Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Inca não precisa de doações de toucas para crianças com câncer

Inca não precisa de doações de toucas para crianças com câncer

Boato – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estaria precisando de doações de toucas de lã e de crochê para cobrir a cabeça das crianças pacientes de câncer que ficam no instituto.

Não há como negar que este boato se espalhou pela internet graças à boa intenção das pessoas. Neste ano, começou a circular uma informação por redes sociais de que o Instituto Nacional do Câncer (Inca), com sede no Rio de Janeiro, estaria precisando urgentemente de doação de toucas para as crianças. O texto pode ser lido logo abaixo:

Ajuda: Quem mora no RJ nos ajude pelo menos compartilhando !!! O INCA (HOSPITAL DO CÂNCER – RIO DE JANEIRO) ESTÁ PRECISANDO DE TOUQUINHAS DE TRICÔ E CROCHÊ PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO INTERNADAS. Para doar (PODE SER ATÉ 01 UNIDADE, NÃO IMPORTA). Favor, se dirigir ou encaminhar para: Hospital do Câncer I (Unidade Hospitalar do INCA) Praça Cruz Vermelha, 23 / 2° andar – Centro – Rio de Janeiro. Obrigada!!!!

A história tem até um fundo de verdade: o Inca realmente precisa de doações. Mas não apenas de toucas. Esta página do Inca pede doação de alimentos, bens, de dinheiro e mesmo de trabalho como voluntário. Só que a mensagem fez tanto sucesso que o Instituto começou a receber muitas toucas e nada de outros tipos de doações.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O Instituto deixou bem claro nesta página de que não precisa mais de doação de toucas. Uma postagem de uma mulher no Facebook que se diz voluntária no Inca também fala que o número de toucas recebidas é tão grande que elas estão indo para o bazar beneficente do local.

Ou seja: apesar de ter viralizado por causa das boas intenções das pessoas, a história de doação de toucas para o Inca não é verdadeira. Por isso, se for ajudar o Inca, o faça da maneira certa. Confira mais detalhes nesta página.