Marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna #boato

Boato – Começou a marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna por causa do Outubro Rosa. Compartilhe.

Quem acompanha o Boatos.org sabe que um dos períodos em que os boatos sobre saúde mais “brotam” na internet é o do mês de outubro. Por causa do chamado Outubro Rosa (campanha de conscientização para prevenção do câncer de mama), diversas histórias aparecem online. A mais clássica é a que fala que mamografia causa câncer. Mas há sempre o boato da “mamografia grátis”.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org
Siga o Boatos.org no Twitter:

Envie uma mensagem com a palavra #boato para (61) 99432-5485 e agende este número no seu telefone para receber as nossas atualizações gratuitamente no WhatsApp

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Pois bem. Neste ano, nem precisamos chegar ao mês de outubro para uma “dica de ouro” começar a viralizar no WhatsApp. Uma mensagem apontava que o Hospital Mário Penna (localizado em Belo Horizonte) estaria começando o período de marcação de mamografias grátis. Leia o texto que circula online:

Hoje começou a marcação de mamografia no Hospital Mário Penna, das 9 às 15:00h, ligue no tel:3349-12-12 Avisem as Mulheres é de graça Por favor não deixem de compartilhar a outros grupos. Outubro Rosa

Começou a marcação de mamografia grátis no hospital Mário Penna?

É claro que a história se espalhou. O mais curioso de tudo é que a dica se espalhou não só no “zapzap” dos mineiros como também de internautas de outros estados. Por que isso aconteceu não sabemos, mas sabemos outra coisa: a história que aponta que começou a marcação de mamografia no Mário Penna é falsa. Vamos aos fatos.

Os dois primeiros pontos que denunciam a farsa são elementares: 1) a mensagem tem as principais características de boatos (incluindo informações vagas como a falta de DDD do hospital e erros de ortografia). 2) Nem o hospital e nem a mídia fizeram qualquer anúncio a respeito do assunto. Com certeza, o multirão de mamografia merecia estar na pauta da mídia local.

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobrimos que o hospital teve que desmentir uma história muito parecida em 2016. Mas e em 2017? Será que, desta vez, a mensagem é real? Para tirar qualquer dúvida, entramos em contato com o próprio Instituto Mário Penna, por meio do Facebook. Leia a resposta deles:

Realmente, essa mensagem não partiu da nossa instituição. Estão sendo veiculadas, principalmente pelo Whatsapp, mensagens inverídicas convidando as mulheres a entrarem em contato com o Instituto Mário Penna para realizarem a marcação de exames gratuitos de mamografia.

Destacamos que todos os anos, o Instituto Mário Penna abre vagas especiais e limitadas para a realização da mamografia durante a Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama.

No entanto, para este ano ainda não foram definidas a liberação dessas vagas, assim como os critérios ou quantidade disponível. Quando as vagas forem liberadas, elas serão comunicadas previamente nos nossos canais oficiais de comunicação e na imprensa.

Perguntamos, ainda, se havia previsão da data do anúncio das vagas. A resposta foi negativa. Por isso, fica a nossa dica: se você quiser saber mais a respeito, vale seguir a página da instituição no Facebook e esperar o anúncio oficial.

Resumindo: a história que aponta que o hospital Mário Penna começou a marcação de exames de mamografia grátis é falsa. Há possibilidade, sim, de a instituição oferecer vagas. Porém, não há previsão de data para isto acontecer.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)