Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Informação errada: aborto pós-nascimento vira moda nos EUA

Informação errada: aborto pós-nascimento vira moda nos EUA

Boato – Ativistas estão começando a aceitar o “aborto pós-nascimento”, ou seja, matar a criança depois que ela nasce.

O debate entre grupos pró e contra o aborto é, inevitavelmente, quente na internet. Enquanto os apoiadores dizem que o aborto é uma forma de proteger a mulher, os contrários à prática tratam o assunto como crime. No meio do debate, sempre aparece algum boato.

E uma história tem chamado atenção na web. Publicada em sites de língua portuguesa no dia 31 de outubro, um artigo traduzido do blog do Fix College aponta que um grupo de estudantes norte-americanos estão começando a apoiar o “aborto pós-nascimento”. Ou seja, a prática de matar a criança recém-nascida estaria virando moda. Leia trechos do texto (que é gigante em português):

 Aborto é coisa do passado, a moda nos EUA agora é o infanticídio explícito. Uma tendência observada por ativistas pró-vida próximos de estudantes universitários nos EUA, é a crescente aceitação do “aborto pós-nascimento”, ou seja, matar a criança depois que ele ou ela nasceram, afirmam líderes pró-vida ao “The Fix College”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A evidência anedótica constatada por líderes dos grupos pró-vida como “Criados Iguais” e “Sobreviventes ao Holocausto do Aborto” disseram em entrevistas que não só eles vêem mais estudantes universitários que dizem apoiar o aborto pós-nascimento, mas alguns estudantes ainda sugerem que as crianças até 4 ou 5 de idade também podem ser mortos, porque eles ainda não são “auto-conscientes”.

“Nós encontramos pessoas que pensam que é moralmente aceitável matar bebês após o nascimento em quase todos os campus visitados”, disse Mark Harrington, diretor de “Criados Iguais”. “Enquanto este ponto de vista ainda é considerado absurdo pela esmagadora maioria das pessoas, a idéia está se tornando cada vez mais popular.”[…]

Dado o seu caráter alarmista, a história acabou chamando atenção. Mas vamos fazer uma análise mais aprofundada até chegar a alguma conclusão. O primeiro ponto é verificar a fonte da história. O texto foi escrito por um blog extremamente conservador que aponta que “a maioria das pessoas apoiam o assassinato de bebês nas universidades”.

Não são incomuns textos sensacionalistas apontando para “modas” em diversos lugares do mundo. Um exemplo já apresentado aqui no Boatos.org é a história de que beijar olho havia virado moda no Japão. Na realidade, apenas foi registrado um caso no país.

Para tentar comprovar a tal história, tentamos buscar na web o termo Post Birth Abortion. Partimos de um princípio de que, se virou moda, vários grupos defenderiam a tese na web. Como era de se esperar, a maioria das páginas não era de apoio. O que achamos foram apenas histórias relacionadas com o post. Mas como um assunto em que a maioria dos jovens apoia não é divulgado na internet por meio de campanhas?

Nesta busca, chegamos a dois links interessantes. Um deles é deste site em que um dos entrevistados da matéria do The Fix College nega as afirmações ditas no texto. Outro link é do site Snopes, que desmente boatos na internet. Ele derruba a tese de que jovens estão apoiando o infanticídio.

Resumindo: por ser um texto vago e extremamente carregado de suposições, a história de que a maioria dos jovens americanos estão apoiando o aborto pós-nascimento é falsa. É só mais um post alarmista de um site conservador.