Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Leite Elegê é retirado do mercado por excesso de sangue, pus e toxinas #boato

Leite Elegê é retirado do mercado por excesso de sangue, pus e toxinas #boato

Boato – Leite da marca Elegê foi retirado das prateleiras dos supermercados em 2018. O motivo alegado pelo Procon é o excesso de sangue, pus e toxinas. Imagem comprova tudo.

Básico para o bebê e importante para crianças, o leite é um alimento que se encaixa na mesma categoria do ovo ou dos sucos. Em alguns casos, é tratado como a solução para os problemas. Em outros é tratado como vilão. A história de hoje encaixa a bebida na segunda categoria.

De acordo com uma mensagem que circula online, estoques de leite foram retirados das prateleiras dos mercados por causa do excesso de sangue, pus e toxinas. A “notícia”, publicada em um blog “daqueles”, usa uma foto de caixas de leite da marca Elegê junto ao texto (que cita Harvard, portugueses, Procon do Rio e etc). Leia trechos da mensagem que circula online:

Leite retirado do mercado por excesso de sangue, pus e toxinas! Veja. Leite de vaca realmente faz bem à saúde humana? Se você é um viciado em leite, as conclusões vão te deixar surpresa. […] Procon Carioca suspendeu, de forma preventiva, a venda do leite da marca Elegê na cidade, após denúncias de consumidores que se sentiram mal ingerindo o produto. […]

Leite Elegê é retirado do mercado por excesso de sangue, pus e toxinas?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem (que tem um título muito caça-clique) circulou muito no Facebook. Mas será mesmo que a história faz algum sentido e tivemos leite retirado das prateleiras em 2018? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

O texto é um exemplo de como uma matéria não deve ser escrita. A notícia não passa de uma junção de copia e cola de diversos conteúdos. Vamos poupar vocês (e nos poupar) da análise ponto por ponto da ladainha apresentada no texto e ir ao ponto principal: o fato de que nenhum leite (nem Elegê ou de outra marca) foi retirado das prateleiras dos mercados por causa de sangue, pus e toxinas.

Procuramos por qualquer ocorrência recente do caso e nada encontramos. O máximo que achamos foi uma ação do Procon do Rio de Janeiro, em março de 2014. Na ocasião, leites da marca Elegê, Parmalat e Líder tiveram a venda suspensa. O motivo não tinha nada a ver com sangue, pus ou toxinas. Era “mais simples”: havia produtos estragados. Essa matéria de 20 de março fala do assunto. Três dias depois, a Elegê assinou um Termo de Ajustamento de Conduta e o produto voltou às prateleiras. Vale dizer que a imagem que circula no boato foi justamente retirada destas matérias.

Resumindo: a história que aponta que o leite Elegê (ou de qualquer outra marca) foi retirado das prateleiras por causa de sangue, pus e toxinas é falsa. Um blog caça-clique pegou uma notícia velha, a “atualizou”, misturou com um monte informações aleatórias e publicou. Está feito (e desmentido) mais um boato online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.