Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Mamografia gratuita no Sesc, Hospital Mário Penna e Santa Isabel #boato

Mamografia gratuita no Sesc, Hospital Mário Penna e Santa Isabel #boato

Boato – Hospitais do país estão realizando mamografia gratuita em campanha do Outubro Rosa.

Mais um mês de outubro chegou e com ele os eventos mais clássicos. No dia 12 tem feriado, Dia das Crianças e dia de Nossa Senhora Aparecida. Dia 15 é dia dos Professores, dia 31 o famoso Halloween (apesar de não muito popular no Brasil) e várias outras datas comemorativas vem por aí.

O motivo da agenda? É que Outubro também é o mês oficial de prevenção ao câncer de mama, e como ocorreu no ano passado, já estão aparecendo pela internet histórias pouco críveis sobre a campanha Outubro Rosa.

Boato espalha que mamografia gratuitas está sendo feita em diferentes hospitais do país
Boato espalha que mamografia gratuitas está sendo feita em diferentes hospitais do país

A notícia, ou melhor, as notícias que apareceram informam que os hospitais Mário Penna, Santa Isabel e unidade Sesc começaram a realizar mamografias gratuitas em função do mês e da campanha de prevenção. Confira as diferentes mensagens compartilhadas no Facebook e WhatsApp:

Mamografia de graça no sesc outubro rosa. Outubro rosa sesc. Dias: 1 a 31/10; Horário: 8:30 às 17:30. Informações: (telefone)

Queridos amigos vamos divulgar. Hoje começou a marcação de mamografia no Hospital Mário Penna, das 9 às 15:00h, ligue no tel:21-(telefone). É gratuito. Por favor não deixem de compartilhar. Outubro Rosa.

Também o hospital Santa Isabel está fazendo exame de mamografia ate dia 31/10/2016 gratuito… DIGA NÃO AO CANCER DE MAMA…Prevenção é a solução

Os hospitais estão fazendo mamografia gratuita?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Independente da relevância do tema, do quão importante é fazer mamografias recorrentes (principalmente dos 40 a 69 anos) e da motivação daqueles que têm repassado estas mensagens, as informações não são verdadeiras. Nem o hospital Mário Penna, nem o Santa Isabel, nem o Sesc estão disponibilizando mamografias gratuitas.

Como é típico de boatos do tipo, as mensagens são generalistas e pouco claras. Afinal, que hospitais exatamente estão realizando os exames? Procuramos na internet, e apareceram várias instituições de saúde chamadas Santa Isabel, por exemplo. No entanto, não encontramos qualquer menção sobre exames gratuitos. E mais, por causa da repercussão dessa corrente, o Hospital Santa Isabel de Aracajú (Sergipe) lançou uma nota oficial desmentindo os exames gratuitos.

O mesmo ocorreu com a unidade do Distrito Federal do Sesc, que no Facebook esclareceu não estar oferecendo mamografias sem custo. Também na rede social, o Instituto Mário Penna compartilhou um aviso de que a mensagem sobre exames de mama de graça em sua unidade é falsa.

As intenções parecem boas, mas mensagens desse tipo só geram desinformação. E, infelizmente, correntes assim são comuns: um caso semelhante foi o do Crás  que iria doar 500 cadeiras de rodas para quem precisasse. Assim como no ocorrido de hoje, a mensagem era falsa, não indicava qual Crás faria a doação e foi inclusive desmentida por várias unidades e prefeituras.

Enfim, não resta muito que esclarecer, já que as próprias unidades citadas no boato desmentiram as mensagens compartilhadas. Tudo não passa de #boato. Fica a moral da história: a campanha Outubro Rosa precisa ser levada a sério e pouco ou nada ajuda quem compartilha mentiras relacionadas ao tema por aí.