Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hoax: lata com leptospirose causou morte do pai de Daniella Sarahyba

Hoax: lata com leptospirose causou morte do pai de Daniella Sarahyba

Lata de cerveja com leptospirose  matou pai de modelo
Lata de cerveja com leptospirose matou pai de modelo

Boato – Pai da modelo Daniella Sarahyba morreu de leptospirose após consumir uma latinha de cerveja sem lavar o recipiente, mais uma vítima das latinhas assassinas.

Lenda quando se espalha, se espalha e não tem jeito. Mesmo com os sinais mais óbvios de que a história é falsa, é comum nós acreditarmos e acabarmos colaborando com uma inverdade. Aliás, é assim que nascem os boatos. Com amiga de uma amiga do amigo do irmão do primo de segundo grau que afirmou alguma coisa.

E nessa de alguém que conhece alguém que presenciou uma tragédia é que tem se espalhado feito pólvora a mais nova balela (que na verdade é antiga). A de que produtos enlatados, como refrigerante, cerveja, ervilha, milho e afins transmitem leptospirose se consumidos diretamente sem ser lavados.

O alerta postado em 13 de novembro no Facebook já ultrapassou os 118 mil compartilhamentos e recebeu mais de 24 mil curtidas. Confira o texto na íntegra:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

‘A MORTE DO PAI DA MODELO DANIELA SARAHYBA –
MUITO IMPORTANTE!

O SBT exibiu ontem reportagem com relação a lavar as latas de ervilhas, milho, leite condensado, creme de leite, frutas em calda, etc (todo e qualquer tipo de lata com alimentos) antes de guarda-las em armários ou geladeira. Após abertas se não utilizar inteira, despejar o que sobrou num pote plástico com tampa.

Isso evitará o acumulo e aumento de bactérias. Morreu Orlando. Brilhante advogado e pai da modelo Daniela Sarahyba, numa situação absolutamente igual ao que se vem repetindo, com frequência dolorosa. Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra.

Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cerveja e refrigerantes. No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira. Ele era um atleta, adorava a vida, que a vivia com intensidade.
O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata de cerveja que ele havia tomado, sem copo e sem canudo, no barco. O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos,consequentemente de leptóspiras.

MUITO CUIDADO !!! AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA:
Toda vez que comprar uma lata de refrigerante, tome cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão, se possível, use canudo. Faça com que esse aviso chegue ao maior número de pessoas. Por favor, encaminhe este aviso às pessoas com quem você se preocupa. Gente cuidado com isso’

Boato, mentira, balela, história falsa, informação errada, enganação. Escolham o termo que quiserem, não é verdade. Por quê? Por várias razões. Primeiro, o pai da modelo mencionado no texto morreu em 1994, de leptospirose de fato, mas não por consumir uma latinha de cerveja ou refrigerante.

Ele morreu porque tinha um ferimento no pé e teve contato com água contaminada com urina de rato que transmite a doença. E mais, demorou dez dias para se definir o diagnóstico do homem.

Segundo, a Leptospira, bactéria causadora da leptospirose sobrevive poucas horas após ser expelida pelo rato, logo não resistiria por dias que é o tempo mínimo para produtos enlatados chegarem dos armazéns até nossas casas.

Além disso, a Leptospira prolifera em locais úmidos com média de 29ºC. A maioria desses produtos são consumidos gelados, em temperaturas nada favoráveis para a sobrevida da bactéria.

Outro erro na história, o tempo de incubação da Leptospira demora de 4 a 19 dias e segundo o alerta o pai da modelo morreu em menos de 48 horas. Há boatos sobre as latinhas que matam por causa da leptospirose desde pelo menos 2000, quando um e-mail acidentalmente assinado por um biólogo da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) se espalhou com informações errôneas que colocavam até o INMETRO na história.

Era falso na época, é falso agora. Claro que, lavar as latinhas antes do consumo é sempre aconselhável porque elas realmente ficam expostas a sujeiras enquanto estão armazenadas. Mesmo assim, aos adeptos daquela cervejinha gelada ou da Coca-cola trincando no verão, estejam à vontade, só bebam com moderação.