Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Informação falsa: Vírus ebola chega ao Brasil pela cidade de Brasiléia

Informação falsa: Vírus ebola chega ao Brasil pela cidade de Brasiléia

Vírus ebola chegou ao Brasil, diz boato
Vírus ebola chegou ao Brasil, diz boato

Boato – Governo descobriu que o vírus ebola chegou ao Brasil via Brasiléia (Acre) e está abafando a informação para não atrapalhar a realização da Copa do Mundo.

Pânico, revolta, mistério. Esses sentimentos são propagados todos os dias na internet, em torno das discussões sobre a realização da Copa do Mundo deste ano. Algumas discussões são pertinentes e viáveis. Já outras são apenas boato e rebuliço da população mesmo. É o que parece ser o caso do relato divulgado no Facebook sobre a existência do vírus ebola em Brasiléia, no Acre.

Confira também: boato diz que ebola chegou ao Maranhão

Curta também a nossa página no Facebook e não caia em boatos

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Para quem não sabe, o vírus ebola é um dos vírus mais perigosos que existe. Ele causa a febre hemorrágica ebola (FHE), uma doença infecciosa rara, mas frequentemente fatal. O vírus é moderadamente contagioso, mas realmente, pode causar o efeito de epidemia. O medo da população é que o ebola possa ter chegado ao Brasil e que ele vá também se espalhar na Copa.

O texto que circula na internet, mais especificamente no Facebook, diz que Brasiléia (Acre) deve ser isolada urgentemente por conta de epidemia do vírus Ebola. A suposição é que o vírus teria vindo de imigrantes haitianos, que chegam através da  fronteira com a Bolívia e o Peru, e também com a chegada de centenas de africanos, vindos da Guiné e do Senegal.

O post também traz um suposto relato de um imigrante haitiano, ao repórter da Folha de São Paulo, dizendo que Brasiléia está um caos, com situações precárias de esgoto e saneamento básico, com imigrantes que fazem suas necessidades orgânicas em qualquer lugar, perto de restos lixos, supondo que o lugar estaria muito propício para a deflagração letal do Ebola pelo país. Leia trechos do texto:

Vírus ebola chegou ao Brasil. Vírus mais letal do mundo chegou ao Acre. Isso comprova o estado precário da saúde. Governo tenta abafar para não afetar a Copa. Verdade Oculta. É gravíssimo gente!! Compartilhem. O vírus do Ebola não tem cura e mata rápido!! A mídia não esta divulgando nada. VÍRUS EBOLA ENTROU NO BRASIL?????

Se for confirmado que o vírus Ebola chegou ao Brasil e está sendo levado para vários estados pelos imigrantes não fiscalizados pela vigilância sanitária, o governo esconderá ao máximo essa informação, devido a Copa do Mundo! Isso será crime hediondo!!! É urgente o isolamento de Brasiléia no Acre por conta de epidemia do vírus EBOLA

A notícia pode ser considerada alarmante, mas os fatos que estão gerando essa notícia,são extremamente relevantes. E constatado que a FAB, a cada retorno de Rio Branco à Porto Velho, traz na carona, grupo de 40 imigrantes por viagem, é muito possível que o vírus ebola, já esteja matando no Brasil. Afinal, as autoridades públicas, jamais divulgariam tal epidemia ativa no país, faltando dias, para a abertura da Copa do Mundo.Com certeza, se o fato já estiver acontecendo, vão jogar com a morte.

Além da chegada de centenas e centenas de imigrantes haitianos a Brasiléia, no Acre, fronteira com a Bolívia e o Perú,também chegam, centenas e centenas de africanos,vindos, principalmente da Guiné e do Senegal, onde a Organização Médicos sem Fronteiras,vem divulgando um alerta mundial de uma epidemia sem precedentes do vírus ebola na região,o qual,se aproxima rapidamente de uma centena de mortes,e vem se espalhando de forma acelerada pelos países fronteiriços.

E segundo relato de um imigrante haitiano ao repórter da Folha de São Paulo,Brasiléia está um caos,esgoto a céu aberto e ausência total de qualquer saneamento básico,com imigrantes se amontoando onde podem,fazendo suas necessidades orgânicas onde achar necessário,lavando suas roupas,se conveniente,ou não,dependendo da disponibilidade de água,onde alguns, ficam dias sem tomar banho; e restos de comida,são jogados em qualquer lugar,junto com as embalagens descartáveis. Quer dizer,ambiente mais do que propício para a deflagração letal do ebola em todo país.

E diante do fato declarado,se nada for divulgado pelas autoridades do setor de saúde pública federal no Brasil, o governo,criminosamente, estará abrindo as portas da morte e nos expondo a uma situação que poderá vir a se tornar,e a superar,a maior tragédia que esse país possa ter vivido. É urgente,urgentíssimo,que o Ministério da Saúde,venha à público e divulgue ao povo brasileiro,o que está fazendo à espeito,principalmente em Brasileia.

E até que tenhamos informações claras e convincentes da ação de saúde pública federal, na região migratória,o estado geral,não será outro que não seja de apreensão e temor.E enquanto nada se sabe à respeito sobre o estado de saúde do povo e dos imigrantes em Brasileia, e dos imigrantes que já se espalharam pelo país,desesperadamente espero que não seja tarde demais para a ação de isolamento da cidade acreana.

OBS: A foto é ilustrativa, retirada do Google, serve somente para mostrar um paciente portador desse vírus em fase terminal.

A imagem que acompanha o post mostra uma pessoa portadora do vírus em fase terminal, o que certamente choca os usuários. Ela se assemelha a tantas outras postagem de boatos e virais no Facebook, pois o início do texto diz “É gravíssimo gente!! Compartilhem. O vírus do Ebola não tem cura e mata rápido!! A mídia não esta divulgando nada.”

Mas vamos ao lado técnico da questão. Segundo o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Fleury Medicina e Saúde, em entrevista para a UOL, as chances do vírus chegar ao Brasil são muito remotas. Além disso, uma notícia do site O Estrangeiro diz que o governo do Acre negou que tenha sido detectado caso de Ebola entre imigrantes haitianos, que chegam ao Brasil e afirma que a notícia não se passa de um rumor.

O G1 também divulgou que a Secretaria de Saúde do Acre negou qualquer possibilidade da existência do vírus no estado, inclusive na cidade de Brasiléia.

O texto é falso! Mais um boato que amedronta e choca a população, sem necessidade. Se vai ter Copa ou não, já que muitos internautas vivem afirmando que #nãovaitercopa, ainda não sabemos, vamos esperar para ver, mas por enquanto #nãovaiterebola, ufa, ainda bem.