Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Inhame cura a dengue, aponta lenda urbana

Inhame cura a dengue, aponta lenda urbana

Suco de inhame ajuda a curar a dengue, diz boato
Suco de inhame ajuda a curar a dengue, diz boato

Boato – O suco de Inhame é capaz de curar a dengue e reverter efeitos da dengue hemorrágica.

A dengue é uma doença que infecta cerca de 100 milhões de pessoas anualmente em todo mundo, exceto na Europa, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença é transmitida através do mosquito Aedes aegypti e mata cerca de 20 mil pessoas por ano. Nos últimos anos, a dengue se transformou em um sério problema de saúde pública e continua afetando inúmeras pessoas ao longo do tempo.

Por ser uma doença de evolução rápida, a dengue causa pânico. Por conta disso, cada vez mais pesquisas têm sido desenvolvidas em busca da erradicação do problema. Além disso, receitas caseiras também são divulgadas na internet, como tratamento para pessoas infectadas. Há algum tempo, uma receita de suco de inhame tem sido divulgada na internet como cura para a doença. Confira trecho:

Diante de vários focos de dengue e algumas mortes que tem ocorrido na região oeste de São Paulo e pelo interior. Por favor, divulguem isso para que alcance proporções maiores, gerando bons resultados no combate a dengue.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Eu peguei dengue na sexta-feira passada (25/04) e quero aproveitar esse espaço para divulgar esse ótimo remédio que pode salvar muitas vidas. Assim que eu soube das propriedades do Inhame, passei a preparar o suco, batido com água e sem açúcar. A consistência do suco não é atrativa, porem o gosto não é ruim e age rapidamente no corpo.

Minhas plaquetas estavam baixas 80mil/mm3, faltando pouco pra eu iniciar um quadro de dengue hemorrágica. Bastaram apenas dois copos por dia desse suco e minhas plaquetas subiram pra 150mil/mm3. Isso não é brincadeira, e pode significar muito para quem está em estado critico. Até mesmo para quem ainda não contraiu a dengue, até mesmo para aqueles que possuem problemas diversos de saúde.

Gratidão a todos pela divulgação. Espalhem isso para as regiões onde a dengue está tomando proporções enormes. O frio está chegando e logo teremos a redução do mosquito transmissor, mas enquanto isso não acontece, podemos fazer algo a respeito, só depende de nós. Grato! 

Não demorou muito para a informação viralizar e ser difundida em todos os cantos do globo (ou pelo menos das redes sociais brasileiras). Porém, será mesmo que o inhame tem propriedades de cura para a dengue? Especialistas afirmam que não e que a história não passa de lenda urbana.

O inhame é um alimento rico em vitamina A e B e ajuda a manter a boa flora intestinal e o baixo índice glicêmico e a reduzir a absorção de colesterol, sendo um ótimo aliado na prevenção da diabetes e indicado para pessoas com problemas de colesterol alto. Segundo a nutricionista da UFRJ, Ana Luisa Faller, o inhame possui propriedades que podem ter relações indiretas com o quadro da dengue, porém, não possui nada de específico para a cura da doença.

Além disso, ainda segundo a nutricionista, uma pessoa com a alimentação balanceada tem as mesmas chances de contrair a doença. O que muda, nessa situação, é a forma como ela pode manifestar os sintomas. Ou seja, quanto mais debilitada for a saúde do infectado, pior é o desenvolvimento da dengue.

A TV Alterosa, de Belo Horizonte, inclusive realizou uma reportagem explicando o mito do inhame curar a dengue e desmistificou a lenda popular. Na matéria, especialistas explicam que o alimento pode ajudar a melhorar o sistema imunológico, fazendo com que o infectado se sinta melhor diante de um quadro da doença e, consequentemente, podendo responder melhor aos sintomas da doença. Entretanto, o alimento por si só não trata a dengue.

Além disso, o infectologista da Fundação Oswaldo Cruz, Anthony Érico Guimarães, explica que se ingerido em grandes quantidades, o inhame pode causar problemas para a saúde.  Esta matéria do G1 aponta para isso.

Infelizmente, ainda não há uma cura para doença e nem um remédio específico para tratar a dengue. O que existe no mercado são remédios para tratar os sintomas. Ou seja, o inhame pode até colaborar na melhora dos sintomas ao contribuir com o aumento da imunidade. Porém, não cura a dengue. E também não substitui os tratamentos tradicionais com alguns tipos de antitérmicos para controlar a febre e hidratação com soro.