Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Informação falsa: limão com bicarbonato de sódio cura câncer

Informação falsa: limão com bicarbonato de sódio cura câncer

Boato diz que limão com bicarbonato de sódio cura câncer
Boato diz que limão com bicarbonato de sódio cura câncer

Boato – Suco de limão com bicarbonato de sódio traria cura milagrosa para o câncer e as indústrias alimentícias e farmacêuticas são uma máfia

Uma das doenças que mais causa pânico na população mundial é o câncer. Segundo estudo feito em 2013 do Ministério da Saúde, estima-se que nesse ano haja mais de 500.000 casos da doença, sendo os de mais incidência de próstata, mama e pele.  Só ouvir esse nome já faz as  pessoas ficarem arrepiadas. E isso faz diversos boatos aparecerem na web. Depois da história do limão congelado que cura câncer, chegou a vez de outra receitinha milagrosa.

Com isso, a doença já invadiu os confins da falácia, do senso comum e das teorias da conspiração. Segundo um tal doutor Inacio Vacchiano bicarbonato de sódio e limão oferecem curas milagrosas para o câncer. Em seu texto (que pode ser visto aqui) há várias explicações sobre a neutralidade do corpo e que a acidez no corpo provaria a enfermidade, ele também afirma que a nossa busca é pelo equilíbrio entre os ácidos e básicos no corpo.

Lembrando as nossas aulas de Química no ensino médio, o pH do corpo deveria ficar perto de 7 e ai sim estará bem. Abaixo disso é acido e acima é básico. O bicarbonato de sódio e o limão ajudariam a regular esses índices. Inacio diz também em seu texto que a cura com limão e bicarbonato só não foi divulgada ainda porque a indústria farmacêutica não quer que essa solução barata venha à tona.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A receita milagrosa é simples: basta ter limões, bicarbonato e água que você será curado tomando regularmente. A dose recomendada é de um suco de limão com três unidades da fruta, digeridos em meio litro de água com mais uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Deve-se tomar em jejum pela manhã, podendo ser dividido em duas doses durante o dia. Com essa receita Inacio promete que quem esteja com a doença seja curado.

O doutor ainda diz que é tudo uma grande máfia e que as indústrias alimentícias, farmacêuticas e médicas estão produzindo gente doente para lucrar. No texto do nosso amigo Inácio, ele afirma que só se passa pelo que nós comemos e que tudo essas ‘porcarias’ industrializadas que comemos faz mal.

Mas é aí, o bicarbonato e o limão curam câncer mesmo? A resposta é não. Basicamente, o texto se baseia no preceito de que apenas a alimentação causa câncer. Realmente, se não cuidarmos da nossa alimentação podemos ter vários tipos de doença, mas não é regra, depende do corpo de cada ser humano, isso é muito variável.

Segundo o Ministério da Saúde, as causas do câncer são variadas e dependem de seu modo de vida. A doença pode ser contraída hereditariamente, pelo meio ambiente ou do que comemos e como cuidamos do nosso corpo.

Por exemplo: se uma pessoa fuma muito cigarro, ela terá grandes chances de contrair um câncer de pulmão. A exposição ao sol também agrava os riscos de ter a doença de pele, são causas variadas e não há um só causador e inimigo. Então, não é apenas o que comemos que pode causar câncer.

Em um texto publicado no UOL, especialistas rebatem a informação dizendo que não há estudos que comprovem isso e que a receita do limão com bicarbonato é ingênua.  O limão pode sim ajudar no combate a várias doenças, como resfriado, por conter vitaminas que auxiliam a recuperação, mas nunca foi milagroso.

O limão é rico em vitaminas C e P e pode ajudar no fortalecimento dos tecidos, além de ser cicatrizante. A fruta ajuda ainda no tratamento de edemas, ativando a circulação, regulando o colesterol e aumenta a resistência contra infecções e viroses.  

Isso sem contar que o doutor nem médico é. Segundo seu próprio perfil na página em que publicou o texto sobre o câncer ele é filósofo, jurista e jornalista. Em seus perfis nas redes sociais sua descrição tem como formação de bacharel em Filosofia e pós graduado em Direito. Formações que não chegam nem perto para ele falar sobre saúde, talvez ele seja bom para discutir, mas médico é uma coisa que ele está longe de ser.

Fiquem atentos a tudo que se vê na internet a respeito da saúde, pode haver informações muito úteis, outras que são pura balela. Se estiver com algum problema de saúde, procure seu médico e não ache que ele quer apenas ganhar dinheiro com você.

Cuide do seu bem estar, procure um especialista e não caia na conversa dos ‘Doutores da Internet’. Por sinal, os argumentos de Inácio são parecidos com o Dr. Túlio Simoncini (já desmascarado aqui no Boatos.org).

Leia na íntegra o texto que fala sobre a cura de limão e bicarbonato de sódio