Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna #boato

Marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna #boato

Boato – Começou a marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna por causa do Outubro Rosa. Compartilhe.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que um dos períodos em que os boatos sobre saúde mais “brotam” na internet é o do mês de outubro. Por causa do chamado Outubro Rosa (campanha de conscientização para prevenção do câncer de mama), diversas histórias aparecem online. A mais clássica é a que fala que mamografia causa câncer. Mas há sempre o boato da “mamografia grátis”.

Pois bem. Neste ano, nem precisamos chegar ao mês de outubro para uma “dica de ouro” começar a viralizar no WhatsApp. Uma mensagem apontava que o Hospital Mário Penna (localizado em Belo Horizonte) estaria começando o período de marcação de mamografias grátis. Leia o texto que circula online:

Hoje começou a marcação de mamografia no Hospital Mário Penna, das 9 às 15:00h, ligue no tel:3349-12-12 Avisem as Mulheres é de graça Por favor não deixem de compartilhar a outros grupos. Outubro Rosa

Começou a marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

É claro que a história se espalhou. O mais curioso de tudo é que a dica se espalhou não só no “zapzap” dos mineiros como também de internautas de outros estados. Por que isso aconteceu não sabemos, mas sabemos outra coisa: a história que aponta que começou a marcação de mamografia no Mário Penna é falsa. Vamos aos fatos.

Os dois primeiros pontos que denunciam a farsa são elementares: 1) a mensagem tem as principais características de boatos (incluindo informações vagas como a falta de DDD do hospital e erros de ortografia). 2) Nem o hospital e nem a mídia fizeram qualquer anúncio a respeito do assunto. Com certeza, o multirão de mamografia merecia estar na pauta da mídia local.

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobrimos que o hospital teve que desmentir uma história muito parecida em 2016. Mas e em 2017? Será que, desta vez, a mensagem é real? Para tirar qualquer dúvida, entramos em contato com o próprio Instituto Mário Penna, por meio do Facebook. Leia a resposta deles:

Realmente, essa mensagem não partiu da nossa instituição. Estão sendo veiculadas, principalmente pelo Whatsapp, mensagens inverídicas convidando as mulheres a entrarem em contato com o Instituto Mário Penna para realizarem a marcação de exames gratuitos de mamografia.

Destacamos que todos os anos, o Instituto Mário Penna abre vagas especiais e limitadas para a realização da mamografia durante a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama.

No entanto, para este ano ainda não foram definidas a liberação dessas vagas, assim como os critérios ou quantidade disponível. Quando as vagas forem liberadas, elas serão comunicadas previamente nos nossos canais oficiais de comunicação e na imprensa.

Perguntamos, ainda, se havia previsão da data do anúncio das vagas. A resposta foi negativa. Por isso, fica a nossa dica: se você quiser saber mais a respeito, vale seguir a página da instituição no Facebook e esperar o anúncio oficial.

Resumindo: a história que aponta que o hospital Mário Penna começou a marcação de exames de mamografia grátis é falsa. Há possibilidade, sim, de a instituição oferecer vagas. Porém, não há previsão de data para isto acontecer.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.