Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Lave roupas íntimas novas para o seu seio não ser destruído #boato

Lave roupas íntimas novas para o seu seio não ser destruído #boato

Boato – Mensagem alerta a presença de bactérias perigosas em roupas novas sem lavagem. 

As bactérias estão por toda parte. Esses seres microbiológicos são responsáveis por muita coisa importante no nosso mundo, fermentação de produtos, limpeza do nosso organismo, remédios e uma lista que segue enorme. No entanto, esses seres também assustam muita gente pelo estrago que causam.

Muitas doenças provêm de bactérias, como tuberculose, tétano, gonorreia, sífilis (e também segue a lista). E para deixar todo mundo de cabelo mais em pé, há também as bactérias que contaminam o seio da mulher. O contágio? Roupas íntimas utilizadas sem serem lavadas primeiro. Confira o alerta:

‘Gente isso e muito serio Favor repasse para todas as mulheres (e também homens) de sua lista… É Muito Forte! As imagens são mesmo impressionantes!… Pessoal é muito importante, por favor, divulguem. O médico já testou que ela pegou uma bactéria que se encontra em tecido novo. (sem ser lavado). 

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Por favor, repasse para todas as pessoas de sua lista, para que elas também as envie e possamos alcançar o maior número possível de mulheres.. Ao abri-las, compartilhe-as com outras pessoas, esposas, filhas, Irmãs, sobrinhas, primas, mães, avós, amigas.

O texto fala da importância de lavar as roupas íntimas recém compradas antes de usá-las. Explica que as roupas são feitas em diferentes partes do mundo, transportadas em sacos, caixas, sendo manipuladas por grande quantidade de mãos antes de serem acondicionadas para transporte. Além de estarem expostas a excrementos de animais transmissores de doenças. Esclarece ainda que durante o amaciamento do tecido e, segundo as condições climáticas, as caixas ou embalagens geram umidade, ambientes propícios para a proliferação de germes, parasitas e bactérias. Por favor, lavem bem as roupas novas, antes de usá-las, já que não se conhece o causador destas anormalidades, mas sabe-se que eles estão nas roupas novas. Favor lavá-las em água fervente. Ei muito cuidado’

A mensagem acima foi postada no Facebook e já têm mais de 27 mil compartilhamentos na rede social. ‘Que ótimo, mais pessoas sabendo sobre esse mal, auxilia na prevenção, né?!’ De jeito nenhum, o alerta acima é apenas um desserviço, um spam enviado há muitos anos (há indícios da mensagem em 2003).

Esse alerta passou por todo lado e foi desmentido em pelos menos dois idiomas. Segundo uma análise feita pelo site About.com, a história surgiu, muito provavelmente, de desconhecidos que tiveram conhecimento de uma pesquisa sobre furúnculos no mamilo. Uma distorção aqui, outra ali e pronto, fez-se um boato.

No site Science Blogs, encontramos a explicação detalhada sobre outra versão da mensagem. A análise, muito bem feita, destrincha o alerta e mostra todos os aspectos desse hoax. O tom apelativo, a utilização de fontes importantes para respaldar a história, todas aquelas características que repetimos sempre.

Encurtando a história, não há bactérias monstruosas em roupas íntimas, mas claro, lavar as peças antes do uso é aconselhável por uma questão de higiene. De qualquer forma a dica principal é – cuidado para não cair em conversa fiada e espalhar bobagem.