Informação falsa: Coca-Cola tira ferrugem de para-brisas

Informação de que Coca Cola tira ferrugem é falsa

Informação de que Coca Cola tira ferrugem é falsa

Boato – Um vídeo mostra que Coca-Cola pode tirar ferrugem de para-brisas.

O mistério que envolve a fórmula secreta da Coca-Cola mexe com o imaginário das pessoas. As teorias são inúmeras tanto sobre a substância quanto sobre os maus que a bebida pode nos causar.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

De pacto com o diabo até corrosão dos ossos não é difícil acreditar no que vem por aí: um vídeo russo, onde um rapaz tira com extrema facilidade a ferrugem do carro com uma esponja e uma garrafa de Coca-Cola. Veja só neste link:

O texto que acompanha a mensagem é o seguinte:

Vídeo chocante mostrando o nível de acidez da coca cola a ponto de limpar a avançada ferrugem do para-choque de um carro velho sem esforço. Imagine só o que isso faz dentro do estômago? Comentem, curtam, compartilhem e divulguem, que isso é mto sério!

Incrível, não? “Imagine só o que isso faz dentro do estômago?”, dizem nos compartilhamentos do vídeo. O filme chamou tanto a atenção que foi parar até no Jornal da Record. A explicação do especialista entrevistado é a acidez que o produto contém. Na matéria, também aparece um rapaz que precisa fazer tratamento por causa dos problemas que a ingestão da bebida lhe causou, porém o detalhe: ele toma pelo menos duas garrafas por dia!

E o que a Coca-Cola tem a dizer a respeito?

“Todos os ingredientes da Coca-Cola são seguros e aprovados para uso pelo Ministério da Agricultura e ANVISA. A Coca-Cola serve aos propósitos de hidratação e fornecimento de energia, na forma de carboidratos, e não está associada a fins de limpeza. Os refrigerantes possuem 90% de água em sua composição, isso ajuda a explicar a remoção de depósitos em superfícies, e além disso, no caso em questão, a esponja de aço funciona como instrumento de limpeza por ser abrasiva, independe da presença ou não de Coca-Cola. Os refrigerantes, com pH em torno de 2,5, são bebidas seguras e podem fazer parte de uma dieta sensata e equilibrada.”

Okey, você não acredita no que a Coca-Cola diz, pois ela fabrica o produto e sempre vai ter argumentos que tentam provar o contrário. Então, que tal confiar um pouco na habilidade brasileira e ver no que vai dar? O brasileiro Ernesto Becker resolveu fazer o mesmo teste usando uma latinha de Coca-Coca e uma esponja comum dessas de lavar louça.

O vídeo publicado em setembro de 2013 mostra Ernesto esfregando um pedaço enferrujado da sua camionete durante mais ou menos 15 minutos. Adivinhem o resultado? Nada! De tanto ele esfregar a esponja até se desintegrou, mas a ferrugem continuou lá. Se você duvida, confira os 17 minutos de filmagem na íntegra e sem cortes:

É claro que o cara fez uma pressão dizendo que teve uma diferença em determinados lugares, mas o teste não apresentou nada significativo que prove que o seu estômago vai criar um rombo se você continuar ingerindo Coca-Cola. Isso aí é balela!

Entretanto, qualquer produto que seja ingerido de uma forma exagerada traz malefícios à saúde. O menino da reportagem da Record está podre por quê??? Porque não vive um dia sem tomar pelo menos duas garrafinhas de Coca.

A ingestão de refrigerantes não supre a necessidade que o nosso corpo tem de água e sucos naturais, por exemplo. Portanto, continue sendo feliz, bebendo e comendo o que você quiser, porém lembrando que tudo tem limites, né, meu bem! Não beba duas garrafas de Coca-Cola por dia e nem use o refrigerante pata tirar ferrugem de para-brisas.

 

10 thoughts on “Informação falsa: Coca-Cola tira ferrugem de para-brisas

  1. Roberto de souza

    A Coca fabricada nos dias atuais, não é a mesma de 30 anos atrás! Pore´m todas são fabricadas com quimicas e levam soda caustica e hidrogênio. Esta porcaria tem o minimo de agua e os ingnorantes do assunto continuam a beber a mesma. Busquem nas porcentagem e veja os valores de Gas contido em cada garrafa.

    Reply
  2. Daniel Gimemes

    “O menino está podre…” kkkkkkk Ri alto…….ADMIN, É para-choque não para-brisa …

    Reply
  3. Mariel

    Recentemente eu postei foto de uma experiência que fiz em casa: usei um resto de Coca-Cola, deixada por uns pedreiros que trabalharam aqui, para LIMPAR ambos lados da maçaneta da porta de meu escritório. Em MINUTOS ficaram brilhando. O refrigerante se mostrou um ótimo polidor de metais. Tenho as fotos de antes e depois para quem quiser ver.

    Reply
  4. william lima

    Só uma correção, não é ferrugem em parabrisas, apesar do vidro sofrer oxidação mas a matéria é sobre parachoques de carro.

    Reply
    1. Goretesilva

      Pois tirou o ferrugem do meu micro ondas ..limpa tudo .digo porque quando preico eu só uso a coca cola .ñ é mentira tenho 52 anos de idade .tenho ódio de mentira

      Reply
  5. Henrique Pinheiro

    Jovem, na boa… A notícia é falsa e talz, mas “para-brisa”? Eu nunca vi um para-brisa enferrujado. Aliás, não sabia que vidro enferrujava.

    Sério que seu conhecimento automotivo é tão raso, a ponto de confundir para-choque com para-brisa?

    Tá bem na apuração, mas essa foi de lascar.

    Reply
  6. Jorge Eustaquio

    Gente, olha o método científico ai, sempre que uma experiencia é divulgada há de se fazer a prova por pares, tem mais gente ai que quer tentar refutar ou comprovar isso? façam a experiência e postem o resultado, ah e as variáveis tem que ser iguais mas infelizmente não podemos ter aqui uma garrafa de coca-cola russa né então façamos com a nossa mesmo. E o vídeo do rapaz ai que testou na caminhonete tem que ver se foram nas mesmas condições…

    Reply
  7. Eduardo

    Gente, tudo bem vocês não quererem perpetuar o medo irracional das pessoas de que algo que seja bom pra tirar ferrugem possa corroer o seu estômago, o que obviamente um erro panaca, pois o ácido hidro clorídrico na concentração estomacal tem pH de aproximadamente 2.5 e a Coca Cola tem pH de 2.8 (o que, para quem fugiu da escola, quer dizer que ela é menos ácida que o ácido estomacal).
    Daí pra dizer que um ácido com pH de 2.8 não é capaz de limpar ferrugem vocês realmente precisam voltar pra escola. A Coca Cola não é um produto de limpeza – ela é basicamente um monte de açúcar misturado com ácido. Isso não quer dizer que ela não tira ferrugem, apenas que ela não foi feita pra isso, não é o melhor produto pra isso e, especialmente, ela não vai corroer seu estômago por causa disso. O suco de limão tem tal concentração de ácido que seu pH fica entre 2 e 3 e ninguém nunca disse que limão corrói o estômago (e sim, o limão é excelente para remover ferrugem, assim como a Coca Cola)!
    Para um site que se orgulha de desmascarar farsas, falta muita ciência nas suas análises.

    Reply
  8. Jane L.

    Voces estao certos quanto a Coca cola nao corroer o estomago de um ser humano mas estao enganados quanto a capacidade da bebida de remover ferrugem. O poder de remocao de ferrugem nao vem de um poder maligno de corroer tudo, vem, em grande parte, do fato de Coca-Cola ser uma bebida carbonada. Basicamente qualquer bebida carbonada consegue remover ferrugem (obviamente nao de maneira super veloz).

    Dioxido de carbono quando (usado nas bebidas carbonadas) misturado com agua produz acido carbonico. Ferrugem aparece pela oxidacao do ferro (oxido de ferro) e o acido carbonico por meio de reducao faz o processo acontecer de maneira contraria. Coca tabem contem acido fosforico que é o principal ingrediente em removedores de ferrugem (obviamente em concentracao menor).

    Acido citrico e vinagre tambem removem ferrugem e assim como a Coca-Cola nao matam e nem furam o estomago de ninguem =)

    Reply
  9. Marcia Carioni

    Oi, eu sei que tira ferrugem de roupas, e manchas de tintas de canetas também,
    Quando vaza tina de caneta no bolso, é só deixar de molho na coca cola de um dia para o outro, que derrete tudo e limpa. Já fiz isso diversas vezes com sucesso.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *