Homem pega câncer nos olhos por usar telefone celular à noite #boato

By | 29/03/2016

Boato – Um homem foi diagnosticado com câncer nos olhos por usar telefone celular à noite.  

Quem está acostumado a acessar o Boatos.org sabe que, regularmente, aparecem histórias sobre os males que o telefone celular faz a vida das pessoas. Já falamos de telefone que explodiu e até de raios cósmicos à noite. Desta vez, o risco é outro.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Homem acaba com câncer nos olhos depois de usar celular à noite, diz boato

Homem acaba com câncer nos olhos depois de usar celular à noite, diz boato

De acordo com um texto que circula por blogs, o uso do telefone celular à noite causou câncer nos olhos de um homem de 40 anos. O texto se popularizou no Brasil no site “Sempre Questione”. Leia:

Homem é diagnosticado com câncer nos olhos por algo simples que quase todos fazemos a noite

Há muitos estudos científicos que indicam que a luz verde da tela do celular afeta nossa visão e que acaba por resultar na morte das células da retina do ser humano…

 Quando usamos o telefone móvel em condições de luz fraca durante ou por um longo tempo, o feixe de elétrons brilham diretamente em nossos olhos, fazendo com que os olhos fiquem secos e se a exposição for prolongada, poderá causar cegueira temporária e câncer no olho.

Um homem de 40 anos de idade, foi ao médico quando ele não podia mais enxergar claramente, seus olhos ficaram vermelhos por causa de lesões graves. Segundo os médicos, ele sempre usava o telefone móvel por 30 minutos no escuro antes de ir dormir. A exposição prolongada, fez com que o olho fosse degradado.

Celular à noite causa câncer nos olhos?

Junto ao texto, há a foto de um homem com os olhos muito vermelhos. Mas será mesmo que isto foi ocasionado por usar o telefone celular à noite? Para o alívio seu (e meu), a resposta é não.

Procurando pela origem do texto, descobrimos que ele é um artigo muito popular em sites de língua inglesa. Tanto que já foi desmentido por lá. De acordo com o site Snopes (que desmente informações falsas online), a imagem é uma foto utilizada na China para descrever conjuntivite (uma doença chata, mas bem mais leve do que câncer).

Para além disso, a história é típica dos hoaxes de internet: não cita fontes, locais, pede compartilhamento e ainda uma foto ilustrativa só para chocar. Isso sem contar do detalhe que fala de “luz verde” da tela. Quem usa celular de “luz verde” ainda?

Por fim, o Sempre Questione já é uma figurinha carimbada aqui no Boatos.org. Site da categoria “caça-clique”, a página vive publicando uns boatos de páginas de notícias falsas em inglês. Lembra da história da microcefalia e vacina de rubéola? E do papa dizendo que não existe inferno? As duas estavam lá.

Sendo assim, podemos afirmar que a história que aponta que um homem foi diagnosticado com câncer por usar celular à noite é falsa. Não passa de mais um boato que circula na internet.

PS.: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Seiji Nakagawa e Márcia Campos. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

One thought on “Homem pega câncer nos olhos por usar telefone celular à noite #boato

  1. pjfarah

    Celulares que explodem ou pegam fogo não é boato, é real.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *