Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo #boato

Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo #boato

Boato – Um inseto está causando grandes transtornos com fungos que se espalham por todo o corpo. Imagens são horrendas e ele pode matar.

Com o verão chegando, o Brasil volta a se preocupar com um dos seus maiores problemas: o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Mais do que em qualquer outro período, é importante ficar de olho na água parada. Porém, um outro inseto tem colocado medo em muita gente na internet.

Inseto tem fungo que causa doenças, diz boato
Inseto tem fungo que causa doenças, diz boato

Circula por redes sociais um alerta sobre um inseto que estaria “causando grandes transtornos em crianças e adultos”. Ele teria um fungo que seria repassado para as pessoas a partir do momento em que elas fossem tentar matá-lo. Junto ao alerta, descrito abaixo, fotos horrendas são anexadas. Leia:

Olha pessoal, por favor fiquem esperto porque esse inseto esta causando grande transtorno em criancas e adutos, se por um acaso vocês verem alguns desses não matem com as mãos nem com os pés porque ele causa fungos de grande estragos e espalha rapidamente por todo o corpo. Por favor repasem para quem vocês ama e/ou querem bem, vizinhos amigos e parentes.

Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo

Não precisou de muito para as pessoas se apavorarem com o tal animal. O texto até pega leva comparado às imagens (dignas de enjoar o estômago das pessoas mais sensíveis). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A maioria das pessoas não sabe, mas o alerta descrito acima nada mais é do que uma “reciclagem” de um boato que circulou em janeiro de 2016: a história do inseto mortal que vinha da Índia. As únicas diferenças é que o inseto de agora “não tem procedência” e em vez de “transmitir um vírus”, ele causa um fungo.

No início do ano já havíamos explicado que o animal da imagem (a mesma usada agora) é uma espécie de barata d’água chamada Kirkaldyia deyrolli. Neste link, há a imagem dela.

Quanto à imagem da mão “destruída”, nada mais é do que uma construção com geleia de amendoim e uma pouco de Photoshop. Na versão nova do boato há também uma outra imagem, de um pé cheio de furos. Como também era de se imaginar, trata-se de um Photoshop. Esse vídeo mostra o processo de construção da imagem. Não recomendamos que vejam as imagens caso tenha tripofobia.

Resumindo: a história do inseto que transmite fungos é falsa. Não passa de um alerta que só serve para você ficar vendo e compartilhando imagens nojentas na internet. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Marisa Motta, Clobis Silva, Sônia Polito, Caíque Oliveira, Leonardo Pereira e seis leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou pelo WhatsApp no número (61) 99331-6821.