo devido tantas comidas industrializadas , o melhor mesmo são os vegetais, legumes, frutas e grãos, mas nada é proibido, desde que consumidos com moderação! Pena que a correria do dia dia nos leva a buscar o mais rápido e fácil. …rsrsrsrs….

    Resposta
    • 25/07/2017 em 13:34
      Permalink

      Não conheço nenhum nutrologo ou médico ou simplesmente cidadão comum que tenha vivido 120 anos pq só comia produtos naturais, saudáveis ou orgânicos, com dieta rica em frutas, verduras sem carne vermelha, etc e etc.. Acho que bom mesmo é expelir tudo que não presta e que ingerimos no dia a dia, seja pela urina, suor ou fezes, então cuidem deurinar mais, suar mais e defecar mais, daí tudo que for prejudicial ao corpo, ele mesmo como perfeito que É, tratará de jogar fora.

      Resposta
  • 23/10/2016 em 12:42
    Permalink

    Eu não acredito em nada que a Internet pública porque você pode colocar o que quiser pro povo acredita mas claro isso vai de cada pessoa. Nos temos que pesquisar com nutricionista especializado no assunto que estudam pra isso. O que tem de concreto até hoje é que a ricota é a melhor opção pra se comer mas se pararmos pra pensarmos, não comemos nada porque tudo em excesso faz mal eu passei a não comer essas coisas opção minha mesmo e olha me sinto ótima.

    Resposta
  • 05/10/2016 em 21:08
    Permalink

    Muito pertinente seu comentário. Eu mesmo acreditei neste boato. A partir de agora vou consultar você quando receber uma dessas novamente. Obrigado pelo esclarecimento.

    Resposta
  • 13/07/2016 em 13:38
    Permalink

    Olá, Hellen! Tudo bem?

    Amei seu texto e quero te agradecer por postá-lo. Muita gente acredita de cara nessas histórias que o povo inventa sobre alimentação e etc e vão espalhando a informação como se fosse verdade. O correto é primeiro pesquisar para ter certeza de que a informação é verdadeira e se caso a resposta for sim (o que quase nunca acontece), compartilha-la, por que não?

    Mais uma vez muito obrigada por desvendar este caso e me sinto super aliviada de saber que a margarina não é esse vilão todo que o boato diz. :)

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)