Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Hoax: laranjas vêm da Líbia contaminadas com vírus da aids

Hoax: laranjas vêm da Líbia contaminadas com vírus da aids

Boato – Laranjas importadas da Líbia estão contaminadas com o vírus HIV, que transmite aids.

Mesmo com remédios que minimizam os efeitos da doença, o vírus da aids ainda assusta muitas pessoas do mundo. Tanto que histórias bizarras aparecem sobre o assunto. Aqui no Boatos.org já desmentimos a informação de que uma enfermeira estaria injetando o HIV em pessoas na rua.

Desta vez, uma história que circula online aponta que laranjas importadas da Líbia estariam contaminadas com o vírus HIV. O texto circulou por Facebook e assustou muita gente. Leia:

Emergência alerta O serviço de alergia recuperou uma grande quantidade de Laranjas que vinham da Líbia estas Laranjas estão injetadas sangue contaminado por HIV AIDS, por favor compartilhe essa mensagem.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Apesar da informação ter causado um furor online, é claro que ela é falsa. O primeiro ponto está relacionado na própria capacidade do vírus da aids sobreviver. De acordo com essa página, o Ministério da Saúde aponta que o HIV não sobrevive mais do que uma hora fora do corpo humano.

Além disso, o texto tem todas as características de uma notícias (erros de escrita, pedido de compartilhamento e caráter alarmista). Inclusive, a versão do texto que vimos acima trocou a palavra “Algeria” que tinha em outro texto por “alergia”. E, em 2013, usaram as mesmas imagens para uma história relacionada à hepatite C.

Mas e como a laranja ficou vermelha? Existe, sim, um tipo de laranja que é vermelha por dentro. Ela se chama laranja sanguínea.  Sendo assim, não podemos dizer outra coisa a não ser “é boato”.

PS: esse artigo foi uma sugestão da leitora Hildegard Act. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.