Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo #boato

By | 26/10/2016

Boato – Um inseto está causando grandes transtornos com fungos que se espalham por todo o corpo. Imagens são horrendas e ele pode matar.

Com o verão chegando, o Brasil volta a se preocupar com um dos seus maiores problemas: o mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya. Mais do que em qualquer outro período, é importante ficar de olho na água parada. Porém, um outro inseto tem colocado medo em muita gente na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Inseto tem fungo que causa doenças, diz boato

Inseto tem fungo que causa doenças, diz boato

Circula por redes sociais um alerta sobre um inseto que estaria “causando grandes transtornos em crianças e adultos”. Ele teria um fungo que seria repassado para as pessoas a partir do momento em que elas fossem tentar matá-lo. Junto ao alerta, descrito abaixo, fotos horrendas são anexadas. Leia:

Olha pessoal, por favor fiquem esperto porque esse inseto esta causando grande transtorno em criancas e adutos, se por um acaso vocês verem alguns desses não matem com as mãos nem com os pés porque ele causa fungos de grande estragos e espalha rapidamente por todo o corpo. Por favor repasem para quem vocês ama e/ou querem bem, vizinhos amigos e parentes.

Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo

Não precisou de muito para as pessoas se apavorarem com o tal animal. O texto até pega leva comparado às imagens (dignas de enjoar o estômago das pessoas mais sensíveis). Mas será mesmo que a história é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A maioria das pessoas não sabe, mas o alerta descrito acima nada mais é do que uma “reciclagem” de um boato que circulou em janeiro de 2016: a história do inseto mortal que vinha da Índia. As únicas diferenças é que o inseto de agora “não tem procedência” e em vez de “transmitir um vírus”, ele causa um fungo.

No início do ano já havíamos explicado que o animal da imagem (a mesma usada agora) é uma espécie de barata d’água chamada Kirkaldyia deyrolli. Neste link, há a imagem dela.

Quanto à imagem da mão “destruída”, nada mais é do que uma construção com geleia de amendoim e uma pouco de Photoshop. Na versão nova do boato há também uma outra imagem, de um pé cheio de furos. Como também era de se imaginar, trata-se de um Photoshop. Esse vídeo mostra o processo de construção da imagem. Não recomendamos que vejam as imagens caso tenha tripofobia.

Resumindo: a história do inseto que transmite fungos é falsa. Não passa de um alerta que só serve para você ficar vendo e compartilhando imagens nojentas na internet. Balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão dos leitores Marisa Motta, Clobis Silva, Sônia Polito, Caíque Oliveira, Leonardo Pereira e seis leitores que não se identificaram. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook ou pelo WhatsApp no número (61) 99331-6821.

39 thoughts on “Inseto causa transtornos com fungos que se espalham pelo corpo #boato

  1. Rabelo Mendonça

    Horrível!!! Não basta, tantas tragédias, e um idiota desses fazer, isso. Que que pessoas morrão do coração? Então se mate!!! Sozinho!!! Ainda bem graças a Deus!! Que existem pessoas intelectuais!!! Para desmascarar tipos de pessoas duentes… atormentadas. Obrg
    A essa equipe. Parabéns

    Reply
  2. cecilia

    isso e nojeto ate hoje estou passando mal nem posso ouvir falar que me arrepio toda e muita falta de responsababilidade dessa pesoa.

    Reply
  3. Marcela de Araújo Assis

    Após ver tal imagem, fiquei enojada e horrorizada. Fiquei sem comer e dormir pensando na cena. Se eu, que não sou tripofóbica, fiquei chocada, imagina as pessoas que tem esse problema e ver uma imagem dessas. Fico curiosa saber a troco de que as pessoas publicam um boato desses, espalhando pânico nas pessoas. É um absurdo!!!

    Reply
  4. Ane Lopes

    Agora sei que não passa de mentira ,mas desde que vi essas imagens postadas no grupo,elas não sai da minha mente,aquele inseto e as imagens dos furos no corpo das pessoas!Fiquei muito chocada mesmo!!!Estou a dias sem dormir de tanto trauma.

    Reply
  5. Kerollen

    E um nojo tudo isso Depois que vi essa foto sempre eu me arrepio toda . isso coisa diabólica pra deixar pessoas preocupada com medo

    Reply
  6. Rogério Krüger Junior

    Recebi esse boato enquanto estava tomando café da manhã, pensa no embrulho estomacal rsrs. Mas eu logo imaginei que era boato, pesquisei, e mandei essa matéria no grupo em que recebi, os meus amigos até já me conhecem por que eu sempre desminto os boatos que surgem, eles estão até mais comedidos agora, pensam duas vezes antes de compartilhar. Obrigado pelo serviço de vocês!

    Reply
  7. Viviane

    Gente foi horrivel …eu não parei de arrepiar e não consigo tirar a imagen da cabeça …cheguei até ter vômito decorrente da imagen

    Reply
  8. Cláudio

    Esse nojento e babaca não sabe que tipo de informação como essa terrorisa mães e pais sobre seus filhos pequenos de pouca idade e sem falar numa coisa horrível de se posta nas rede social eu mesmo fiquei furioso com tanta falta de responsabilidade.

    Reply
  9. Tania

    Povo idiota. Inventar isso. Sem serviço. Fida. Passei até mal quando vi. Palhacos

    Reply
  10. Livia Marlene

    Que bom que temos #boatos que nos esclarece de coisas arquitetadas por gente ou que não tem o que fazer ou psicopatas.

    Reply
  11. Jn beauty cabeleireiros

    Eu também senti um arrepio e até agora estou com a imagem na minha mente que horror

    Reply
  12. JULIANE P

    Boa Tarde!
    Recebi num grupo do Whatsap esta mensagem junto com as imagens, simplesmente horríveis, nojentas tenho tripofobia, fiquei muito mal. Um absurdo esses idiotas inventar e divulgar tanta coisa desnecessária. O pior é que as pessoas compartilham sem saber se as informações são reais, causando mal as pessoas. O mundo precisa de pessoas com mais bom senso.

    Reply
  13. Francisco de Assis da Silva

    Esse lance do besouro dos fungos, assim que recebi já matei a charada que era uma montagem muito fajuta de um vagabundo que não tem o que fazer, deve ser até, um desses mauricinhos safados que merecia levar uns tabefes nas fuças. Quanta gente não está sofrendo neste momento por causa desta maldita farsa, desgraçado! Que esta doença se materialize e contamine só ele! Eu repassei a versão de conforto pelas redes sociais. DEUS sabe o que faz!
    Obrigado pela chance de me desabafar mais uma vez!
    Fiquem com DEUS!

    Reply
  14. Tania

    Recebi hj essa msg no wpp e fiquei espantada, não sei tem relação a imagem mas, desde então estou c muita coceira nos braços já estão até empolados, antes de compartilhar qualquer coisa pesquiso, e quando me enviam eu sempre vejo se eh vdd ou não e se se não for mando o link p pessoa ver.

    Reply
    1. Flavia Costa

      Graças a Deus é mentira,já estava apavorada com medo desse bichinho feio, pois tenho filhos gêmeos com dois anos e fiquei muito preocupada .

      Reply
    2. Helena

      Desde q vi as imagens horríveis só de lembrar começo a me coçar por todo o meu corpo apaguei as imagens na hora mas quando lembro me dá arrepios e coceira tento tirar mente mas está difícil hoje resolvi pesquisar pra ver ainda bem que é falsa a notícia graças a Deus, espero que agora passa esses incômodos

      Reply
  15. Dayane Bispo

    Já estava ficando assustada tenho um bebe de um ano e criança nessa idade tudo q ver pega fiquei c Mendo de aparecer um desse e minha filha pegar gracas a deus er mentira

    Reply
  16. Antoninha Campos

    Foi muito bom saber que é boato. Fotoshop pra impressionar. Mas fica na gente uma sensação de horror e medo. Irei sempre pesquisar aqui se é verdadeiro ou boato. Obrigadissima por tirarem esse peso esse mal estar que essa baratinha da Índia me provocou. Credo é horrível.

    Reply
  17. Daniela

    Minha gente é um absurdo a quantidade de boatos repassados em redes sociais, é muita falta do que fazer dessa gente que cria essas mensagens falsas. Agradeço a equipe por nos livrar dessas mentiras.

    Reply
  18. Aurélio

    Vale ressaltar que para aqueles que não se sentiram bem ao ver as imagens, vc pode sofrer de tripofobia, ou seja o medo excessivo de buracos. E imagens do tipo como estas que andam circulando causam imenso desespero em quem sofre disto.

    Reply
  19. Diogenes

    Não gosto de difundir, compartilhar ou repassar memsagens, mas em geral eu tento confirmar a fonte e a veracidade de qualquer uma. N
    a maioria das vezes são falsas de não repasso.

    Reply
  20. Ezinalva

    Gente depois que vi as imagens fiquei com arrepios, nojo, medo e não consigo apagar as imagens da minha mente, mesmo depois de saber que é só um boato. Que horror!
    Mas obrigada a toda equipe do site pela informação e por me deixar mais tratranquila.

    Reply
  21. Haroldo Sabino

    Essas fotos que circula no Zap, recebi hoje 31/10/2016, falando de inseto que causa fungo, é mentira. Tem uma matéria sobre tripofobia de fev/2014 que fala outra coisa e tem as fotos no site diariodebiologia.com/2014/02/tripofobia-pessoas-que-tem-medo-de-buracos

    Reply
  22. Rosiane Ferreira Rodrigues

    Muitas das vezes a pessoa compartilha pra elertar, que se fosse verdade um trem desse, como que vc ia saber de uma coisa dessa é não alertar?

    Reply
  23. Thaise

    O grande problema é vc dizer pra pessoa q é boato e ela ficar com raiva de vc pq “desmentiu “ela

    Reply
    1. Luciana

      É ainda tem isso. A pessoa quer que seja verdade.

      Reply
  24. Carla

    Até hoje tenho problemas por causa dessa imagem, só de lembarque já começa uma crise de coceiras e pinicações pelo corpo, é horrível. Não sei porque as pessoas fazem isso, compartilham essas coisas.

    Reply
  25. Simone

    Logo vi ser mentira..mas confesso meus cabelos da cabeça subiram todos de um arrepio inexplicável..Fiquei transtornada..Mas infelizmente as pessoas não tem mais sensibilidade de achar que alguém é mais fraco pra ver certas coisas e compartilham coisas do tipo.

    Reply
  26. Josivania

    Gente guando eu vir essa imagem com esse inseto fiquei com nojo e medo e também mim arrepiando o tempo todo e até sem dormir porque só em fechar os olhos so vinha essa imagem no meu pensamento ai depois pesquisei na Internet ai foi que vim acreditar que isso era uma brincadeira.

    Reply
  27. rafael campos

    Sempre pesquiso aqui no site e não me engano mais com os boatos ,obrigado equipe do boatos.or

    Reply
  28. Cristiane de Sousa

    Nossa gente foi horrível mesmo ver isso alguém tem q tomar providências pois meu filho ficou chocada

    Reply
    1. Adriana

      Verdade
      Fiquei com medo e fui alertar minha filha.
      Ela.nem dormiu apavorada com o bicho.

      Reply
  29. Joel Lopes

    bom saber disso pois eu já estava apavorado com esta imagem.

    Reply
  30. Eliane Gonçalves

    Sempre procuro me certificar se as mensagens recebidas são verdadeiras. Não entendo por que a maioria das pessoas não fazem o mesmo e preferem espalhar o que não é verdade. Se não consigo ter certeza da veracidade da matéria, prefiro não recompartilhar. As redes sociais seriam melhores se as pessoas tivessem um pouco mais de bom senso.

    Reply
  31. Paulo Junior

    Obrigado por passarem essas informações para todos.
    Acho um absurdo uma brincadeira dessas!
    Tenho nojo disso!

    Reply
  32. Eslaine

    Infelizmente, essas ‘correntes’ são um inferno. As pessoas preferem acreditar nessas porcarias mentirosas, a buscar informação do assunto. Obrigado por sempre estarem desmistificando essas baboseiras.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *